5 curiosidades sobre a Mauritânia
Menu & Busca
5 curiosidades sobre a Mauritânia

5 curiosidades sobre a Mauritânia

Home > Entretenimento > Cultura > 5 curiosidades sobre a Mauritânia

Um país africano localizado no Deserto do Saara, Mauritânia representa a união entre dois mundos diferentes. Seu território mostra um mosaico variado de paisagens, quase irreais, que vão desde o deserto e seus oásis, a florestas e acácias. 

Com sua maior parte localizada no Saara, o clima é extremamente seco e se agrava pelas secas das últimas décadas. Se deseja visitar o país, é aconselhável levar roupas leves e sapatos confortáveis, assim como óculos de sol e chapéus. O clima é tipicamente desértico no interior, moderando-se na proximidade da costa e do sul do país, com altas temperaturas e sempre muito pouca chuva, que diminuem de sul a norte. As noites no inverno são frias, por isso é uma boa ideia incluir algumas roupas quentes.

Na culinária, os pratos mauritanos incluem arroz, carne de cordeiro, camelo, peixe, cuscuz, manteiga de cabra, além de pratos marroquinos senegaleses cozidos. Existe uma sobreposição da cozinha marroquina no norte com a cozinha senegalesa no sul. A culinária francesa também influenciou a culinária da região. A venda do álcool é bastante limitada aos hotéis, já que ele é proibido na fé muçulmana. O chá de menta é muito consumido e derramado de altura para criar espuma. Tradicionalmente, as refeições são feitas em comunidade.

Mauritânia
A Mauritânia é um país muçulmano localizado na África. | Foto: Reprodução/ Pixabay

Conheça 5 curiosidades da Mauritânia

1. O nome oficial 

O nome oficial do país é República Islâmica da Mauritânia.

2. A Mauritânia é um país muçulmano

Como a Mauritânia é um país muçulmano, então as sextas-feiras e feriados islâmicos são festivos. Escritórios do governo, bancos e lojas fecham todas as sextas e feriados.

3. A capital Nouakchott é de longe a mais populosa

A capital conta com quase 1 milhão de habitantes. Aproximadamente 40% dos mauritanos são mestiços (mistura entre mouros e negros), 30% são de origem moura (população típica do norte da África) e 30% são negros. Quase 100% da população é muçulmana sunita.

4. Mulheres tomam remédio para engordar 

Assim como em muitos países da África, os homens da Mauritânia preferem mulheres mais “gordinhas”. A busca pelo “padrão obeso” é tão obsessiva que leva algumas mulheres a tomarem remédios para engordar e se tornarem “atraentes”.

5. Tem características de um país subdesenvolvido 

 A Mauritânia apresenta as características de um país subdesenvolvido, baseando sua economia em pecuária, agricultura, pesca e mineração. Apenas 0,2% da superfície do país é cultivada. Especial atenção é dada à mineração de ferro de F’Dérick e Zouérate e cobre de Akjoujt. Na agricultura, produz basicamente milheto, milho, sorgo, tâmaras e também as exportações de goma arábica.

___________________________________
Por Jaiandra Correa Sampaio – Fala! Universidade Cruzeiro do Sul 

Tags mais acessadas