Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
Menu & Busca
A família de J.R.R. Tolkien desaprova o filme sobre o autor de “O Senhor dos Anéis”

A família de J.R.R. Tolkien desaprova o filme sobre o autor de “O Senhor dos Anéis”

A família do autor e a Tolkien Estate,o órgão legal que administra a propriedade do escritor inglês J. R. R. Tolkien, incluindo os direitos autorais da maioria de seus trabalhos, divulgaram uma declaração alegando que rejeitaram o futuro filme biográfico sobre sua vida.

Embora o filme só esteja programado para estrear nos cinemas dia 19 de junho, a biografia sobre a vida de J. R. R. Tolkien já está criando polêmicas. O filme, dirigido por Dome Karukoski, em que o famoso escritor será interpretado por Nicholas Hoult, não agradou a família do autor.

Os herdeiros de Tolkien se opõem a biografia

Em um comunicado de imprensa na terça-feira, 23 de abril, a família de
J. R. R. Tolkien se juntou ao Tolkien Estate para se opor fortemente ao longa-metragem da Fox Searchlight.

Os herdeiros de Tolkien indicaram que “não aprovaram, autorizaram ou participaram da produção” e que “não apoiam o filme ou seu conteúdo”.

No entanto, mesmo que a família do autor se oponha fortemente à biografia, seria surpreendente que processos legais fossem iniciados, especialmente porque os herdeiros de Tolkien ainda nem viram o filme pronto. A contrariedade ao filme parece ser mesmo uma questão de princípios, já que a família do autor sempre rejeitou qualquer projeto biográfico.

Em relação aos direitos autorais, mantidos pelo Tolkien Estate, eles não podem afetar a liberação do filme,já que o filme biográfico não diz respeito ao universo da Terra-Média, mas simplesmente à vida do autor. Por outro lado, é de se presumir que qualquer coisa que se aproxime do majestoso filme Senhor dos Anéis tenha que passar por uma bela filtragem.

O estúdio produtor do filme, Searchlight, já reagiu ao comunicado, defendendo seu projeto. Aqui está a declaração deles:

“Estamos muito orgulhosos do filme de Dome Karukoski, que se concentra nos primeiros anos da extraordinária vida de J.R.R. Tolkien, e não retrata assuntos relacionados a seus romances. Mesmo que não tenhamos trabalhado com a Tolkien Estate neste projeto, a equipe criativa demonstra grande respeito e admiração pelo Sr. Tolkien e sua contribuição fenomenal para a literatura”.


0 Comentários

Tags mais acessadas