De acordo com uma publicação do Correio, um pesquisador chileno garante que o doce de leite foi criado no seu país aproximadamente em 1610. Na Argentina, os registros são de 1829 e mostram que a funcionária do General Rosas teria se distraído e o leite que ela costumava fazer cozinhou demais, originando a iguaria.
O alimento foi criado há muitos anos mas ainda compõe diversas sobremesas, tanto quentes como frias. Saiba três pratos diferentes para preparar em casa ou comer fora!
1 – Churros

Existem dois tipos de churros: os pequenos que são vendidos em porções, e aqueles maiores recheados. Hoje, a variedade de coberturas e confeitos é imensa, e você pode apreciar o de doce de leite com um delicioso sorvete de creme e polvilhar canela, por exemplo.
2 – Rocambole

O rocambole é uma variação de bolo feita com pão de ló que pode ter diversos recheios como: goiabada, doce de banana, brigadeiro, ganache de chocolate amargo, geleias, entre outros. O doce de leite pode ser uma opção de recheio, entre tantos outros, juntamente com coco ralado ou em lascas. É uma mistura que agrada o paladar de muitos.
3 – Doce de leite mineiro

Existe uma variação de doce de leite mineiro que é aquele mais firme, cortado em pequenos quadrados. Eles são macios e costumam ser vendidos em lojas de produtos artesanais ou típicos de Minas Gerais.