As novelas, assim como outras obras de arte, têm a incrível capacidade de, muitas vezes, tocar os corações de quem as apreciam. Com efeitos visuais, músicas, paisagens, grandes atuações e um texto feito pelos autores das tramas, essas produções conseguem transportar os telespectadores a uma outra realidade, que frequentemente é bem diferente da nossa.
São muitas cenas de choro, emoção, surpresa, acidentes, declarações de amor, risadas, brigas, festas, banquetes e até de guerras de comida. Contudo, nesse universo de variedades e entretenimento, com certeza, existem aqueles momentos inesquecíveis por terem algo de especial, comumente inexplicável em palavras. Confira, agora cinco, cenas marcantes de novelas que são especiais, singulares e que fazem parte da memória de muitos brasileiros.
Cenas mais marcantes de novelas brasileiras
1. Passagem de fase, em Além do Tempo (2015)
A novela das seis Além do Tempo, escrita por Elizabeth Jhin, foi ao ar na Rede Globo e conta a história de amor de Lívia (Alinne Moraes) e Felipe (Rafael Cardoso). O folhetim é dividido em duas fases, sendo a primeira no século XIX e a segunda em 2015. Lívia e Felipe enfrentaram uma série de obstáculos até conseguirem ficar juntos, porém acabam sendo mortos por Pedro (Emílio Dantas), que está cego e obcecado pelo suposto amor que sente por Lívia.
Então, os mocinhos reencarnam e se reencontram nos dias atuais para tentar novamente viver essa paixão proibida. A cena que marca a passagem de fase mostra a morte dos personagens e o reencontro deles em uma outra vida com uma troca de olhares no metrô, no Rio de Janeiro. A música Together (The xx) e algumas falas antigas de Lívia e Felipe colocadas na cena contribuem para tornar essa sequência emocionante e, sem dúvidas, uma das mais marcantes de todas as novelas brasileiras.
2. Camila raspando a cabeça, em Laços de Família (2000)
Laços de Família, escrita por Manoel Carlos, foi originalmente ao ar na faixa das 20h e tem como protagonista Helena (Vera Fischer), mulher de quarenta e quatro anos, empresária e mãe de Fred (Luigi Baricelli) e de Camila (Carolina Dieckmann), por quem nutre um amor incondicional.
O enredo central da trama gira em torno da história envolvendo Helena, Camila e Edu (Reynaldo Gianecchini), pois Edu e Helena viviam um romance, até que ele e Camila se aproximam e acabam se apaixonando. Ao perceber essa situação, Helena se afasta, para que eles possam ser felizes juntos, e fica com Miguel (Tony Ramos). Camila fica grávida de Edu, mas descobre que sofre de Leucemia e perde o bebê, precisando com urgência de um doador de medula. Ao ver o cabelo caindo em função da quimioterapia, Camila decide raspar a cabeça e essa cena do corte de cabelo, com a música Love by Grace (Lara Fabian), é tocante e inesquecível.
3. Rita sendo deixada no lixão por Carminha, em Avenida Brasil (2012) – uma das novelas com cenas mais marcantes
A novela Avenida Brasil, da Rede Globo, foi escrita por João Emanuel Carneiro e foi um grande sucesso nacional. A trama, que foi ao ar no horário das 21h, narra a vingança de Nina (Débora Falabella), jovem que foi abandonada ainda criança por Carminha (Adriana Esteves), sua madrasta, em um lixão após a morte de seu pai Genésio (Tony Ramos).
Após crescer na Argentina e se tornar uma ótima chefe de cozinha, ela retorna para o Brasil com a intenção de se vingar de Carminha. A vilã casou-se com o famoso jogador de futebol Tufão (Murilo Benício) e, juntos, eles moram no bairro fictício Divino. Nina passa a trabalhar na casa da ex-madrasta e, aos poucos, começa a executar sua vingança.
A história de amor de Nina e Jorginho (Cauã Reymond), filho de Tufão e Carminha, também tem destaque na trama e é um dos obstáculos para Nina concretizar seu plano. Um dos momentos mais marcantes da novela é quando Carminha deixa Nina, cujo nome era Rita (Mel Maia) quando criança, em um lixão. Essa cena memorável é certamente uma das mais marcantes das novelas brasileiras.
4. Clara e o seu retorno triunfal, em O Outro Lado do Paraíso (2017)
O Outro Lado do Paraíso, novela das 21h da Rede Globo, foi escrita por Walcyr Carrasco e é protagonizada por Clara (Bianca Bin), jovem simples que vive no Jalapão e se apaixona por Gael (Sérgio Guizé), que começa a agredi-la após eles se casarem. Sophia (Marieta Severo), mãe do rapaz, apenas aceitou a união, pois descobriu que tem esmeraldas nas terras de Clara e isso salvaria sua família da decadência. Clara decidiu se separar, mas desistiu após descobrir que estava grávida. Sophia, então, liderou um plano para que a mina de esmeraldas fosse passada para o nome do filho de Clara e, com a ajuda de um psiquiatra, um delegado e um juiz, conseguiu internar a mocinha em um hospício.
Com as reviravoltas da vida, Clara consegue escapar e volta a Palmas rica, poderosa e decidida a se vingar de todos aqueles que a prejudicaram no passado. O seu retorno triunfal é um dos momentos mais importantes da trama e, com certeza, é uma cena muito marcante no universo das novelas.
5. Ana acorda do coma, em A Vida da Gente (2011)
A novela das seis A Vida da Gente, da Rede Globo, foi escrita por Lícia Manzo e conta a história do triângulo amoroso envolvendo Ana (Fernanda Vasconcellos), Manuela (Marjorie Estiano) e Rodrigo (Rafael Cardoso). Os três foram criados como irmãos após o pai de Rodrigo se casar com a mãe de Ana e Manu, mas nunca tiveram muita proximidade. Com o tempo, Ana e Rodrigo se apaixonam e ela acaba engravidando. No entanto, a família de Ana a força a ter o bebê em outro país para separá-la de Rodrigo. Quando ela retorna ao Brasil, faz uma viagem de carro com a filha e com Manu, mas elas sofrem um trágico acidente.
Manu e a criança ficam bem após o ocorrido, mas Ana entra em um coma que dura 6 anos. Nesse tempo, em função da frequente convivência e do cuidado com Júlia (Jesuela Moro), filha de Ana e Rodrigo, Manu acaba se envolvendo com Rodrigo e, juntos, passam a formar uma família. Entretanto, tudo muda quando Ana acorda do coma, em uma cena arrepiante e muito famosa no mundo das novelas brasileiras.
_____________________________
Por Camille Magri Garabosky – Fala! Cásper