5 sucessos do City Pop que valem a pena conferir
Menu & Busca
5 sucessos do City Pop que valem a pena conferir

5 sucessos do City Pop que valem a pena conferir

Home > Entretenimento > Cultura > 5 sucessos do City Pop que valem a pena conferir

Você já ouviu falar em City Pop? Com uma batida dançante e envolvente e uma proposta extremamente conceitual, esse gênero musical japonês surgiu como um reflexo do estilo de vida urbano que marcava o país nos anos 1970 e 1980.

Inicialmente denominado como uma ramificação da “nova música” no Japão e altamente influenciado pela música ocidental, o City Pop passou a incluir outros estilos que se associavam ao crescimento econômico do país. Quer entender mais sobre o pop japonês oitentista? Continue a leitura e saiba como ele surgiu!

City Pop: como surgiu?

O gênero musical surgiu no Japão, na década de 1970, sendo que seu maior pico de sucesso foi nos anos 1980. Esse estilo que mistura ritmos como jazz, soul, funk e disco music ganhou vida após a Segunda Guerra Mundial, quando o Japão registrava um crescimento econômico intensamente impulsionado pelos Estados Unidos e pelas importações de artigos tecnológicos.

Desse modo, durante a década de 80, as ruas das cidades japonesas serviam como inspiração para o gênero musical: vida de luxo, roupas de marca, discotecas e arte. Essas foram as principais influências do City Pop. Naquele período, os japoneses viviam em uma bolha capitalista que não parava de crescer. Portanto, surgiu como uma proposta para uma sociedade cosmopolita que procurava ouvir algo leve e moderno.

City Pop
O estilo musical foi um fenômeno dos anos 80. | Foto: Reprodução.

Contudo, nos anos 1990, o gênero musical começou a perder força, pois o estilo de vida dos japoneses já não acompanhava mais as músicas: os jovens já não iam mais às discotecas, por exemplo. Mas graças à internet, o estilo voltou a fazer sucesso em 2010, quando diversos artistas foram relembrados em blogs, tendo suas músicas publicadas no YouTube. Desde então, alguns dos cantores do pop japonês oitentista são cultuados até hoje no país.

Ficou curioso(a) para conhecer esse som? Então, veja, abaixo, 5 sucessos do City Pop — alguns deles com tradução em português.

Confira 5 sucessos do City Pop

1- Plastic Love – Mariya Takeuchi

música city pop
Mariya Takeuchi. | Foto: Reprodução.

Lançada em 1984, a música Plastic Love, da cantora Mariya Takeuchi voltou a fazer sucesso em 2018, quando se tornou um meme ao ser recomendada para ouvintes de vaporwave. Inclusive, a música se converteu em carro-chefe do gênero musical.

2- Neon – Yukika Teramoto

japão
Yukika Teramoto. | Foto: Reprodução.

A cantora de K-pop Yukika Teramoto resolveu resgatar sua origem japonesa em 2018, para sua música de estreia. Neon marcou uma nova era do estilo musical, agora mais moderno e globalizado. Yukika é chamada pelos fãs de “rainha do City Pop”.

3- Ride on Time – Tatsuro Yamashita

city pop origem
Tatsuro Yamashita. | Foto: Reprodução.

O cantor e compositor Tatsuro Yamashita é um dos pioneiros do City Pop, sendo considerado o “rei” do pop urbano. A música Ride on Time foi lançada em 1982.

4- Just a Joke – Yurie Kokubu

city pop músicas
Yurie Kokubu. | Foto: Reprodução.

Lançado em 1983, outro sucesso do City Pop é Just a Joke, do cantor Yurie Kokubu.

5- I’m In Love – Tomoko Aran

Tomoko Aran
Tomoko Aran. | Foto: Reprodução.

Com uma vibe mais envolvente e sensual, a música I’m In Love, da cantora Tomoko Aran, também foi um marco do City Pop em 1983.

Curtiu a seleção de músicas do City Pop? Se você também não conhecia e gostou, não esqueça de compartilhar com alguém. Até a próxima!

__________________________
Por Gislaine Delabeneta – Fala! Unisociesc

Tags mais acessadas