No final do ano passado, a dona da Universidade Anhembi Morumbi, Rede Laureate de ensino, reduziu em 10% seu quadro de professores. Segundo o Sinpro-SP (Sindicato dos Professores de São Paulo), a Laureate demitiu 150 professores no final do ano passado. Não satisfeita, novamente demitiu, neste semestre (2018/01), professores de vários cursos da instituição.
Na última terça-feira, 19, os alunos do período noturno de Jornalismo da Universidade Anhembi Morumbi realizaram um debate com o coordenador do curso de Jornalismo, Nivaldo Ferraz e o vice coordenador, João Nery. Os alunos também esperavam a presença do reitor da faculdade, porém ele não compareceu e não justificou sua ausência. Entre os mediadores da discussão, alguns alunos especularam sobre questões como as razões de todas essas mudanças e porquê isso ocorre semestralmente.
Os estudantes discutiram as questões de sucateamento da Anhembi, alteração na grade curricular, aumento na taxa da mensalidade e a demissão de professores em massa.
Segundo os estudantes, em pleno inverno, quem chegou foi a primavera estudantil, trazendo um sentimento de mudança. É necessário que essa primavera floresça não só na Mooca, mas também em outros campus.
O Centro Acadêmico XXII de Março denunciou via Facebook a demissão dos docentes da Universidade Anhembi, em específico, Adriana Elias e Carlos Torro, do corpo de professores de Naturologia.
O Curso de Teatro também realizou uma Assembleia para dar início uma petição online, contra a demissão de professores e à precarização dos cursos em nome de todos os estudantes da Universidade.
Nesta segunda-feira (25/06) alguns estudantes se manifestaram contra o repúdio da demissão de professores na porta do Campus Mooca. “Professor não é mercadoria”, “ DEStradicional é demitir professores”, “ Educação não é Mercado”, eram frases em cartazes.
O SinproSP em nota solicitou os professores do grupo Laureate (Anhembi Morumbi, FMU, Fiam e Fam) para uma reunião no dia 28 de junho, ás 16h. Uma AUDIÊNCIA PÚBLICA para tratar sobre o sucateamento do ensino nas instituições da Laureate, demissões em massa e do aumento das disciplinas EaD Nos cursos presenciais.
Confira também:
– As Reivindicações contra a Demissão dos Professores da Anhembi Morumbi