A Champions League começa nesta terça-feira: saiba tudo
Menu & Busca
A Champions League começa nesta terça-feira: saiba tudo

A Champions League começa nesta terça-feira: saiba tudo

Home > Notícias > Esporte > A Champions League começa nesta terça-feira: saiba tudo

Após a temporada passada ser interrompida devido à pandemia do coronavírus, muita gente ficou se perguntando no tamanho do atraso para o começo da temporada 20/21. E agora, quase dois meses depois da final em Lisboa, a Champions League finalmente está de volta.

Champions League
A famosa “Orelhuda”. | Foto: Valery Hache.

Os grupos já estão sorteados e no texto de hoje vamos analisar quais são os favoritos para se classificar à próxima fase, e também quais times podem surpreender na Champions League nesta temporada.

Champions League

Grupo A — Bayern de Munique, Atlético de Madrid, RB Salzburg e Lokomotiv Moscow 

Bayern de Munique
Bayern de Munique, o atual campeão da Champions League. | Foto: Matthew Childs.

O Grupo A conta com o atual campeão Bayern de Munique, que novamente é um dos favoritos ao título mais importante da Europa, principalmente pelo momento iluminado de Lewandowski, que deve ser eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA. Além disso, com o reforço de Leroy Sané, ex-jogador do Manchester City, o time alemão só tende a melhorar.

Além do atual campeão, o grupo A também conta com o Atlético de Madrid. O time espanhol pode ser uma das grandes surpresas positivas da temporada, principalmente com a chegada do atacante Luis Suárez, ex-jogador do Barcelona, e também com a ascensão do português João Félix, que começou a temporada a todo vapor.

O grupo também conta com o RB Salzburg, da Áustria, e o Lokomotiv Moscow, da Rússia. Os dois “azarões” do grupo entram na competição disputando o terceiro lugar do grupo, que dá uma vaga direta na primeira fase eliminatória da UEFA Europa League.

Grupo B — Real Madrid, Inter de Milão, Shaktar Donetzk e Borussia Monchengladbach

Real Madrid
Real Madrid, maior campeão da história da Champions League. | Foto: Real Madrid.

O Grupo B conta com o maior campeão da história da competição, o Real Madrid entra nesta temporada mais uma vez como um dos favoritos ao título da Champions League. Sem nenhum reforço para a temporada, o time conta com a ascensão de seus jovens, como Rodrygo e Vinicius Júnior e também a manutenção de suas estrelas, Benzema e Sergio Ramos.

O grupo também conta com a Inter de Milão, time italiano que conquistou a competição 3 vezes e, aos poucos, está voltando aos tempos de glória, com a dupla de ataque Lautaro Martínez e Romelu Lukaku, o clube nerazzurri pode surpreender na atual edição e eliminar os gigantes rumo ao título.

Além dos principais favoritos, o grupo também tem o Shaktar Donetzk, da Ucrânia, e o Borussia Monchengladbach, da Alemanha. Os dois times podem surpreender e até conseguir uma vaga no mata-mata, mas a briga principal também é por uma vaga na Europa League.

Grupo C — Manchester City, Porto, Olympique de Marseille e Olympiacos

Manchester City
Manchester City, mais uma vez um dos favoritos ao título. | Foto: Getty Images.

O Grupo C começa com o Manchester City, time que há anos é um dos principais favoritos ao título, mas nunca conseguiu alcançar tal glória, mesmo com o comando de um dos maiores técnicos da história, o time acumula eliminações seguidas para times mais fracos e não consegue decolar na competição.

O Grupo não tem um segundo time de primeiro escalão na Europa, mas tem outros três concorrentes que brigam fortemente pela segunda vaga nas oitavas de final, o Marseille, da França, o Porto, de Portugal, e o Olympiacos, da Grécia, ambos os times têm capacidade para conseguir esta vaga e é bem difícil confirmar qual é o favorito.

Grupo D — Liverpool, Ajax, Atalanta e Midtjylland 

Champions League
Liverpool, que mais uma vez vem muito forte na disputa pelo título. | Foto: Reprodução.

No Grupo D, o principal time é o Liverpool, favorito para passar no primeiro lugar e também um dos principais favoritos ao título, mesmo com a lesão de Van Dijk, que pode ficar fora por até 8 meses, o time comandado pelo alemão Jurgen Klopp conta com um bom desempenho das suas principais contratações para a temporada, Thiago Alcântara e Diogo Jota, para conquistar o título novamente.

Os dois times que vão brigar pela segunda vaga são o Ajax, da Holanda, e a Atalanta, da Itália. Ambos encantaram o mundo após chegarem na semifinal da principal competição de clubes do mundo, o time de Erik Ten Hag, em 2019, e o time comandado por Gian Piero Gasperini, na última temporada. O Midtjylland é a zebra do grupo, que dificilmente vai surpreender.

Grupo E — Chelsea, Sevilla, Rennes e Krasnodar

Champions League 2020
Chelsea tenta seu segundo título de Champions League. | Foto: Glyn Kirk.

O time mais forte do Grupo E é o Chelsea, comandados por Frank Lampard e com muitos reforços para esta temporada, os Blues podem “surpreender” e chegar longe nesta atual edição. Reforços como Timo Werner, Kai Havertz e Hakim Zyiech não podem ser descartados, e, sim, o Chelsea pode conquistar seu segundo título na história.

A segunda vaga desse grupo é bem disputada, os candidatos são o Sevilla, da Espanha, o Rennes, da França, e o Krasnodar, da Rússia. Os dois primeiros citados são os principais candidatos para uma vaga no mata-mata, o Sevilla é o atual campeão da Europa League e o Rennes conta com a ascensão de Eduardo Camavinga para tentar surpreender na atual temporada.

Grupo F — Borussia Dortmund, Lazio, Zenit e Club Brugge

Champions League jogos
Borussia Dortmund, o time que conseguiu manter suas estrelas. | Foto: Getty Images.

O principal favorito para o primeiro lugar do Grupo F é o Borussia Dortmund, clube alemã que conseguiu manter suas estrelas, Erling Haaland e Jadon Sancho, que eram alvos de muitos times. O time alemão pode, sim, ser considerado um dos favoritos ao título, o cometa Haaland sabe fazer gol como ninguém e pode ajudar o time na campanha.

O segundo time mais forte do grupo é a Lazio, time italiano comandado por Ciro Immobile, que conquistou a chuteira de ouro na temporada passada após seus 36 gols em 37 jogos na Série A, o time também conta com o sérvio Milinkovic-Savic e Luis Alberto, dois meias que se destacam muito no campeonato italiano e podem ajudar a Lazio a conquistar o primeiro título.

As duas “zebras” do grupo são o Zenit, da Rússia, e o Club Brugge, da Bélgica, ambos brigam pela vaga na Europa League, mas é bom a Lazio ficar de olho para não ser surpreendido por algum dos dois times e ficar de fora da fase eliminatória da Champions League.

Grupo G — Juventus, Barcelona, Dynamo Kyiv e Ferencvárosi

Champions League partidas
Messi e Cristiano Ronaldo voltam a se enfrentar. | Foto: Goal.

O Grupo G marca o reencontro entre Messi e Cristiano Ronaldo na Champions League, o que não acontecia desde a temporada 2010/2011, quando Cristiano ainda era jogador do Real Madrid e eles se enfrentaram na semifinal. Os dois são os maiores artilheiros da história da competição, o português tem 130 gols e o argentino tem 115.

Esquecendo os dois, Barcelona e Juventus são os dois favoritos para avançar à próxima fase da Champions League, basta saber quem vai passar em primeiro e quem vai passar em segundo. Dynamo Kyiv, da Ucrânia, e Ferencváros, da Hungria, correm totalmente por fora e devem brigar pela vaga na UEFA Europa League.

Grupo H — Paris Saint-Germain, Manchester United, RB Leipzig e Istanbul Basaksehir

Champions League grupos
PSG, que chegou à sua primeira final na temporada passada. | Foto: Reprodução.

O Grupo H é encabeçado pelo PSG, time que conseguiu sua melhor campanha na temporada passada, quando acabou derrotado pelo Bayern na final. Comandados por Neymar e Mbappe, o time francês vai atrás de seu primeiro título e espera que seu camisa 10 consiga mais uma temporada no mais alto nível.

O outro time do grupo é o Manchester United, que conta com reforços como Danny Van de Beek e Edinson Cavani para a atual temporada, além da adaptação do português Bruno Fernandes, que já foi o destaque do time em meia temporada e também dos seus jovens atacantes Marcus Rashford e Mason Greenwood.

Os outros dois times do grupo também podem surpreender muito positivamente, o RB Leipzig foi semifinalista na temporada passada e acabou eliminado pelo PSG. Já o Basaksehir, é o atual campeão turco e tem tudo para fazer mais uma boa temporada, comandado pelo bósnio Edin Visca.

A UEFA Champions League começou nesta terça-feira, às 13h55. E para vocês, quem são os favoritos ao título para esta edição que tem tudo para ser emocionante do começo ao fim? Saiba as datas e horários de todos os jogos clicando aqui.

_________________________________
Por Leonardo Pignatari – Fala! Esporte em Pauta

Tags mais acessadas