Os 5 países para se conhecer em uma viagem à África
Menu & Busca
Os 5 países para se conhecer em uma viagem à África

Os 5 países para se conhecer em uma viagem à África

Home > Lifestyle > Viagens > Os 5 países para se conhecer em uma viagem à África

Portando mais de 30 milhões de km², 1.223 milhões de habitantes e aproximadamente 2 mil línguas, a África é um dos continentes mais diversos que se pode encontrar. A heterogeneidade apresentada no vasto continente permite que cada país seja único em muitos aspectos, seja histórico, cultural, étnico e biológico. Principalmente, em alguns países da África Setentrional, África Oriental e África Ocidental, o turismo ganha destaque por suas peculiaridades locais. 

A seguir, separamos 5 países dessas três regiões da África que agradarão qualquer tipo de turista, desde os aventureiros até aqueles que só querem aproveitar a viagem para relaxar.

5 países da África para conhecer e se aventurar

Egito

O Egito é um dos países mais populares da África.
O Egito é um dos países mais populares da África. | Foto: Reprodução.

Um dos destinos mais famosos do mundo por ter sido palco de uma das civilizações mais antigas é o Egito. Localizado na África Setentrional, o país guarda tesouros históricos incomparáveis, correspondendo toda a sua fama como um dos países africanos mais procurados do mundo.

Pirâmides de Gizé

As pirâmides são o ponto principal de todo turista, se não o motivo. O passeio pelas grandes estruturas da civilização egípcia nos faz desvendar a mentalidade daquele povo, como a morte tinha um valor tão inestimável para a religião, que erguia estruturas imensas, cheias de arte e luxo.

O local conta com uma Esfinge e três pirâmides principais, uma dedicada ao faraó Quéfren, outra ao faraó Miquerinos e a mais importante, que foi selecionada como uma das sete maravilhas do mundo, a pirâmide de Quéops.  

Museu Egípcio

Além das pirâmides, no Museu Egípcio é possível conhecer mais um pouco da civilização, pois nele estão expostos estátuas, objetos luxuosos, além das famosas múmias, sendo mais de 120 mil peças expostas. O ápice do passeio é a sala do Faraó Tutankamon, da qual é possível se aproximar de um dos poucos túmulos intactos já encontrados. 

Hurghada

Para além de história, o Egito também é um lugar para descanso e diversão. Hurghada é uma cidade litorânea do país, banhada pelo Mar Vermelho, formando praias paradisíacas com águas cristalinas acompanhadas de hotéis e resorts de luxo. As atividades aquáticas são das mais variadas, que vão desde mergulho com golfinhos até passeios de iate.

Gana

Gana, uma país repleto de história e belezas naturais.
Gana, uma país repleto de história e belezas naturais. | Foto: Reprodução.

Localizado na África Ocidental, Gana tem uma bagagem histórica e natural inigualável, caracterizando passeios únicos e de fácil acesso. O turismo pelo país não é complicado graças ao clima agradável praticamente o ano inteiro e tendo como idioma oficial o inglês. 

Distrito de JamesTown

Por ser banhado pelo Oceano Atlântico, Gana foi ponto chave para o comércio de escravos na época colonial até o século XIX. O distrito de James Town, localizado em Acra, é um ponto rico na história desse período. Seu cartão postal é o farol James Town Lighthouse, com 28 metros de altura, ele permite uma vista incrível da cidade inteira por ser o ponto mais alto. 

Porém, a estrutura mais historicamente impressionante do local é a James Town Prison, uma prisão construída no século XV pelos ingleses para manter e mercantilizar escravos. Após a abolição e antes de se tornar um ponto turístico, o edifício se tornou uma prisão comum, onde foi confinado Kwame Nkrumah em 1950, líder do movimento político de independência de Gana e do pan-africanismo.

Castelo da Costa do Cabo

Ao longo de toda costa de Gana é possível encontrar castelos como o Castelo da Costa do Cabo. Antes de serem usados para tráfico de escravos também, eles eram usados como comodities de ouro. O castelo só foi restaurado nos anos 1990, graças ao primeiro governo pós-independência (declarado em 1957), pelo Conselho de Museus e Monumentos de Gana.

Parque Nacional de Mole

Para além dos pontos históricos, Gana também é rica em natureza. O Parque Nacional de Mole é um safari que mostra tanto a preservação e conservação da natureza, quanto animais incríveis vistos de perto, como elefantes, leopardos, hipopótamos, morcegos, entre outros animais selvagens. A excursão conta com caminhadas, viagens de canoa e de carro, sempre acompanhado de belas paisagens naturais.

Marrocos

Marrocos, localizado na África Setentrional.
Marrocos, localizado na África Setentrional. | Foto: Reprodução.

Graças às suas paisagens únicas e a riqueza cultural, o Marrocos é um dos países mais visitados do mundo. Por ter sido palco de muitos povos diferentes, a viagem torna-se uma experiência única pelo contato profundo com a diversidade cultural atribuída durante muitos séculos.

Deserto do Saara

Sendo o terceiro maior deserto do mundo, o Deserto do Saara faz divisa com diversos países, mas seu principal ponto de turismo é no Marrocos. O local contém paisagens incríveis, com passeios de camelo e a possibilidade de pernoitar na região.

Ruínas Romanas em Volubilis

Tombado como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, as Ruínas Romanas são construções incríveis que nos ajudam a entender um pouco da dimensão do que foi o Império Romano. Mesmo sem guia, as sinalizações possibilitam que identifiquemos os monumentos centenários e sua importância. 

Medina em Marrakech

A cidade de Marrakech contém uma medina, caracterizada pela formação de muralhas e construções vermelhas do século XII, tipificando a mais antiga das cidades árabes. As ruas e becos emaranhados formam praticamente um labirinto, com uma praça no meio da qual saem as principais avenidas. Mesmo sendo a mais conhecida, também há medinas em Rabat, Casablanca, Asilah, entre outras cidades marroquinas.

Tanzânia

A Tanzânia é conhecida por sua paisagem natural e vida animal.
A Tanzânia é conhecida por sua paisagem natural e vida animal. | Foto: Reprodução.

Dona das paisagens naturais mais belas do mundo, a Tanzânia, localizada na África Oriental, tem os destinos certos para apreciadores da natureza e vida animal. Suas singularidades, como as paisagens e diversidade cultural, fazem com que a viagem ao país seja uma experiência única e extremamente valiosa.

Cratera de Ngorongoro

Graças a uma erupção vulcânica a mais de 2,5 milhões de anos atrás, a Cratera de Ngorongoro forma uma espécie de fortaleza onde várias espécies de animais selvagens estão concentradas graças a grandes “paredes” de aproximadamente 500 metros de altura que, anteriormente, eram as bordas do vulcão. Os animais andam livremente pelo local e são fáceis de serem localizados pelo tamanho do parque ser relativamente pequeno. 

Ilha da Prisão (ou Ilha das Tartarugas)

Localizada em Zanzibar (um arquipélago de ilhas), essa ilha foi usada como prisão para escravos rebeldes na época colonial e, posteriormente, usada como local de quarentena para pessoas com febre amarela. Hoje é uma reserva natural de tartarugas gigantes (espécie Aldabra) trazidas da ilha Seychelles para serem cuidadas, já que são uma espécie em extinção. Andando pelo local é possível encontrar várias delas, algumas já são até mesmo centenárias.  

Monte Kilimanjaro

Sendo um dos pontos mais importantes, o Monte Kilimanjaro, que faz fronteira com o Quênia, é uma excelente pedida para alpinistas por ter mais de 5 mil metros de altura. A paisagem formada de longe é um cartão postal do país graças à neve constante no topo do monte.

Quênia

Quênia, localizado na África Oriental.
Quênia, localizado na África Oriental. | Foto: Reprodução.

Também na África Oriental, o Quênia faz fronteira com a Tanzânia pelo Monte Kilimanjaro. O país é internacionalmente conhecido por sua preocupação com a vida animal, por consequência dos resgates feitos por todo território africano para centros de preservação, como as girafas salvas da inundação da ilha de Longicharo.

Praia de Diani

Banhada pelo oceano Índico, a Praia de Diani é um destino perfeito para descansar. Seu cenário paradisíaco com águas cristalinas, areia branca e palmeiras é muito semelhante às praias caribenhas.

Masai Mara

O safari Masai Mara é um dos mais famosos da África. A paisagem magnífica juntamente com sua diversidade de animais são um atrativo, mas um dos pontos altos do passeio é a migração de gnus e zebras para áreas mais úmidas e férteis, que com tempo e sorte, é possível ser vista. 

Giraffe Manor

Um dos maiores sucessos das redes sociais são as girafas do hotel Giraffe Manor em Nairóbi. A mansão é rodeada dessas criaturas majestosas, que andam livremente pelo local, interagindo com os hóspedes pelas janelas geralmente no café da manhã ou da tarde. Os funcionários orientam os hóspedes a dar as comidas apropriadas e com a boca, já que a saliva das girafas supostamente tem propriedades antissépticas. 

______________________________________________________

Por Maria Clara Nunes – Fala! Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Tags mais acessadas