quarta-feira, 24 abril, 24
HomeViagensJapão: Descubra algumas curiosidades sobre a Terra do Sol Nascente

Japão: Descubra algumas curiosidades sobre a Terra do Sol Nascente

Um dos países de maiores economias do mundo, o Japão é um lugar cheio de cultura, paisagens, culinária mundialmente famosa e muitas histórias interessantes, que muita gente nem sabe que acontece por lá. Por ser um lugar diferente do qual estamos acostumados a viver, muita gente estranha alguns costumes, mas o fato é que temos muito a aprender com os japoneses, principalmente em tecnologia e disciplina.  Conheça, agora, 5 curiosidades sobre este lugar tão exótico.

5 curiosidades sobre o Japão

Culinária Japonesa

Você não imagina, mas agricultores japoneses inventaram uma melancia quadrada. A ideia é facilitar o transporte e armazenamento da fruta. Para deixar neste formato, elas são colocadas dentro de uma caixa de vidro para receberem a luz do sol e serem moldadas no formato quadrado. A invenção deu certo e hoje pode ser encontrada até em formato de coração, que é mais caro do que a normal, custando cerca de US$ 15 a US$ 20.

melancia do japão
Melancia em formato de coração faz sucesso no país. | Foto: lilly_unique.

História do Japão

A maior comunidade japonesa fora do país está no Brasil. São aproximadamente 1,5 milhão de descendentes. Sua imigração começou no século 20, após a vinda dos lavradores para trabalhar em algumas fazendas no interior de São Paulo. Inclusive, no estado, existe o bairro da Liberdade, que atualmente concentra diversos eventos, além de possuir uma decoração japonesa e restaurantes com comidas típicas. É um ótimo lugar para quem quer conhecer um pouquinho do Japão, sem sair do Brasil.

bairro liberdade
Bairro Liberdade, localizado no centro de São Paulo. | Foto: Casavogue.

Transporte japonês

Você sabia que os trens do Japão são os mais pontuais do mundo? Além disso, as empresas costumam se desculpar se algum trem sai segundos atrasado da plataforma. Sua média de atraso são exatos 17 segundos!

Os japoneses estão acostumados com a rotina do transporte, quando há algum atraso, eles imaginam que pode ter acontecido algo muito grave para que o trem demore. Fora que também existe o trem bala que a gente ouve falar por aqui. Porém, como no Brasil, as vezes acontece de um vagão está tão cheio que funcionários da estação precise empurrar os passageiros para que as portas fechem.

trem-bala
Trem-bala mais rápido do mundo que também flutua. | Foto: Viagem e Turismo.

Comportamento

Já pensou em tirar um cochilo durante o expediente sem que seu chefe se incomode? No Japão, isto é possível. Afinal, eles consideram trabalhar muito um ato admirável e o sono é sinal de desgaste pelo excesso de trabalho. Cerca de 23% dos japoneses trabalham 80 horas por semana e 12% deles chegam a 100 horas semanais. Ou seja, dormir na empresa chega a ser essencial em alguns casos.

japão curiosidades
Inemuri, a arte japonesa de dormir no trabalho. | Foto: Mdig.

Cultura

No Japão, os alunos e professores são responsáveis por limpar a sala de aula e refeitórios. É uma forma de ensinar desde cedo os bons costumes e a preservação de limpeza em um lugar tão importante como a escola. Outro fato é que, no país, as pessoas respeitam tanto a organização que sempre quando vão em algum local público, sempre antes de sair é feita a limpeza por contra própria e quem joga lixo na rua é multado imediatamente. Um verdadeiro exemplo a ser seguido.

japão
Torcedores limpando o estádio após uma partida de futebol. | Foto: PortalMie.

E aí, você já conhecia algumas dessas curiosidades? De fato, o Japão é um país que carrega muitos aprendizados dos quais são bonitos de ver e seguir.

Por Marianne Xavier – Fala! Universidade Cruzeiro do Sul