O famoso cafezinho é o queridinho de muitos, seja durante a manhã, após o almoço ou no lanche da tarde. Entretanto, é preciso ficar atento à quantidade de açúcar e aos adoçantes artificiais que são adicionados à bebida!
Caso o seu objetivo seja emagrecimento, calorias a mais não são muito bem-vindas, principalmente aquelas oriundas de ingredientes nada saudáveis. Por isso, aprenda algumas formas para adoçar o café e diversificar o seu paladar de uma maneira mais funcional e nutritiva!
Opções para adoçar o café
1 – Açúcar de coco
o açúcar de coco é obtido por meio da seiva encontrada no meio do coqueiro. Utiliza-se ela líquida para passar por um aquecimento e dessa forma ser desidratada, resultando em cristais. Tem menor índice glicêmico, o que significa que ele causa menores picos de glicose e de insulina no organismo.
Além disso, contém vitaminas do complexo B, principalmente a B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B6 (pirodoxina) e minerais como potássio, magnésio, ferro e zinco.
2 – Óleo de coco
O óleo de coco pode contribuir na redução do colesterol e no aumento da saciedade, por ser uma boa fonte de gordura. Além disso, é muito utilizado na cozinha por não perder suas propriedades ao ser aquecido. Atente-se à versão extra-virgem, ela é a mais saudável.
3 – Canela
A canela é uma especiaria termogênica muito utilizada no preparo de doces e bolos. No café, ela dá um gostinho todo especial e pode substituir o açúcar.