Storytelling: 5 estratégias para melhorar sua narrativa
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Como melhorar sua narrativa com o Storytelling?

Como melhorar sua narrativa com o Storytelling?

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Com o avanço e evolução das mídias digitais e das novas formas de comunicação, é cada vez mais importante que uma empresa use de diversas estratégias de storytelling para cativar seus clientes, principalmente aquelas empresas que procuram destacar seu serviço de instituições concorrentes.

Uma característica específica do storytelling é o uso de narrativas para transmitir um conceito e mensagem para o seu público. Por conta disso, ela é uma ótima e poderosa ferramenta para criar um bom relacionamento e uma boa comunicação com seu cliente, assim como aumentar as vendas e o reconhecimento de sua empresa.

Confira, a seguir, o guia completo do storytelling: desde o que é storytelling até dicas de como usá-lo na sua empresa e melhorar sua narrativa.

Storytelling é uma ótima estratégia para transmitir uma mensagem e promover o seu negócio e vendas através da comunicação
Storytelling é uma ótima estratégia para transmitir uma mensagem e promover o seu negócio e vendas através da comunicação. | Foto: Freepik.

O que é Storytelling?

Antes de entender como essa estratégia pode ajudar a aumentar suas vendas, é importante saber o que é um storytelling. Storytelling é a junção de duas palavras do Inglês, “story” e “telling”. A primeira palavra significa “história” e a segunda é um verbo que significa “contar”. Ou seja, storytelling seria a arte de contar histórias e produzir narrativas por meio da comunicação. 

O storytelling existe desde o início da civilização, podendo ser observada até em arte nas paredes das cavernas. Com a evolução dos meios de comunicação nos últimos anos, o termo storytelling foi ressignificado e tornou-se uma poderosa estratégia para vendas de produtos e serviços.

Como funciona o Storytelling?

O storytelling funciona por meio de técnicas de narrativa que cativam e engajam o público. Histórias geram emoção e identificação, o que permite que a empresa crie uma relação de comunicação mais próxima com seu cliente. 

A partir de fotos, relatos, vídeos ou qualquer outra forma de contar histórias, uma empresa consegue prender a atenção do leitor ou espectador e, a partir disso, encaminhá-lo para a tomada de uma ação, seja ela a de comprar um produto e serviço ou de apenas conhecer a empresa e seus objetivos. 

Por conta disso, invista em um storytelling que apresente uma mensagem clara e que possa estabelecer uma ligação direta ou indireta com sua marca ou empresa.

Como melhorar o Storytelling: 5 estratégias para usar

As formas de comunicação estão mudando rapidamente com as mídias digitais, mas o poder de uma narrativa envolvente e criativa permanece. De qualquer maneira que uma história for contada, contanto que tenha um bom enredo e personagens com os quais podemos nos identificar, o público será cativado. 

Usar storytelling como uma estratégia de marketing e vendas, além de oferecer a oportunidade de transmitir uma mensagem importante e demonstrar os valores da sua empresa, garante uma maior lucratividade e reconhecimento. 

O storytelling é uma ferramenta extremamente eficaz para aumentar suas vendas, e diversas empresas de sucesso já usam essa estratégia para criar conteúdos publicitários que possuem significado e incentivam o público a consumir seus produtos ou serviços por meio da narrativa e da comunicação. A conexão emocional tem grande influência para a decisão de compra e, por conta disso, investir em um bom storytelling para cativar sua audiência é imprescindível para se destacar no mercado.

Confira a seguir algumas dicas de como melhorar sua narrativa na estratégia de storytelling:

1. Personalização

Não tenha medo de usar a criatividade e inovar no seu storytelling com dados. Use elementos, narrativas e estratégias da comunicação que representam os valores da sua empresa. Ao mostrar a individualidade e personalidade da empresa, o storytelling ganha mais força por ser mais pessoal e evocar sentimentos de empatia do público.

2. Emoção

Usar a narrativa para evocar emoções no público é essencial para um bom storytelling. Seja felicidade, humor, compaixão ou até medo, quanto mais a história emociona o espectador, mais ela permanece com ele e o encoraja a tomar uma ação para conhecer sua empresa e, assim, suas vendas e seus clientes aumentam. Para isso, consulte storytelling exemplos de outras empresas para dar mais inspiração.

3. Honestidade

Ser honesto é uma das partes mais importantes de qualquer estratégia de marketing, comunicação e vendas. Qualquer narrativa que esteja representando sua empresa, seja verdadeiro e transparente com a sua audiência. Isso torna o storytelling mais ético e autêntico.

4. Estrutura de início, meio e fim

Toda história e narrativa precisa de uma boa estrutura e planejamento para ser cativante. Ao pensar em como construir o storytelling da sua empresa, deixe bem determinado o início dela, o desenvolvimento e a conclusão. Uma ideia de início é mostrar como é a vida do consumidor sem seu produto/serviço, já no desenvolvimento mostre como sua empresa pode oferecer uma ótima solução para o problema dele. Por fim, planeje a conclusão da narrativa com o consumidor satisfeito.

5. Linguagem simples e acessível

Não negligencie o poder de uma linguagem fácil e acessível para criar uma relação com o cliente. Não adianta planejar uma narrativa consistente, honesta e cativante se o público não compreender o objetivo dela ou o que a mensagem realmente quer passar. Encare seu projeto de storytelling sob os olhos do consumidor e não utilize palavras rebuscadas ou conteúdos ambíguos.

Método Sirius

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Por Luana Simões – Fala! Universidade Federal de Pernambuco

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