5 curiosidades sobre o Catar, país sede da Copa de 2022
Menu & Busca
5 curiosidades sobre o Catar, país sede da Copa de 2022

5 curiosidades sobre o Catar, país sede da Copa de 2022

Home > Entretenimento > Cultura > 5 curiosidades sobre o Catar, país sede da Copa de 2022

O Catar é um país do Oriente Médio que possui uma população de cerca de 2 milhões de pessoas. Sua capital é Doha. O país tem um governo monárquico desde 1825 e hoje a família al-Thani é quem comanda o Catar. Dito isso, confira 5 curiosidades sobre esse país, que irá sediar a Copa do Mundo de 2022.

Veja as 5 curiosidades mais legais sobre o Catar

1. Um dos países mais ricos do mundo

Doha capital do Catar e centro econômico do país.
Doha capital do Catar e centro econômico do país. | Foto: Reprodução.

Como um país tão pequeno pode ser tão rico? Bom, o Catar sempre foi um país que dependeu muito dos recursos naturais que a terra dava até que, em 1974, a Qatar Petroleum assumiu todas as rédeas de exportação de petróleo e gás natural do país e fazendo com que a economia do Catar se tornasse uma potência mundial.

No ano de 2020, o Banco Mundial mostrou que o país possui um PIB Per Capita aproximado de 146,4 bilhões de dólares e assim se tornando uma potência econômica mundial.

2. Copa do Mundo no Catar

Al Janoub Stadium é um dos estádios da Copa do Catar em 2022.
Al Janoub Stadium é um dos estádios da Copa do Catar em 2022. | Foto: Reprodução.

Como um país tão pequeno pode ser tão rico? Bom, o Catar sempre foi um país que dependeu muito dos recursos naturais que a terra dava até que, em 1974, a Qatar Petroleum assumiu todas as rédeas de exportação de petróleo e gás natural do país e fazendo com que a economia do Catar se tornasse uma potência mundial.

No ano de 2020, o Banco Mundial mostrou que o Catar possui um PIB Per Capita aproximado de 146,4 bilhões de dólares e assim se tornando uma potência econômica mundial.

A Copa do Mundo de 2022 será jogada em 8 estádios, espalhados por 5 cidades do Catar, sendo 3 estádios na capital Doha. Entretanto, espalhar os jogos por algumas cidades não será um problema já que os jogadores não precisarão pegar aviões para se locomover, pois a distância de um estádio para o outro é de aproximadamente 55 quilômetros.

3. Estrangeiros por todo lugar

Estrangeiros são a maior parte da população do país.
Estrangeiros são a maior parte da população do Catar. | Foto: Reprodução.

Com uma população com cerca de 2 milhões de habitantes, o Catar tem cerca de 75% de estrangeiros vivendo no país, sendo a grande maioria vinda de outros países árabes que tem ao redor.

A grande maioria dos imigrantes vem da Índia, Paquistão e Nepal, e assim, fazendo com que o Catar, em proporção seja o segundo país que mais ingressa imigrantes por todo o mundo, ficando atrás da Arábia Saudita.

4. Homossexualidade é crime

O país conservador que proíbe a homossexualidade.
Catar é um país conservador que proíbe a homossexualidade. | Foto: Reprodução.

Uma das maiores polêmicas do país do Oriente Médio ser o mediador da Copa do Mundo era como a população iria reagir a tantas pessoas de culturas diferentes por cerca de 30 dias.

E uma das maiores polêmicas foi a criminalidade do homessexual no Catar, sendo um crime grave podendo levar a prisão, castigo físico e deportação do país.

Em janeiro de 2020, o organizador da Copa, Hassan Al Thawadi, foi perguntado sobre essa polêmica que deixou muitas pessoas assustadas sobre ir ou não ao Catar acompanhar seu país na Copa.

Hassan Al Thawadi disse em conferência que todas as pessoas irão ser bem recebidas pelo Catar, mas indagou que é preciso respeitar a cultura e os costumes do país.

“Exibições públicas de afeto, seja entre homem e mulher ou de outros casais, não fazem parte da nossa cultura, e pedimos que as pessoas respeitem isso. Não mostrem isso em público. Não estamos dizendo que não sejam elas mesmas. Mas é importante que tenham mente aberta, que aproveitem o diferente e não foquem o negativo”, finalizou.

5. Álcool nas ruas

É proibido tomar bebida alcoólica em lugares públicos.
É proibido tomar bebida alcoólica em lugares públicos. | Foto: Reprodução.

E para quem vai para o Catar acompanhar a seleção do Brasil é preciso ficar atento às leis do país. Segundo a Lei, só é permitido consumir alcool em locais privados, portanto é ilegal tomar uma cerveja enquanto anda nas ruas. E isso se tornou um grande desafio para os organizadores da Copa do Mundo em 2022.

Então se for ao Catar para a Copa do Mundo fique atento a esse detalhe importantíssimo, pois você não quer ser preso e acabar perdendo os jogos da Copa, não é mesmo?

__________________________________________________

Por Thiago Antunes – Fala! Universidade Cruzeiro do Sul

Tags mais acessadas