Inscreva-se agora e fique por dentro das novidades!
Quero me inscrever!
Menu & Busca
The Street Store: loja a céu aberto para moradores de rua

The Street Store: loja a céu aberto para moradores de rua

Por Beatriz Mazzei – Fala!Anhembi


Ajudar o próximo e humanizar o processo de doação de roupas é a marca desse evento beneficente que acontece 30 de junho (sábado) na cidade de Guarulhos (SP)

Fazer compras e ter a oportunidade de escolher suas roupas favoritas é um privilégio que muitas pessoas não têm. Grande parte dos moradores de rua nunca desfrutaram a sensação de entrar em uma loja, observar as araras e experimentar suas peças.

Foi pensando nisso que em 2014, na cidade do Cabo na África do Sul, uma agência reuniu doações de vestuário em bom estado (roupas, sapatos e acessórios) e criou cabides de papelão, possibilitando que os moradores de rua pudessem escolher suas peças prediletas e receber atendimento como em uma verdadeira loja a céu aberto.

Espalhando-se por todo o mundo, inclusive no Brasil, a iniciativa conquistou a grande São Paulo e a cidade de Guarulhos, que é a segunda mais populosa do estado e a 13ª mais populosa do Brasil.

Inspirados pela oportunidade de humanizar o processo de doação e garantir aproximações com a população de rua da cidade, Eric Costa, Denis Pratico e o coletivo Raízes do Bem (hoje formado por Glauco Falcão, Guilherme Jordano e Cesar Siqueira) decidiram implantar o projeto do The Street Store em Guarulhos.

Nesse processo, o coletivo Raízes do Bem entrou como um grande apoio, uma vez que o coletivo já dispunha de donativos e reconhecimento na cidade por participarem de eventos gratuitos em busca de donativos. “A ideia era aproveitar todos os eventos culturais gratuitos de Guarulhos e chegar com a nossa caixinha de papelão arrecadando doações que seriam destinadas às localidades que precisam”, conta Guilherme Jordano.

Foi dessa forma que o Raízes do Bem aproveitou os eventos e os públicos que já estavam consolidados para arrecadar roupas, comida e itens em geral, proporcionando a chance de unir o lazer com o ato beneficente. Com os donativos arrecadados, o coletivo já ajudou comunidades da São Rafael e o Lar do Atalaia, que apoia crianças em Atibaia. Agora o coletivo agrega ao The Street Store, ajudando a população de rua da cidade.


The Street Store 2018

De acordo com o site da prefeitura de Guarulhos, no The Street Store de 2017, foram distribuídas cerca de 2.500 peças de roupa em bom estado para moradores de rua. Em sua terceira edição, o evento desse ano acontece no dia 30 de junho (sábado), na Praça Getúlio Vargas, que fica no centro da cidade.

Além das doações de roupas, acessórios, sapatos e itens de higiene, serão oferecidas atividades de lazer para as crianças, como pintura facial, piscina de bolinha e truques de mágica, que serão coordenados pelos voluntários e equipe de frente: Jean Limongi, Claudia Giuseppa, Wilson Pinheiro, Guilherme Jordano, Cezar Siqueira, Josiane Pita, Joelma Carvalho, Ivanete Nunes. Para todas as idades, o evento organizou um cronograma de entretenimento com teatro, fit dance, mágica, gincanas e música.

Dentre as atrações musicais, a Mariá (banda guarulhense de Música Livre), que já participou de eventos com o coletivo Raízes do Bem, aproveita o The Street Store para tocar as músicas do álbum “O Curioso Mundo Que Crê”, lançado em maio, e disponível no youtube e spotify. Com ritmos que misturam reagge, rock, samba e mpb em 13 faixas autorais, o álbum marca um novo momento da banda que sempre fomentou os eventos culturais de Guarulhos e soma como uma das atrações do evento beneficente.


Para ajudar

Para o sucesso do evento, o The Street Store conta com os mais diversos tipos de doação: roupas em bom estado, itens de higiene, entre outros. Quem quiser colaborar e não tiver fácil acesso à Guarulhos, pode entrar em contato com o Fala! pelo facebook, e seus donativos serão destinados ao evento.

 

The Street Store 2018

30/06 – 9h as 17h

Praça Getúlio Vargas – Guarulhos

Facebook

Raízes do Bem

0 Comentários