Os 10 melhores filmes baseados em livros - veja!
Menu & Busca
Os 10 melhores filmes baseados em livros – veja!

Os 10 melhores filmes baseados em livros – veja!

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Os 10 melhores filmes baseados em livros – veja!

Existem diversas maneiras de um indivíduo se expressar artisticamente. Criticar, incentivar e formar opinião são algumas das finalidades pelas quais artistas divulgam as suas obras em diferentes ambientes. Dentre esses ambientes, estão os campos da literatura e do cinema que, em diversas ocasiões, uniram-se para contar uma história. 

Confira os 10 melhores filmes que vieram das páginas dos livros

1. O Poderoso Chefão (1972)

filme o poderoso chefão
Marlon Brando como Don Vito Corleone no filme O Poderoso Chefão. | Foto: Reprodução.

Baseado no livro The Godfather (1969), de Mario Puzo (no Brasil também chamado de O Poderoso Chefão), o filme dirigido por Francis Ford Coppola conta a história da família mafiosa Corleone, que luta para manter a sua supremacia nos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial.

Porém, uma tentativa de assassinato deixa o chefe Vito Corleone (Marlon Brando) incapacitado, e o poder deve ser passado aos seus filhos Michael (Al Pacino) e Sonny (James Caan).

A obra é considerada uma das melhores produções da história, vice-liderando o ranking dos 250 melhores filmes, segundo o IMDb. Além do Oscar de ‘Melhor Filme’, venceu as estatuetas por ‘Melhor Roteiro Adaptado’ e ‘Melhor Ator’ (Marlon Brando), e foi indicado para outras seis (dentre as indicações, ‘Melhor Diretor’).

2. O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003)

Baseado no terceiro livro da trilogia de J. R. R. Tolkien, publicado em 1955, a obra é também a terceira da série de filmes dirigida por Peter Jackson. O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei narra o confronto final entre as forças do bem e do mal pelo controle da Terra Média.

O filme foi indicado a 11 prêmios da Academia, vencendo todos, incluindo ‘Melhor Filme’, ‘Melhor Diretor’ e ‘Melhor Roteiro Adaptado’. Ocupa a quinta posição na classificação do IMDb. 

3. Cidade de Deus (2002)

Dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund, o filme brasileiro foi baseado no livro homônimo lançado em 1997 por Paulo Lins, e conta a história da favela Cidade de Deus pelo ponto de vista do personagem Buscapé (Alexandre Rodrigues). 

Além do sucesso no Brasil, Cidade de Deus foi aclamado internacionalmente. Indicado a quatro categorias do Oscar, saiu de mãos vazias da premiação de 2003. Mesmo assim, a obra cinematográfica é considerada uma das melhores e mais importantes produções do cinema nacional. Ocupa a 22ª posição no ranking do IMDb. 

4. O Iluminado (1980)

Filme O Iluminado
Jack Nicholson como Jack Torrence no filme O Iluminado. Na cena, Nicholson falaria a emblemática frase “Here’s Johnny!” | Foto: Reprodução.

Fruto das páginas do livro de 1977 do escritor Stephen King, o filme O Iluminado, dirigido por Stanley Kubrick, é visto como um dos mais influentes do gênero de terror.

Protagonizado por Jack Nicholson, a história começa quando Jack Torrance se torna caseiro de um hotel isolado durante o inverno. Ele se instala com sua esposa Wendy (Shelley Duvall) e seu filho Danny (Danny Lloyd). Porém, a descoberta de Jack sobre os horrores do hotel tornam-no um homicida, aterrorizando a sua família. 

5. Os Bons Companheiros (1990)

Os Bons Companheiros é um filme policial dirigido por Martin Scorsese. Narrado pelo protagonista Henry Hill (Christopher Serrone e Ray Liotta), o filme conta a história do narrador na máfia, de sua ascendência até sua queda.

Baseado no livro Wiseguy, publicado em 1985 pelo repórter de crime Nicholas Peggi, o longa foi indicado a seis categorias do Oscar, incluindo o de ‘Melhor Filme’, mas levou apenas uma estatueta, a de ‘Melhor Ator Coadjuvante’ para Joe Pesci. Ocupa a 17ª posição na tabela do IMDb. 

6. Um Sonho de Liberdade (1994)

Também de um livro de Stephen King, publicado em 1982, o filme Um Sonho de Liberdade, de Frank Darabont, ocupa o topo da lista do IMDb. Indicado a sete categorias do Oscar (incluindo o de ‘Melhor Filme’) no ótimo ano de 1995, não venceu nenhum. 

A história contada pelo filme é a de Andy Dufresne (Tim Robbins), acusado de duplo homicídio e condenado à prisão no Presídio Estadual de Shawshank. Lá, conhece Ellis “Red” Redding (Morgan Freeman) e começa a ganhar credibilidade. Mesmo assim, Andy não desiste do seu plano de escapar. 

7. O Silêncio dos Inocentes (1991)

Neste clássico suspense de Jonathan Demme, adaptado do livro de 1988 de Tom Harris, a agente do FBI Clarice Starling (Jodie Foster) é recrutada para capturar um perigoso serial killer à solta. Para isso, precisa da inesperada ajuda do Dr. Hannibal Lecter (Anthony Hopkins), um perigoso assassino e canibal que cumpre prisão perpétua. 

O Silêncio dos Inocentes foi indicado a sete estatuetas do Oscar, levando os cinco principais deles (‘Melhor Filme’, ‘Melhor Diretor’, ‘Melhor Atriz’, ‘Melhor Ator’ e ‘Melhor Roteiro Adaptado’), sendo o terceiro filme na história a conseguir esse feito. Ocupa a 22ª posição no ranking do site IMDb. 

8. Laranja Mecânica (1971)

Adaptado do livro Laranja Mecânica, escrito em 1962 por Anthony Burgess, o filme dirigido por Stanley Kubrick mostra a história do jovem Alex DeLarge (Malcolm McDowell) e sua gangue violenta. Porém, depois de ser traído e preso, Alex passa por um experimento de modificação de comportamento para poder ganhar a sua liberdade.

Laranja Mecânica foi indicado a quatro estatuetas do Oscar (‘Melhor Filme’, ‘Melhor Diretor’, ‘Melhor Roteiro Adaptado’ e ‘Melhor Montagem’), mas não ganhou nenhum. 

9. A Lista de Schindler (1993)

Indicado a 11 estatuetas e vencedor de sete, incluindo o de ‘Melhor Filme’, A Lista de Schindler, de Steven Spielberg, retrata a história de Oskar Schindler (Liam Neeson), um empresário alemão que salvou a vida de mais de mil judeus durante o Holocausto ao empregá-los em sua fábrica.

O filme é baseado no romance de 1982, Schindler’s Ark, de Thomas Keneally, que conta a história de Schindler através do sobrevivente do Holocausto Poldek Pfefferberg. De acordo com o IMDb, é o sétimo melhor filme da história.

10. Um Estranho no Ninho (1975)

Outro vencedor dos cinco maiores prêmios da Academia, Um Estranho no Ninho foi adaptado do livro One Flew Over the Cuckoo’s Nest, do escritor Ken Kesey, publicado em 1962.

O filme se passa em um hospital psiquiátrico e seu protagonista é Randle McMurphy, um presidiário que alega insanidade para ser internado no hospital, onde ele se rebela contra a arrogante enfermeira Mildred Ratched e anima os outros pacientes. É o número 18 no ranking do IMDb. 

___________________________
Por Victor Livi – Fala! Cásper

Tags mais acessadas