Em duelo emocionante contra Las Vegas, a mais nova franquia da NHL deu início à sua trajetória
Nesta terça-feira (12), a 32ª equipe da National Hockey League deu início à sua trajetória na maior liga de hockey do planeta. A equipe do Seattle Kraken foi à Las Vegas enfrentar os Golden Knights em um duelo de muita emoção e polêmica, em partida que marcou o renascimento do esporte na cidade de Seattle.
O surgimento e a (breve) história do Seattle Kraken
No ano de 1975, um time de Seattle disputou sua última partida na National Hockey League, sob o nome de Seattle Totems. Desde então, a capital do estado de Washington, no extremo noroeste dos Estados Unidos, não tinha uma equipe de hockey para chamar de sua.
Três anos atrás, a Seattle Hockey Partners teve sua proposta de levar uma equipe para sua cidade aprovada pela NHL. Com o projeto de expansão devidamente confirmado, restava aos torcedores de Seattle apenas aguardar a entrada da equipe na liga em 2021. Em julho de 2020, a franquia finalmente ganhou uma identidade, e o nome adotado por “Seattle Kraken”, juntamente com sua logo e uniformes, foram divulgados.
A equipe mandará seus jogos na novíssima e revolucionária Climate Pledge Arena, a qual possui uma estrutura e um operacional totalmente renováveis e “verdes”. Com um nome, logo, uniformes e uma arena, restava apenas um detalhe para o Seattle Kraken: um time. Em 21 de julho deste ano, ocorreu o Draft de expansão da NHL, no qual a franquia recém-nascida selecionou jogadores de todas as outras 31 franquias da liga.Entres os escolhidos, Yanni Gourde, Jared McCann, Jordan Eberle e Mark Giordano, foram alguns dos nomes que formariam o primeiro elenco da história da equipe. Com todos os detalhes resolvidos, finalmente chegou o momento de ‘liberar o Kraken’, como diz o slogan da franquia de Seattle.
O primeiro confronto da nova franquia da NHL
12 de outubro de 2021. A data marcava o dia de abertura da temporada de 2021/22 da NHL, com dois jogos sendo disputados no primeiro dia. No primeiro horário, os atuais bicampeões Tampa Bay Lightning e a tradicional cerimônia de exibição do banner de campeão. De maneira surpreendente, o Tampa Bay foi derrotado em casa por 6 a 2 para a equipe do Pittsburgh Penguins, dando o pontapé inicial para uma temporada que promete muita emoção.
Na sequência, um duelo muito aguardado pelos amantes do hockey e da NHL: a primeira partida da história do Seattle Kraken, visitando a grande equipe do Vegas Golden Knights. Com um verdadeiro show no pré jogo da T-Mobile Arena, o puck foi de encontro ao gelo e o duelo entre o Cavaleiro e o Kraken estava a todo vapor.
Com apenas 3:10 minutos de jogo, Seattle recebeu as boas vindas de Max Pacioretty. Em um belo contra ataque de Vegas, o experiente atacante colocou o disco no fundo das redes de Phillip Grubauer. Alguns minutos depois, foi a vez de Jonathan Marchessault castigar o goleiro de Seattle, e com um belíssimo gol, ampliou a vantagem de Vegas para 2 a 0.
O placar se manteve o mesmo até o início do segundo período, quando Max Pacioretty se encontrou novamente com as redes e anotou o terceiro gol do Vegas Golden Knights na partida, o seu segundo no jogo. Naquele momento, a estreia do Seattle Kraken parecia que seria marcada por um verdadeiro ‘chocolate’, diante de um dos melhores elencos da NHL.
Porém, se iniciou a reação da equipe de branco e azul. Ryan Donato se tornou o primeiro jogador a marcar um gol pela nova franquia, pegando um rebote em frente ao gol de Robin Lehner. Exatamente um minuto e doze segundos depois, Jared McCann puxou contra ataque pelo lado direito ofensivo e atirou o disco, que desviou no defensor de Vegas e entrou no gol, deixando o placar em 3 a 2 para o Golden Knights.
No terceiro período, o jogo seguiu disputado, mas em um belíssimo disparo de Morgan Geekie no ângulo esquerdo de Lehner, Seattle empatou um duelo que parecia perdido. Porém, a alegria durou pouco e logo na sequência, em um lance muito polêmico, Las Vegas retomou a liderança com um gol desviado no patins de Chandler Stephenson.
Gol legal ou não, o tento foi validado pela arbitragem e o 4 a 3 para o Vegas Golden Knights deu números finais a este grande duelo, o qual marcou o início da história do Seattle Kraken na National Hockey League. Este foi apenas o primeiro dia de partidas de uma temporada que promete muita emoção na NHL, sendo um começo animador tanto para as franquias históricas e estabelecidas, quanto para o ‘Kraken’ que acabou de chegar…
*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala! Universidades. Se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).
______________________________________________________
Por Filipe Saochuk – Fala! PUC-SP