Veja o que esperar de 'Soul', o novo filme da Disney
Menu & Busca
Veja o que esperar de ‘Soul’, o novo filme da Disney

Veja o que esperar de ‘Soul’, o novo filme da Disney

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Veja o que esperar de ‘Soul’, o novo filme da Disney

“O que faz de você, você? ”, “Como você quer ser lembrado no mundo?”. Estes são questionamentos em que o novo filme da Disney e Pixar, Soul, pretende embasar em sua história. Ao abordar temas de caráter filosófico, como a essência da alma, o sentido da vida e a importância de valorizá-la, mesclados ao jeito Pixar, lúdico e extraordinário, de fazer cinema, o longa-metragem promete não só impactar almas adultas, mas também fascinar crianças de todas as idades.

E, ainda, traz para as telonas representatividade negra ao passo de nos apresentar um protagonista e grande parte das personagens com tal etnia, além de ilustrar a cultura afro-americana na temática da Black Music, um dos pontos centrais da obra. Seu nome brinca com o duplo significado da palavra Soul, a qual tanto pode referir-se a “alma”, quanto ao estilo musical afro-americano Soul music.

Soul
Veja o que esperar de Soul, o novo filme da Disney. | Foto: Disney.com.

Soul, novo filme da Disney

O filme conta a história do professor de música do ensino médio Joe Gardner, que vive uma vida comum em Nova York, mas sonha em se tornar um pianista de jazz profissional. Como mostrado no trailer, certo dia, Joe finalmente consegue uma oportunidade de realizar seu sonho ao ser aceito para tocar em um conserto no melhor clube de jazz da cidade.

Contudo, ao voltar para casa, extremamente feliz e realizado, sofre um acidente ao cair dentro de um bueiro, tendo sua alma separada de seu corpo e transportada para um plano cósmico e fantástico.

Este lugar, o chamado The Great Before ou “Pré-vida”, é onde as almas desenvolvem suas respectivas personalidades e peculiaridades antes de partir para a Terra. Também é lá onde ele conhece 22, uma jovem alma indiferente à experiência humana, com a qual começa uma jornada para retornar a seu corpo e com quem, consequentemente, acaba por refletir profundamente acerca da importância da vida, mesmo em seus pequenos detalhes. 

Dirigido por Peter Docter, diretor de dois dos grandes sucessos da Disney e Pixar, Divertidamente e Up – Altas Aventuras, os quais lhe renderam por duas vezes o Oscar, a expectativa é que Soul siga pelo mesmo caminho desses longas anteriores e seja um grande sucesso. Ainda conta com a codireção/escrita de Kemp Powers e produção de Dana Murray, indicada ao Oscar em 2018, além de ser um filme dos mesmos estúdios de Viva – A Vida é uma Festa, longa vencedor da estatueta em duas categorias.

Com isso, do mesmo modo nos filmes citados, espera-se de Soul leveza, cuidado e profundidade ao tratar de temas tão delicados como a origem e sentido da vida e morte, podendo tanto encantar o público infantil com uma bela produção de cores e enredo, quanto fazer a geração mais velha refletir, se emocionar e se apaixonar pela trama.

Além da equipe de peso, o filme conta com um trabalho minucioso de um grupo de afro-americanos, o qual buscou contribuir na integridade de cada detalhe que expressa a cultura negra no longa, seja em questões cenográficas, antropológicas, visuais ou musicais. Kemp Powers, codiretor e um dos escritores da obra, em entrevista ao Instituto de Cinema Britânico (BFI), justifica a formação desse Culture Trust – o chamado grupo cultural de confiança – dizendo:

Eu, mesmo sendo homem negro, não represento a experiência de todo homem negro, por isso foi importante essa parceria com eles, os quais se tornaram nossa fonte de cultura. Esse grupo foi composto por especialistas de fora da Pixar, como professores de música e músicos ativos de jazz. Eles foram convidados a fazer muito mais do que apenas estampar ideias, mas sim, participar de todo processo criativo, desde o design das personagens até a análise de cenas do filme. A partir disso, eles nos ajudaram a tornar nossas personagens e todo o universo do filme o mais autêntico possível.

Soul teria sua estreia oficial no dia 19 de junho de 2020, nos Estados Unidos, porém, devido à pandemia da Covid-19, seu lançamento foi adiado para o dia 20 de novembro deste mesmo ano. No Brasil, o longa chegará aos cinemas no dia 7 de janeiro de 2021.

filmes da Disney
Filme Soul. | Foto: Twitter/ PixarSoul.

Confira o trailer: 

________________________
Por Amanda Dutra – Fala! UFG

Tags mais acessadas