5 curiosidades que irão te surpreender sobre a Copa do Mundo de 2022
Menu & Busca
5 curiosidades que irão te surpreender sobre a Copa do Mundo de 2022

5 curiosidades que irão te surpreender sobre a Copa do Mundo de 2022

Home > Notícias > Esporte > 5 curiosidades que irão te surpreender sobre a Copa do Mundo de 2022

Com muito investimento e tecnologia de ponta, o Catar finaliza os últimos detalhes para receber a Copa do Mundo de 2022, que tem tudo para ser a mais inovadora de todos os tempos. Assim, se você quer saber os motivos que fazem essa edição ser tão particular, confira, a seguir, 5 curiosidades sobre a Copa do Mundo que acontecerá no Catar em 2022.

Confira 5 curiosidades sobre a Copa do Mundo de 2022 no Catar.
Confira 5 curiosidades sobre a Copa do Mundo de 2022 no Catar. | Foto: Reprodução.

5 curiosidades sobre a Copa do Mundo de 2022 no Catar

Primeira Copa realizada no fim do ano

Desde a primeira edição, que ocorreu no Uruguai, em 1930, todas as Copas do Mundo foram realizadas no meio do ano. Porém, considerando que o Catar é um lugar extremamente quente e o verão no país ocorre justamente nos meses em que a competição é tradicionalmente disputada, foi decidido que o torneio acontecerá entre os meses de novembro e dezembro, durante o inverno, para que tanto os atletas quanto os torcedores não sofram muito com essa questão.

Mesmo assim, os estádios estarão climatizados com ar-condicionados durante as partidas. Isso porque mesmo no inverno as temperaturas no Catar ficam por volta dos 40ºC, o que é bem quente considerando que países como a Dinamarca, onde no verão a média de temperatura é de 25ºC, jogarão a Copa. O mais surpreendente é que a climatização não será somente nas áreas internas dos estádios, como camarotes e vestiários, mas sim em todo o espaço, inclusive no campo de futebol.

Uma nova cidade para a final da Copa

A cidade de Lusail, no Catar, foi construída do zero e no meio do deserto.
A cidade de Lusail, no Catar, foi construída do zero e no meio do deserto. | Foto: Reprodução.

O que antes era deserto se transformou em uma das mais luxuosas e modernas cidades do planeta. Com 38 km² de extensão e investimento de 45 bilhões de dólares, Lusail é uma cidade localizada a 15 km da capital do Catar, Doha. Mas o mais interessante é que ela foi feita do zero, o local onde atualmente está Lusail era apenas um pedaço do imenso deserto do Catar há 20 anos atrás.  

Além disso, o estádio presente em Lusail comporta até 80 mil pessoas e será o maior da Copa do Mundo de 2022  no quesito capacidade. Por isso, ele receberá a abertura, a final e, pelo menos, outros sete jogos da competição.

Última Copa com 32 seleções 

A Copa do Mundo de 2022, no Catar, será a última disputada por 32 seleções. Isso porque a FIFA já definiu que a próxima edição do torneio, em 2026, que acontecerá no México, nos Estados Unidos e no Canadá, terá a participação de 48 países. 

Essa não é a primeira vez que o número de seleções participantes da Copa do Mundo aumenta. Isso já ocorreu duas vezes, uma na edição de 1982, quando o número de participantes subiu de 16 para 24 equipes, e outra na Copa de 1998, em que foi definida a participação de 32 seleções no torneio.

Estádio desmontável em Doha

A Copa do Mundo de 2022 terá o primeiro estádio desmontável.
A Copa do Mundo de 2022 terá o primeiro estádio desmontável. | Foto: Reprodução.

Sim, é isso mesmo! A Copa do Catar terá o primeiro estádio desmontável da história das Copas do Mundo da FIFA. Para a construção do espaço foram utilizados vários containers navais reciclados, o que torna o complexo um local sustentável e inovador. Além disso, o estádio Ras Abu Aboud fica nas proximidades do porto de Doha, capital do Catar, tem capacidade para 40 mil pessoas  e receberá sete jogos até a fase oitavas de final da competição. 

Primeira Copa do Mundo em território Árabe

Por fim, a Copa do Mundo de 2022 será a primeira da história a ser realizada em um país do mundo Árabe. Dessa maneira, o único continente que ficará sem receber o torneio será a Oceania, uma vez que a África já recebeu a competição, em 2010 na África do Sul, e o mundo Árabe receberá, em 2022 no Catar. 

________________________________________________

Por Pedro Melo Gonsalves de Oliveira – Fala! Cásper

Tags mais acessadas