quinta-feira, 25 abril, 24
HomeCulturaConheça tudo sobre perfumaria de nicho

Conheça tudo sobre perfumaria de nicho

Poucas pessoas sabem, mas o segmento da perfumaria é muito mais extenso do que vemos nas prateleiras da maioria das lojas de shopping ou mesmo na internet. Comumente, os perfumes são classificados como nacionais ou importados, o que é até válido, porém, pode-se aprofundar ainda mais este conceito. Confira mais detalhes sobrea a perfumaria de nicho!

Perfumaria de Nicho
Entenda o que é a perfumaria de nicho. | Foto: Reprodução/ Pixabay

Perfumaria de Nicho

Na categoria de perfumes nacionais, é fácil relacionar o gênero a marcas como Boticário, Avon, Natura, entre outras. Já no portfólio dos importados, temos marcas como Paco Rabanne, Azzaro, Chanel, Dior, etc. Quem nunca ouviu falar do perfume 1 million, de Paco Rabanne? Ou então do famoso Chanel nº 5?

Chanel n°5
Perfume Chanel n° 5. | Foto: Reprodução/ Chanel

Pois é, até então os conceitos de perfumaria parecem completos, porém, cada vez mais ouve-se falar no termo “Perfumaria de Nicho”, mas afinal, o que são perfumes de nicho?

O primeiro ponto relevante é destacar que quase todas as marcas de perfumes de nicho são produtoras exclusivas de fragrâncias; ou seja, tem foco absoluto na atividade da perfumaria e não dividem seus esforços com outras gamas de produtos. Esta prática de vários ramos de atuação é muito comum na “Perfumaria Designer” (importados), sendo que as marcas acima citadas, além de produzir perfumes, também por vezes fabricam roupas, relógios, sapatos, bolsas, etc.

O segundo ponto a ser considerado é que, além de foco total na produção de perfumes, a perfumaria de nicho tem produtos lançados em menor escala, a fim de atingir um público mais seleto. Por vezes é difícil encontrar um determinado perfume de nicho, mesmo em capitais e, em alguns casos específicos, até mesmo no Brasil.

Por consequência da exclusividade, os valores da perfumaria de nicho são menos acessíveis ao público geral, não é incomum que um perfume de nicho custe mais de 2 mil reais. Todavia, não é só a exclusividade que atribui o valor elevado ao produto, mas também a qualidade de construção e matéria prima dos produtos, muito superior quando comparados aos perfumes nacionais e importados da perfumaria designer.

As fragrâncias de nicho são sempre assinadas por um perfumista renomado e, na maioria das vezes, tem caráter exclusivo que pode não agradar o consumidor convencional. Neste ponto, inclusive, é recomendado que nunca se compre uma fragrância de nicho sem antes experimentá-la (o aroma pode ser totalmente desagradável, justamente por não serem produtos com apelo comercial).

Amouage
Perfume Amouage Interlude. | Foto: Reprodução/ Ascent Luxury Cosmetics

Destaque também são as apresentações dos produtos. As marcas de nicho não poupam esforços para criar embalagens e, sobretudo, frascos muito chamativos e diferenciados. Neste sentido, vale de tudo para agradar, desde emblemas folheados a ouro, tampa com cristais personalizados e caixas com luz de led. Tudo para impressionar e reforçar a imagem de que, ali dentro do frasco, não há simplesmente um perfume, mas sim uma experiência olfativa.

Chimaera
Perfume Chimaera. | Foto: Reprodução/ Ken NG

As marcas de nicho no Brasil mais conhecidas são Creed, Amouage, Parfums de Marly, Nishane, Mancera, entre outras. Os amantes da perfumaria dizem que comprar perfumes de nicho é um caminho sem volta. Haja dinheiro e bom gosto!

Por Matthaeus Johnnattan – Fala! Universidade Cruzeiro do Sul