O que é agronegócio e como esse setor funciona no Brasil?
Menu & Busca
Entenda o que é e como funciona o setor agropecuário no Brasil

Entenda o que é e como funciona o setor agropecuário no Brasil

Home > Notícias > Urbano > Entenda o que é e como funciona o setor agropecuário no Brasil

Seja de onde você for, em algum momento de sua vida você provavelmente ouviu falar sobre o agronegócio – se não, logo vai ouvir. Mas o que é agronegócio? Esse setor tão importante para a economia mundial é responsável por gerar muitos empregos e riquezas ao redor do mundo e no Brasil não é diferente. Quer entender melhor sobre o assunto? Fique ligado nas informações a seguir.

Para entender mais sobre o agronegócio, em primeiro lugar é preciso se situar no cenário do setor agropecuário no Brasil. A agropecuária é basicamente o conjunto da produção agrícola com a criação de animais de corte, como o gado, em grandes escalas, ou seja, a junção das atividades agrícolas com a pecuária. O desenvolvimento desse setor no país, começou com a chegada dos portugueses e ao longo dos séculos foi avançando e passando do café à cana-de-açúcar e hoje chegando a alimentos como a soja.

A produção do setor agropecuário tem seus lucros destinados tanto ao mercado interno, quanto ao mercado externo, sendo as frutas, legumes e vegetais geralmente os que se mantêm em solo nacional e produtos como algodão, cana-de-açúcar, soja e carnes variadas, destinados à exportação.

agronegócio
Entenda tudo sobre o agronegócio. | Foto: Freepik.

O que é o agronegócio?

E isso nos leva à grande questão: então, o que é agronegócio? Bom, o agronegócio é nada mais que o conjunto de todas as atividades econômicas conectadas ou derivadas da produção e do comércio agrícola. Isso significa que, basicamente, o agronegócio reúne todos os processos envolvidos nas atividades agrícolas e industriais que fazem a mediação do caminho entre a própria plantação agrícola e cada um de seus consumidores. Para simplificar, o agronegócio faz uma ponte entre a produção e a industrialização e comercialização dos produtos agropecuários.

O objetivo desse setor é basicamente realizar todas as etapas necessárias para levar um produto agrícola ao mercado, indo desde a produção ao processamento e, por fim, à distribuição. O agronegócio é o que sustenta o crescimento da agroindústria, de importância essencial para a economia, além de melhorar a produtividade agrícola.

O agronegócio foi responsável pela mudança que observamos no cenário rural, que antes se via como uma porção atrasada do país e do mundo, mas hoje é um dos lugares que melhor empregam a tecnologia nas atividades cotidianas, aumentando a produtividade no campo, na magnitude da atividade agropecuária e no seu impacto.

Atualmente, esse é um dos setores que mais gera empregos no país e no mundo, representando, no Brasil, 35% dos empregos na atualidade, segundo dados da Conferência Nacional da Agricultura, de 2015.

o que é agronegócio tecnologia
O uso da tecnologia é o que garante o crescimento do agronegócio. | Foto: Unsplash.

Como funciona o agronegócio no Brasil?

O agronegócio no Brasil é um setor que movimenta grandes riquezas e é responsável por grande parte do impacto socioeconômico do país. Por englobar todas as etapas da produção e distribuição agrícola, o agronegócio, ou agrobusiness, movimenta uma cadeia que aciona diversos mecanismos do mesmo setor, indo desde a pecuária e as empresas agrícolas, até frigoríficos, fabricantes de fertilizantes, produtoras de rações, fabricantes de laticínios, atacadistas, distribuidores e exportadores, para nomear alguns.

O ciclo básico é simples de se compreender, apesar de envolver várias pessoas e atividades diferentes. Em primeiro lugar, os agricultores realizam a parte prática de cuidar dos animais e cultivar o plantio, auxiliados pelo uso de ferramentas tecnológicas que facilitam e potencializam esse processo – ferramentas essas desenvolvidas pelos fabricantes da agroindústria. Em seguida, as fábricas de alimento determinam a melhor maneira para processar e embalar o gado para transporte. 

Apesar de marcar presença em diversos países ao redor do mundo, no Brasil o agronegócio encontrou um lugar de destaque. Aqui, o setor mostra resultados notáveis, sendo um dos motivos as peculiaridades existentes devido ao clima. A abundância de água, o solo propício ao plantio, a iluminação natural, a diversidade de produtos e os avanços na tecnologia aqui, juntam-se de uma maneira que cria condições como nenhum outro lugar.

Atualmente, os produtos mais fortes no agronegócio brasileiro são o algodão, o milho, a soja, a cana-de-açúcar, a celulose, a laranja, o trigo e a carne bovina, além do arroz e do feijão.

o que é agronegócio
O agronegócio envolve diversos setores e colaboradores. | Foto: Freepik.

Qual a importância do agronegócio no Brasil para a economia brasileira?

Esse mercado tão competitivo é de extrema importância para a economia do Brasil. Isso porque o agronegócio representa, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 23% do PIB (Produto Interno Bruto) do país. Nos últimos 25 anos, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento afirma que a área plantada cresceu em 53%, a produção em 260% e a produtividade 135%.

Isso quer dizer que o setor movimenta muito dinheiro no Brasil, não somente para quem trabalha com gestão de agronegócio, mas também para os que estão envolvidos em todas as etapas menores desse grande processo, que gera empregos em todos os setores da economia. Em 2020, enquanto a pandemia da Covid-19 trouxe o desemprego a milhões de brasileiros, o agronegócio só cresceu e, segundo o Cepea, alcançou participação de 26,6% no PIB nacional.

Se você tem como objetivo investir no agronegócio, o lucro é certo. Mas um setor tão competitivo pode trazer alguns riscos, se você não souber o que está fazendo. Para reconhecer melhor a área e otimizar sua participação, a Selva Florestal oferece os melhores serviços de assistência no setor.

Quais são os setores do agronegócio?

​Um dos motivos que permite a criação de tantas oportunidades, por meio do agronegócio, é sua grande abrangência nos setores da economia. Para refrescar sua memória, a economia possui uma divisão em três setores diferentes: o primário, que engloba a extração de matérias-primas; o secundário, a indústria; e o terciário, ligado ao comércio, à venda de serviços e bens imateriais.

Dessa maneira, sabendo o que é agronegócio e analisando os processos que ele envolve, percebemos que ele age no primeiro setor, que está diretamente ligado à agropecuária e sua produção; assim como no segundo setor, por meio da agroindústria; e também no terceiro setor, através da distribuição e venda dos produtos rurais.

_________________________
Por Bia Morrone – Fala! Cásper

Tags mais acessadas