Menu & Busca
18 marcas, incluindo Vans e Timberland, suspendem a compra de couro do Brasil

18 marcas, incluindo Vans e Timberland, suspendem a compra de couro do Brasil


Após as queimadas que ocorreram na Amazônia, alegadamente relacionadas ao crescimento do agronegócio no Brasil como parte das políticas incentivadas pelo presidente Jair Bolsonaro, pelo menos 18 marcas internacionais, incluindo Kipling, Timberland, Jansport e Vans, suspenderam a compra de couro exportado do Brasil.

DESMATAMENTO DA AMAZÔNIA: APÓS BOLSONARO, QUEIMADAS AUMENTAM EM 82%

Queimadas: 18 marcas suspendem a compra de couro nacional
Desmatamento da Amazônia
Reprodução: Facebook Earth Alliance

As informações foram confirmadas pela CICB (Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil) e enviadas ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, nesta terça-feira (27).

O QUE NÃO TE CONTARAM SOBRE AS QUEIMADAS

Recentemente, recebemos com muita preocupação o comunicado de suspensão de compras de couros a partir do Brasil de alguns dos principais importadores mundiais. Este cancelamento foi justificado em função de notícias relacionando queimadas na região amazônica ao agronegócio do país

Disse o presidente da CICB, José Fernando Bello, no documento para o Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. 

QUEIMADAS NA AMAZÔNIA: PRESIDENTE FRANCÊS, MACRON, FALA EM “CRISE INTERNACIONAL”

18 marcas suspendem compra de couro nacional em reação a Amazônia e Bolsonaro

A campanha de desinformação sobre as queimadas na Amazônia e suspensão da compra de couro nacional pode afetar a economia brasileira de forma negativa.

José Fernando Bello também disse que a ideia do documento é mostrar ao Ministério do Meio Ambiente que existem setores respondendo internacionalmente às questões envolvendo a Amazônia.

Para eles se sensibilizarem que tem uma cadeia toda envolvida nesse bioma. Uma cadeia organizada, não é uma cadeia clandestina. É toda documentada. Nós exportamos 80% da produção de couro brasileiro.”

Disse Bello a Folha de S.Paulo

SATÉLITE DA NASA DETECTA PERIGO NA AMAZÔNIA E BOLSONARO COMENTA QUEIMADAS

De acordo com a Folha de S.Paulo, as marcas que já solicitaram a suspensão da compra de couro no Brasil são:

  • Timberland
  • Dickies
  • Kipling
  • Vans
  • Kodiak
  • Terra
  • Walls
  • Workrite
  • Eagle Creek
  • Eastpack
  • JanSport
  • The North Face
  • Napapijri, Bulwark
  • Altra
  • Icebreaker
  • Smartwoll
  • Horace Small

O ex-prefeito e candidato a presidente em 2018, Fernando Haddad, que recentemente se envolveu em um escândalo e foi condenado a mais de 4 anos de prisão, também se pronunciou sobre o ocorrido em seu Twitter:

Os malefícios da industria e do couro:

O consumo consciente nos leva a questionamentos sobre a realidade da indústria do couro. O quanto ela é poluente? O quanto é falsa a ideia de que o couro é apenas um sub produto?

Além de aumentar a quantidade de gado necessária no planeta, o processo de curtimento do couro é um dos mais tóxicos em toda a cadeia de abastecimento de moda.

Os trabalhadores estão expostos a substâncias químicas como sulfeto de sódio, aminas ou enzimas, enzimas proteolíticas, solução salino-ácida, entre outros. Os resíduos gerados poluem fontes naturais de água e levam aumento de doenças para áreas circundantes.

OS FAMOSOS QUE USAM VANS

Além disso, a água é o elemento mais importante para essa indústria e, como muitas substâncias tóxicas são utilizadas para que a pele se torne couro, a água entra limpa e sai acrescida de resíduos orgânicos e de produtos químicos, gerando uma mistura de efluentes com alto poder de contaminação e degradação do meio ambiente.

Desmatamento da Amazônia: Queimadas aumentam em 2019

Apesar de agosto em geral ser uma época em que as queimadas aumentam por conta da seca na região, a Amazônia, desde o início do ano, já sofreu em torno de 43.421 focos de incêndio neste ano. Neste mês já ocorreram 27.497 –valor mais alto que a média para o mês inteiro registrada nos últimos 21 anos, segundo dados do Programa Queimadas, do Inpe.

Queimadas: 18 marcas suspendem a compra de couro nacional
Queimadas na Floresta Amazônica
Reprodução: Earth Alliance Facebook
Quer se tornar um colaborar e escrever para o fala?
Saiba como

0 Comentários

Tags mais acessadas