Como manter seus cabelos saudáveis
Menu & Busca
Como manter o cabelo saudável todos os dias?

Como manter o cabelo saudável todos os dias?

Home > Notícias > Mercado > Como manter o cabelo saudável todos os dias?

Manter os cabelos saudáveis é com certeza uma necessidade de quase todas as mulheres. Quem nunca passou horas pesquisando produtos para cuidar do cabelo? Cada pessoa possui um tipo de cabelo diferente: algumas têm o cabelo crespo, outras liso, ondulado, cacheados. Só que todos têm algo em comum: precisam de uma rotina de hidratação.

Para ter os tão desejados cabelos macios, você precisa entender quais produtos são melhores para o tratamento capilar e como eles devem ser usados. Por exemplo, uma pessoa que tem os fios oleosos não pode usar um shampoo para cabelos secos. E o contrário também não é indicado.

Se assistir uma novela de época vai perceber que as mulheres sempre apareciam com os cabelos lindos, arrumados. Isso mostra que a preocupação com a beleza não vem de agora. Porém, são momentos diferentes. Hoje, o foco não é só a beleza, mas também encontrar produtos mais naturais e menos nocivos para utilizar no dia a dia.

O estilo de vida vegano não se relaciona apenas com a comida. Conforme os anos vão passando, ele vai se estendendo para outras áreas da sociedade, como o setor de cosméticos. Os produtos de cabelo vegano se destacam como ótimas opções para o tratamento capilar, proporcionando bem-estar para quem os escolhe. Além disso, ainda são grandes aliados da natureza.

Pode não parecer, mas cabelos e meio ambiente estão super conectados. Ao trocar seus shampoos e condicionadores que vêm em garrafas de plástico normais, que tal trocar para produtos em barras ou que venham em embalagens recicláveis?

Como manter os cabelos saudáveis
Como manter os cabelos saudáveis. | Foto: Freepik.

Esse texto irá responder dúvidas frequentes sobre como manter um cabelo saudável e brilhante. Leia a explicação abaixo e depois aproveite para colocar as dicas em prática! Da próxima vez que quiser saber sobre cabelo, não precisará pesquisar “como saber se meu cabelo está saudável”?  A resposta está aqui.

Quais são os tipos de cabelo?

Antes de descobrir como você pode deixar os cabelos saudáveis, é preciso entender qual é o seu tipo de cabelo. Será que é liso? Ou ondulado?

Descubra qual é o seu tipo de cabelo
Descubra qual é o seu tipo de cabelo. | Foto: Freepik.

Os tipos de cabelo podem ser separados em 4 grupos, cada um com suas próprias subdivisões. Vamos lá?

1. Lisos

Em uma explicação rápida, esse é o cabelo que não possui curvas, por isso geralmente são oleosos perto da raiz e são mais macios. Suas subdivisões são:

  • 1A: é bem fino, conhecido como o liso escorrido, tendo pouco volume, mas ficando facilmente com nós;
  • 1B: pode ser modelado sem dificuldade, sendo uma mistura de fios finos com fios encorpados;
  • 1C: sua textura é mais grossa, por isso é mais pesado do que os outros tipos. Porém, costuma ser brilhante.

2. Ondulados

Os fios ondulados possuem a tendência de ficares com as pontas ressecadas, mas com a raiz sempre oleosa. É um tipo de cabelo que você consegue alisar com a chapinha sem problemas, ou até mesmo com o secador.

Para dar um efeito de cachos soltos, precisa da finalização correta. Conheça as subdivisões:

  • 2A: a curvatura é tão suave que chega perto de ser liso. Sua textura é fina, o que aumenta as chances de oleosidade;
  • 2B: é um tipo que pode ter frizz, por causa da curvatura mais fechada ficou conhecido como o estilo “beach waves”;
  • 2C: também chamado de encaracolado por sua textura grossa e curvatura fechada. É o tipo que tem maior balança já que se desprende da raiz.

3. Cacheados

Os cabelos cacheados assumem um formato de espiral, então dificilmente a oleosidade presente na raiz chegue até suas pontas, o que acaba causando um ressecamento.

As outras características que podem estar presentes são: opacidade, volume e frizz. Entenda mais:

  • 3A: é um cabelo pesado, com cachos soltos e abertos, obtendo bastante movimento. A definição dele é classificada como mediana;
  • 3B: a raiz é ondulada e os fios têm maior tendência ao ressecamento. O cabelo costuma ser volumoso, simétrico e muito bem definido;
  • 3C: apesar de serem finos, são mais grudados e definidos por causa dos cachos fechados.

4. Crespos

Por último, mas não menos importante, temos os cabelos crespos. Os cachos não são tão enrolados como no tipo cacheado por causa da curvatura mais fechada.

Consequentemente, os fios geralmente são mais secos e frágeis, podendo ser bem quebradiços. Confira suas subdivisões:

  • 4A: a maior diferença entre ele e o que foi apresentado anteriormente é a textura quando está molhado. Neste, os cachos se mantêm. Outro ponto importante é que o cacheado vai desde a raiz até as pontas, dando bastante volume;
  • 4B: é mais fino, porém denso e muitas vezes frágil. Os cachos costumam ser pequenos e um formato de zigue-zague, o que conserva seu grande volume;
  • 4C: bem parecido com o anterior, consegue ser mais fino e frágil, porém sua característica marcante é o volume.

O que fazer para manter o cabelo saudável?

Depois de descobrir qual é o seu tipo de cabelo, fica bem mais fácil entender como deixá-lo saudável. Confira como fazer isso, e onde comprar itens ideais para seu cabelo com a Slow Beauty

1. Cabelos lisos

A primeira pergunta que deve responder é: ele é liso natural ou possui alguma química para alisamento?

Quando os fios têm química, o tratamento recomendado é aquele que foca na recuperação de danos externos, evitando que os cabelos continuem quebradiços.

Se ele for natural, basta utilizar produtos que visam a hidratação e oferecem mais leveza e movimento aos fios.

2. Cabelos ondulados

O tipo 2B pode fazer um tratamento igual ao dos lisos naturais. Do contrário, o indicado é investir em produtos para cabelos cacheados, dando um efeito natural na hora de finalizar as suas ondas.

3. Cabelos cacheados

O tratamento deve ser voltado para a redução da opacidade, frizz e ressecamento. Busque por produtos que tragam mais brilho e ajudem a definir os cachos.

4. Cabelos crespos

Esse é o tipo de cabelo que sempre necessita de um tratamento mais intenso, com produtos que oferecem nutrição profunda e que fortaleçam os fios.

Dicas para quem busca manter os cabelos saudáveis

Agora, finalmente chegou a hora de descobrir como você pode manter os cabelos saudáveis, macios e brilhantes. Preste atenção nas dicas abaixo e não se esqueça de colocá-las em prática!

  1. Antes de usar o shampoo e condicionar, verifique qual é a quantidade de uso indicada para o comprimento dos seus fios e siga as recomendações;
  2. Faça uma esfoliação em seu couro cabeludo ao menos uma vez por semana. É importante inserir esse passo na sua rotina capilar;
  3. Invista em uma hidratação profunda. Ela pode ser feita semanalmente e será totalmente benéfica para seus cabelos;
  4. Evite lavar os cabelos na água quente. De preferência, abaixe a temperatura do chuveiro, mesmo no inverno;
  5. Nunca aplique os cremes e óleos perto da raiz. Do contrário, os fios ficam mais oleosos;
  6. Descubra seu tipo de fio e monte um cronograma capilar correspondente, seguindo à risca o que está descrito;
  7. Toalhas de microfibra são melhores do que as outras, tende utilizar apenas essas;
  8. Para não danificar os fios, nunca mistura tratamentos químicos;
  9. Evite ao máximo dormir com os cabelos molhados ou úmidos, isso pode causar quebra de cabelo ou proliferação de bactérias e fungos;
  10. Corte os fios a cada três meses!

Está procurando por produtos feitos com ingredientes naturais e orgânicos, capazes de manter seus cabelos saudáveis? Então confira o site da Slow Beauty: temos tudo da melhor qualidade! Aproveite para montar o seu kit para o cronograma capilar.

__________________________________________

Por Rafaela Thomaz Leite – Fala! PUC-SP

Tags mais acessadas