domingo, 3 março, 24
HomeCulturaConfira 5 curiosidades imperdíveis sobre a Bulgária

Confira 5 curiosidades imperdíveis sobre a Bulgária

A Bulgária é um país que pertence ao continente europeu e se localiza na Região dos Balcãs, logo tem um interior repleto de gigantescas montanhas e rios, como o Rio Danúbio, o mais famoso do local. Os búlgaros são repletos de culturas distintas contemplando influências gregas, eslavas, otomanas e persas, além de pratos típicos e um lindo artesanato. Dito isso, a seguir, confira 5 curiosidades sobre a Bulgária, um país único.

5 curiosidades sobre a Bulgária

1. Escrita

Parte do alfabeto búlgaro. | Foto: Reprodução.

Os búlgaros seguem o alfabeto cirílico, que contempla letras, alguns símbolos e numerais, além de terem o próprio idioma, o búlgaro.

2. Comida Típica

A Baklava, originária da cozinha turca, é um doce também típico na Bulgária. | Foto: Reprodução.

A Bulgária tem alguns pratos locais um tanto quanto inusitados para os brasileiros, como por exemplo o batinza, composto por uma massa folheada recheada com queijo de cabra, salada shopska, feita com tomates frescos, pepinos, cebolas, pimentões e salsinha, coberta com queijo branco ralado, entre outras.

3. Fontes de Água Potável

As fontes são muito populares no país. | Foto: Reprodução.

A Bulgária é o país do continente europeu com o maior número de fontes de água mineral. Em Sofia (Capital,) é comum ver pessoas de mais idade, já aposentadas, frequentemente com galões de água e enchendo-os nas fontes. Essa prática é muito comum pois os idosos, muitas vezes, não têm dinheiro para comprar garrafas de água no mercado.

4. História Antiga

A Bulgária possui uma história surpreendente e muito antiga. | Foto: Reprodução.

A Bulgária é um dos países mais antigos da Europa, dando assim uma riqueza arqueológica gigantesca para seus habitantes, sendo a terceira maior em riquezas arqueológicas do continente, atrás apenas de Grécia e Itália. Plovdiv, segunda maior cidade do país, é considerada uma das cidades mais antigas do continente.

5. Nome

O país é um dos poucos que possui o mesmo nome desde sua origem. | Foto: Reprodução.

A Bulgária tem esse nome desde sua origem, fato que é raríssimo no mundo. O Brasil, por exemplo, que é um país bem mais jovem, já teve oito nomes desde 1500, ano de sua descoberta pelos portugueses.

________________________________________

Por Leonardo Raiol Faria – Fala! Estácio Sá-RJ

ARTIGOS RECOMENDADOS