O dia das bruxas é uma celebração de origem anglo-saxônica e pagã, inspirada no festival de Samhain, que contempla o retorno da morte no dia 31 de outubro no hemisfério norte. Apesar da esmagadora maioria das obras com a temática do Halloween fazerem referência aos Estados Unidos, muitos outros países comemoram, de forma similar ou distinta, essa data. Conheça como as diversas culturas ao redor do mundo a celebram:
Halloween ao redor do mundo
Estados Unidos
Lá, a celebração é uma das mais marcantes. As casas são decoradas com abóboras caracterizadas com olhos, bocas assustadoras e uma vela por dentro para iluminá-las, teias de aranha falsas, esqueletos e, por fim, na noite do dia 31, as crianças vão de porta em porta pedir doces com a frase “trick ou treat”, em português, doçuras ou travessuras.
Há também, para os adultos, festas temáticas e atrações em parques de diversões, como a noite de horror da Universal, em Orlando.
México
O dia dos mortos é uma celebração de origem indígena, anterior à chegada dos espanhóis, que, atualmente, coincide com tradições católicas tal qual o dia dos finados e de todos os santos.
A festividade, considerada pela Unesco como patrimônio imaterial da humanidade, dura três dias. Nela, as pessoas enfeitam os túmulos com coroas de flores, fazem bonitos e coloridos altares, se fantasiam de caveiras e comem doces e bolos.
Há a crença de que os mortos visitam os entes queridos nos dois primeiros dias de novembro, motivo pelo qual essas são datas de tanta alegria.
Irlanda
O país é onde a celebração do Halloween teve origem, e mais tarde, com a emigração para os Estados Unidos, se popularizou. Religiões pagãs antigas acreditavam que, na noite do dia 31, havia uma aproximação do mundo espiritual ao mundo físico, o que as fazia celebrá-la.
Atualmente, muitas brincadeiras são realizadas na Irlanda para festejar este dia, como pendurar uma maçã a uma árvore e desafiar alguém a comê-la sem utilizar as mãos e assar pães de frutas secas, chamados de Barmbrack, e dentro deles colocar um anel ou um dedal, que representam, respectivamente, que a pessoa, ao comer o prato típico e encontrá-los, terá sorte no amor e se casará em breve ou está fadada a ser sempre solteira.
Por fim, há uma grande parada de Halloween organizada na capital, Dublin.
Madagascar
Na ilha africana, o Famadihana é o que mais se assemelha ao Halloween, de modo que é uma festividade voltada para os falecidos. A cada sete anos, os mortos são desenterrados e os familiares deles dançam junto do corpo, enrolado em lençóis, e perfumam-no e enchem-no de joias.
A celebração tem como objetivo tornar alegre uma temática de bastante carga negativa, e realizar uma forma de limpeza aos falecidos, trancados em caixões por tanto tempo.
Japão
No país, o Halloween é celebrado no dia 31 de outubro, as pessoas se caracterizam e vão às ruas, de modo que é uma tradição importada dos Estados Unidos. Porém, o dia dos mortos no Japão é, de fato, no meio de julho ou agosto, o que varia dependendo da região do país.
A data tem origem na tradição budista e é contemplada com flores, altares, danças e lanternas, que no terceiro dia do festival, denominado Obon, são depositadas em rios, lagos e mares para guiarem os espíritos.
_______________________________
Por Maria Fernanda Maciel – Fala! Cásper