terça-feira, 30 abril, 24
HomeCulturaPapo literário com a Clarice Roberto Lima, a ‘Miss Clara Motivadora’

Papo literário com a Clarice Roberto Lima, a ‘Miss Clara Motivadora’

Clarice Roberto Lima tem 29 anos de idade, é guineense de etnia Manjaca e mãe de Jonathan, de 4 anos. Em 2019, terminou seu primeiro casamento e, para enfrentar a dor desse processo, criou um projeto de superação no qual poderia partilhar suas experiências com o mundo em geral e a sociedade guineense em particular. No quadro deste projeto, ela queria usar um nome diferente de Clarice, daí surgiu o nome Miss Clara.

Há mais de 2 anos, ela se identifica como coach de desenvolvimento pessoal, motivadora, apresentadora da rubrica Miss Clara numa das rádios de capital (Radio Jovem 102.8 mhz), empreendedora social e produtora de conteúdos nas redes sociais ( Facebook, Instagram, Tiktok e Youtube). Confira uma entrevista completa com a Miss Clara.

Miss Clara
Miss Clara Motivadora. | Foto: Reprodução/ Acervo Pessoal

Entrevista completa com Miss Clara Motivadora

1. Como foi a construção do livro e quanto tempo durou esse processo?

Para celebrar dois anos de carreira queria presentear o meu público de mais de 20 mil seguidores e ouvintes da rádio com algo de concreto, uma ferramenta que usariam a vida toda para melhorar seus relacionamentos( tema que abordo muito), daí a construção do meu primeiro livro Amar Com Inteligência, escrito e publicado em menos de dois meses.

2) Escrever sempre foi natural para ti, ou  teve que se esforçar bastante para transpor a sua imaginação no papel?

Escrever sempre foi natural para mim, inclusive para resolver muitas questões emocionais, gosto de escrever e recomendo muito essa prática para lidar com ansiedade, estresse, depressão e alguns traumas emocionais. Sendo algo que gosto muito, foi fácil transpor a minha imaginação para o papel em duas semanas (já tinha todo o livro montado na minha cabeça, lol).

Miss Clara
Clarice fala sobre relacionamentos em seu livro. | Foto: Reprodução/ Acervo Pessoal

3) Qual é a maior dificuldade em publicar um livro?

A minha maior dificuldade foi encontrar uma editora nacional, desconhecia a existência de editoras nacionais e quando soube que tinha mais de cinco editoras, fui à procura da mais renomada sem sucesso e há quem me disse que uma editora séria não publicaria o meu livro em um mês.

4) Poderia destacar um trecho que você considera especial em seu livro?

Relacionar é um processo contínuo… é conceder ao outro o espaço de se reinventar, poder apoiar, estar presente mas, é o outro quem decide ficar ou não.

5) Quais são seus autores favoritos?

Os meus autores favoritos são Gary Chapman, autor das 5 linguagens do amor, Oprah Winfrey ( O que sei de verdade), Agusto Cury ( Armadilhas da mente), Hal Erold (O milagre da manhã), Stephen R. Covey( Os 7 hábitos de pessoas altamente eficazes), Rossando Klinjey (Eu escolho ser feliz), Paulo Vieira (O poder da ação), Ique Carvalho ( Faça amor, não faça jogo), Napoleon Hill (Mais esperto que o diabo), George S. Clason ( O homem mais rico da Babilonia), Osho (Aqui e Agora) e claro Daniel Goleman o pai da Inteligencia Emocional.

Clarice Roberto Lima
Clarice tem planos de se certificar como coaching. | Foto: Reprodução/ Acervo Pessoal

6) Quais são os seus planos futuros? Já pensa em um próximo projeto?

Quero ser certificada em coaching, palestra e psicologia (com especialização em psicologia clínica e psicofisioterapia sexual), criar uma academia de Treinamento Emocional na Guiné-Bissau e levar a cabo um dos meus primeiros projetos que é o Resgate da Vida em Prisões Através da Leitura.

Referente a próximos projetos, sim já estou trabalhando nisso, para este ano pretendo lançar o meu segundo livro, executar os projetos Resgate O Melhor De Si (em parceria com a psicóloga brasileira Andrine Mignoso) e Inteligência Emocional para Técnicos de Saúde no Hospital Nacional Simão Mendes (em parceria com o psicólogo guineense Blowshande Cabe).

7) Recado para os leitores! Como elas podem adquirir o seu livro e conhecer um pouco mais sobre você e sua obra literária?

Para os leitores, gostaria de deixar a seguinte recomendação: nunca sabemos tudo e ninguém sabe nada, todos nós sabemos algo e todos nós ignoramos algo, então continuem aprendendo e transmitindo o que aprenderam para educar e comunicar com os outros.

O livro Amar Com Inteligência está disponível na livraria Coimbra, livraria Paz e Bem, Universidade Lusófona, Loja online no-fera.com, em Portugal com os nossos embaixadores de livros Mussa e Ana Janete e Radio Jovem.

Por Benazira Djoco – Fala! UNIESP PB