sábado, 20 abril, 24
HomeCulturaEmpreendedoras guineenses conquistam espaço na economia

Empreendedoras guineenses conquistam espaço na economia

A quantidade de mulheres consideradas empreendedoras guineenses só tem crescido, a despeito de todas as dificuldades enfrentadas por elas.

Para entender a relevância desta conquista, vamos conversar com a guineense Leonesa Ampa Cumelerbo, formada em Marketing  pela Escola Internacional de Negócios, em Dakar. Saiba mais sobre os casos de empreendedoras guineenses.

Empreendedoras Guineenses
Leonesa Ampa Cumelerbo, empreendedora guineense. | Foto: Montagem/ Reprodução

A trajetória da empreendedora Leonesa Ampa Cumelerbo

Leonesa Ampa Cumelerbo, Sara para familiares e amigos próximos, jovem mulher guineense, de família humilde, nasceu e cresceu em Bissau, fez os estudos superiores em Dakar, licenciada em Marketing pela Escola Internacional de Negócios de Dakar, Senegal.

Sempre esteve ligada à Natureza e ao artesanato local. Em 2017, criou a marca “Mistidas di Bidera”, uma forma de homenagear as mulheres batalhadoras guineenses, principalmente a sua mãe que apesar de todas as dificuldades enfrentadas cotidianamente sempre foi resiliente e dinâmica em busca de melhores condições de vida, de renda e de sustento familiar.

Devido a falta de produtos artesanais e naturais decidiu lançar-se no ramo de empreendedorismo, nomeadamente na transformação de frutos e cereais endógenos em farinhas de kamoka, kanha, compotas, geleias e sumos com frutas locais, e também na produção de cosmética artesanal, sabão preto, óleos vegetais naturais e cremes de karité.

Sempre atenta e em busca de novas oportunidades e conquistas, decidiu alargar os seus negócios com a criação do “Grupo Cumelerbo”, que atualmente conta com três marcas: Mistidas di Bidera Cosmética, Mistidas di Bidera Alimentos e Cumelerbo Consulting.

Confira na íntegra a entrevista com Leonesa Ampa Cumelerbo

Qual a  importância do empreendedorismo feminino  para a sociedade, não só em seu contexto social, mas também em seu contexto econômico?

O papel do empreendedorismo feminino na sociedade é de diminuir a disparidade de oportunidades entre homens e mulheres, estimular e ajudar no aumento da renda familiar e comunitária, criar novos empregos e também dar autonomia financeira à mulher.

Quais desafios as mulheres empreendedoras guineenses ainda enfrentam?

Os desafios que ainda enfrentamos são a falta de oportunidades financeiras,  ausência completa das políticas públicas nacionais que incentivam e estimulam o empreendedorismo juvenil e principalmente o feminino. Outro grande obstáculo tem a ver com a enorme dificuldade de acesso a crédito bancário para jovens empreendedoras, sem contar com a falta de confiança, respeito e infelizmente muito assédio e troca de favores.

Verifica-se também pouca criatividade juvenil, principalmente das jovens mulheres. Ainda é visível a falta de autoconfiança e a ousadia das jovens mulheres nas diferentes áreas do empreendedorismo. Não tenho dúvidas das enormes capacidades e criatividade da mulher guineense, contudo, acho urgente passarmos da palavra à ação, não termos receio de ir à luta, sair da zona de conforto, evitar acima de tudo o conformismo e certas futilidades.

Por que é fundamental estimular o empreendedorismo feminino?

É importante fomentar o empreendedorismo feminino para o bom crescimento económico e financeiro do país, maior autonomia financeira das mulheres, mais destaque e oportunidades às mulheres, acabando com a fragilidade baseada no gênero.

Já demos várias provas de que somos capazes, a mulher guineense é resiliente, batalhadora e determinada.

Qual a situação atual da mulher na sociedade GB?

Está muito aquém do desejado, continuamos a ser deixadas de lado em diversas situações importantes e determinantes para sociedade, infelizmente à nossa sociedade é muito machista ainda somos vistas como donas de casa e não como possíveis empresárias de sucesso.

Como é o desenvolvimento Social da Mulher?

Continua a ser um grande desafio, apesar de termos os mesmos deveres e direitos que os homens, ainda em pleno século XXI, estamos em busca de conquistar a igualdade de género, lutar contra a violência doméstica, diversos tipos de abusos e faltas de oportunidades e também fazer com que tudo isso não seja considerado privilégio para mulher, mas sim um direito natural. Cada vez mais somos protagonistas das nossas conquistas, em busca de um mundo melhor em todos os sentidos.

A mulher já provou várias vezes que pode e é capaz de ser o que quer, desde desportos às forças armadas…

Somos carinhosas, fortes, resilientes, divertidas, atrevidas, inteligentes, criativas, guerreiras, batalhadoras, sedutoras, persistentes, compassivas, inovadoras, estamos sempre a renascer das cinzas.

Casos de sucesso de empreendedoras guineenses

• Restaurante Bar Lounge Gorrilla, da Zanira Martins Barbosa;
  • Restaurante Kais Bar, da Raisa Pereira Seidi;
  • Empresa de Eventos e Decoração Ylia, da N’birba Pereira Imbali;
  • Salão de Beleza Encanto, da Juelma Cubala;
  • Salão de Beleza Channel, da Isa Habibe;
  • Roulotte Tasty by Dassy, da Lassiatu Djaló;
  • As lojas Saiumara, da Aminata Candé
  • Empresa de Eventos e Decoração
  • Diventus, da Denisa Nisalda Simões Pereira;
  • Restaurante Gã Mela, da Ondhunga Ferreira;
  • Restaurante e confeitaria Delícias de Nanghai da Sunira Embaló;
  • Gelataria e Restaurante N’té da Maisa Reis.

Como e onde encontrar os produtos da empresa e serviços Mistidas di Bidera Alimentos, Mistidas di Bidera Cosmética e Cumelerbo Consulting em Lisboa?

Não dispomos de loja física, as nossas vendas são online, através das nossas páginas nas redes sociais, Instagram:mistidas di bidera alimentos, mistidas di bidera cosmética e cumelerbo consulting; Facebook: Mistidas di Bidera Alimentos, Mistidas di Bidera Cosmética e Cumelerbo Consulting.

______________________________
Por Benazira Djoco – Fala! UNIESP PB