O Campeonato Mundial de Fórmula 1 2022 teve seu primeiro grande prêmio no dia 20 de março, e começou surpreendendo os fãs de automobilismo. Após 1 hora e 37 minutos de prova, os espectadores no Circuito Internacional do Bahrein viram a Ferrari do piloto monegasco Charles Leclerc cruzar a linha de chegada e garantir o primeiro lugar no pódio; em seguida, receberam a bandeira quadriculada seu companheiro de equipe Carlos Sainz e o heptacampeão mundial de Fórmula 1 Lewis Hamilton, da escuderia Mercedes-Benz.
Apesar do desempenho abaixo das expectativas na última temporada, a Ferrari surpreendeu na estreia e garantiu a dobradinha neste início de temporada. Vale lembrar que a última vitória da equipe italiana foi no GP de Singapura em 2019, com Sebastian Vettel. A vitória, portanto, é importante não só pelo início da temporada com o pé direito, mas também representa a quebra de um jejum de vitórias de 45 corridas.
Depois de tantas mudanças no regulamento em relação à construção dos carros nesta nova temporada, este pode ser o início de uma nova hegemonia na categoria – embora os especialistas afirmem que as alterações proporcionarão corridas mais competitivas.
Cadê o Supermax na Fórmula 1 2022?
O atual campeão mundial de Fórmula 1 Max Verstappen, da equipe Red Bull, prometia uma disputa insana para subir ao ponto mais alto do pódio no Grande Prêmio do Bahrein; e ele até tentou! O piloto holandês protagonizou disputas emocionantes com Charles Leclerc durante a prova, afirmando a força de sua equipe para o início da temporada 2022; no entanto, nas voltas finais, teve que abandonar a corrida por conta de problemas com o carro; para piorar a situação da Red Bull, o companheiro de Max, Sergio Perez, também deixou a corrida pouco antes do seu término.
Confira a classificação do GP do Bahrein na Fórmula 1 2022:
- C. Leclerc ( Ferrari)
- C. Sainz (Ferrari)
- L. Hamilton (Mercedes)
- G. Russell (Mercedes)
- K. Magnussen (Haas)V. Bottas (Alfa Romeu)
- E. Ocon (Alpine)
- Y. Tsunoda (Alhpa Tauri)F. Alonso (Alpine)
- G. Zhou (Alfa Romeu)
- M. Schumacher (Haas)
- L . Stroll (Aston Martin)
- A. Albon (Williams)
- D. Ricciardo (McLaren)
- L. Norris (McLaren)
- N. Latifi (Williams)
- N. Hulkenberg (Aston Martin)
- S. Perez (Red Bull)**
- M. Verstappen (Red Bull)**
- P. Gasly (Alpha Tauri)**
** Não concluiu a prova
A próxima corrida de Fórmula 1 foi o GP da Arábia Saudita, que aconteceu no dia 27 de março de 2022, às 14:00h (horário de Brasília).
________________________________
Por Matthaeus Johnnattan Avelino – Fala! Universidade Cruzeiro do Sul