Linguagem de programação: conheça as principais
Menu & Busca
Linguagem de programação: conheça as principais

Linguagem de programação: conheça as principais

Home > Notícias > Mercado > Linguagem de programação: conheça as principais

A linguagem de programação possibilita o desenvolvimento de programas e sistemas, com diversos recursos que facilitam o dia a dia. Como os computadores, dispositivos hardwares só entendem a linguagem binária, a linguagem de programação é o meio de comunicação entre o programador e a máquina a ser programada. Assim, cada linguagem tem uma performance e recursos para cada tipo de programação. Por isso, é importante conhecer as principais linguagens de programação para quem vai atuar na área.

É por meio dessa linguagem que o computador entende as instruções e cria interfaces, recursos, sistemas e muito mais. Existem diversas linguagens para criar os mais diferentes recursos e sistemas, elas estão muito presentes no cotidiano. No caixa eletrônico, nos aparelhos celulares, no carro e em muitos outros lugares. Nós não vemos a linguagem de programação, mas, sim, as interfaces e os sistemas que ela cria.

Para quem quer atuar na promissora área de Tecnologia da Informação, conhecer essas linguagens é um importante diferencial, seja para iniciantes, no back-end, no front-end, no desenvolvimento mobile e para dados científicos.

Acompanhe a leitura do artigo e conheça as principais linguagens de programação!

Linguagem de programação
A linguagem de programação possibilita o desenvolvimento de programas e sistemas. | Foto: Reprodução.

Linguagem de programação: veja as principais

1. Java

Uma das mais populares linguagens de programação, a Java, foi criada inicialmente com o intuito de desenvolver tecnologias que fizessem a comunicação entre diversos aparelhos utilizados na época, como o vídeo cassete, eletrodomésticos, TV a cabo e outros.

No entanto, como ainda não havia um mercado para essa tecnologia, a ideia inicial não vingou, mas deu início à linguagem de programação Java. Ela está mais presente no desenvolvimento back-end, focado no funcionamento estrutural, no banco de dados e na comunicação com o servidor.

Seu sucesso se dá porque, além de sua linguagem ser parecida com linguagens mais antigas, ela tem o recurso da portabilidade, que cria uma máquina virtual no dispositivo, que serve de intermediário entre a linguagem e o hardware. Isso permite que a linguagem possa ser utilizada em diferentes plataformas. Além disso, a Java é utilizada como linguagem base no desenvolvimento de aplicativos para o sistema Android, o mais utilizado no mundo.

2. PHP

Também mais voltado para o back-end, é uma das linguagens mais populares da área de desenvolvimento, em especial no desenvolvimento web, principalmente na linguagem HTML. Sendo assim, é uma linguagem de fácil aprendizado, mas é importante aprender também a linguagem HTML. Além de ter uma boa performance, é um código aberto, em que outros programadores podem trabalhar no desenvolvimento da linguagem.

3. Visual Basic (VB)

É a linguagem de programação da Microsoft, mais voltada para o desenvolvimento de aplicações, hoje totalmente orientada a objetos. Portanto, é a linguagem voltada para a criação de recursos em camadas, em que os objetos interagem entre si.

4. Python

Uma boa linguagem para iniciantes, a Python é hoje umas das principais linguagens de programação de dados científicos e processamento de textos, é multiparadigma, bastante dinâmica e orientada a objetos. Ademais, tem código aberto, em um modelo de desenvolvimento comunitário, muito utilizado no back-end.

5. Ruby

Mais dinâmica, essa linguagem surgiu da necessidade de seu desenvolvedor de criar uma linguagem de script que fosse mais orientada a objetos do que a Python. Além disso, ela permite instalar e atualizar bibliotecas com apenas uma linha de comando. Com isso, é uma boa linguagem para iniciantes e para o desenvolvimento back-end.

6. JavaScript

É a terceira linguagem de programação mais utilizada no front-end, que é o desenvolvimento da parte visual de um site, a interface entre o programa e o usuário, que não deve ser confundido com a parte estética do programa. Ela é bastante utilizada no desenvolvimento de páginas de web interativas, no comportamento e funcionalidade.

Assim, pode ser executada do lado do cliente e não precisa passar pelo servidor. Hoje, a JavaScript também é utilizada em aplicativos móveis e, até mesmo, em widgets de área de trabalho.

7. HTML

É a linguagem utilizada na construção de páginas da web. O navegador web interpreta documentos HTML, carregando imagens, títulos, legendas, links, entre outros elementos importantes. Dessa maneira, é uma linguagem de fácil aprendizado e existem tutoriais gratuitos disponíveis para aprender.

8. CSS

O CSS é uma linguagem de programação mais voltada para a aparência e a representação visual de página da web. Está fortemente relacionado à linguagem HTML, ajudando-a na estética e estilo de todo o site.

9. C e C++

É uma das linguagens de programação mais populares, tendo influenciado outras linguagens, como Java e a C++. Mais voltada para o back-end, é uma linguagem padronizada pela Organização Internacional de Padronização.

A C++ foi originalmente criada como uma extensão da linguagem C, porém com novas características e funções, desde a programação multiparadigma à herança múltipla. Dessa forma, é bastante popular por ter uma grande base de utilizadores e bom desempenho.

Essas são as principais linguagens de programação, mas existem diversas outras em constante desenvolvimento, voltadas para novas funcionalidades e novas tecnologias que estão surgindo. O que achou dessa lista? Qual você já conhecia? Comente, a seguir, sua experiência com a linguagem de programação, deixe sua opinião!

_________________________________
Por Diego Andrade – Fala! Senac

Tags mais acessadas