5 invenções chinesas que foram popularizadas por povos ocidentais
Menu & Busca
5 invenções chinesas que foram popularizadas por povos ocidentais

5 invenções chinesas que foram popularizadas por povos ocidentais

Home > Entretenimento > Cultura > 5 invenções chinesas que foram popularizadas por povos ocidentais

Apesar de desconhecidas muitas vezes, algumas invenções chinesas foram popularizadas apenas pelos ocidentais

O mundo em que vivemos está sempre passando por revoluções, seja elas sociais, armamentistas ou naturais. Mas, com essas grandes revoluções, vieram também as evoluções. Dotados de grande conhecimento cultural e de inteligência notável, a China se mostrou de grande apoio na construção de um mundo cheio de novas tecnologias.

Agora, você vai conhecer 5 produtos que foram criação dos chineses e que se popularizaram no ocidente e no mundo inteiro e que talvez você use e não saiba a sua origem.

Invenções chinesas popularizadas pelos ocidentais

1. Papel

papel
Papel. | Foto: Reprodução.

O papel foi inventado por um cortesão (profissão que tinha como objetivo cortar vários materiais e que realizava diversas funções relacionadas ao corte) do império Chinês. Ele usou o processo de mistura de vários materiais, como fibra de árvores, caule de trigo e casca de amoreira, triturando tudo e colocando em uma espécie de tecido trançado e colocando-o para secar ao sol.

Essa técnica foi bem mais aceita por ser mais prática do que o uso do papiro, que foi uma invenção egípcia. Nós usamos folhas de papel até agora, só que com outros tipos de materiais, como a celulose.

2. Garfo

invenções chinesas
Garfo. | Foto: Reprodução.

A  origem do garfo é bem contestada, não se sabendo ao certo a sua origem. Mas estudos arqueológicos declararam que os primeiros utensílios de cozinha foram encontrados em um sítio de exploração chinês cerca de 2.400 a.C.

O utensílio se assemelhava ao garfo por ser feito de ossos e ter dois dentes. Muito tempo depois, houve registros da chegada do garfo no continente europeu vindo da China, por meio da Princesa Teodora, filha do imperador Cristatino VIII. O garfo era usado para comer frutas cristalizadas apenas.

3. Sino

invenções chinesas antigas
Sino. | Foto: Reprodução.

Os sinos que nós vemos em catedrais, torres, castelos e em vários outros lugares foram datados de uma invenção de 3000 a.C. e, originalmente, eram chamados de lings (que significa “outro”, em tradução direta).

Um dos objetos mais antigos foram encontradas em Henan, na China Central. E antigamente, no século 5 a.C., os sinos eram usados como instrumentos de rituais. 

4. Ábaco

melhores invenções chinesas
Ábaco. | Foto: Reprodução.

Você já deve ter visto esse instrumento engraçado em filmes, como Os Pinguins de Madagascar ou Soul, que geralmente o personagem mais inteligente usa para fazer os cálculos matemáticos.

Esse tipo de calculadora se chama ábaco ou, pelo nome de origem chinesa, suan-pad. É uma forma de realizar qualquer tipo de cálculo e foi criado por volta do ano 1200. Simultaneamente, foram criados outros ao redor do mundo.

5. Paraquedas

paraquedas
Paraquedas. | Foto: Reprodução.

O paraquedas, instrumento utilizado em saltos de avião e outros esportes, também foi uma invenção chinesa. Há relatos de que acrobatas chineses flutuavam sob a terra usando “guarda-chuvas ” e também de prisioneiros que escaparam de prisões usando essa mesma técnica. Essas lendas foram datadas de 90 a.C.

E você, conhece alguma invenção chinesa que se popularizou no ocidente e no mundo? Ou já teve contado com algumas dessas invenções citadas aqui?

__________________________________
Por Lucas Miranda – Fala! Universidade Federal do Tocantins

Tags mais acessadas