Menu & Busca
Doutor Sono: Filme ‘O Iluminado’ tem uma versão menor e melhor

Doutor Sono: Filme ‘O Iluminado’ tem uma versão menor e melhor


Doutor Sono, filme que estreia hoje em todo o Brasil, é a sequência de ‘O Iluminado’, um clássico do cinema. Doutor Sono prossegue com a história de Danny, o garoto de ‘O Iluminado’, de Stanley Kubrick, que sobrevivia, com a mãe, ao surto psicótico do pai no hotel Overlook.

Para aproveitar ao máximo Doutor Sono, portanto, é preciso ver O Iluminado. Ao longo dos anos, muitas pessoas acharam o filme O Iluminado (1980) muito lento e com pouco suspense, mas isso pode ter a ver com a versão a que eles tiveram acesso, já que o diretor Stanley Kubrick fez uma versão menor do filme – e melhor. 

filme o iluminado
Filme ‘O Iluminado’ tem uma versão menor e melhor. | Foto: Screenrant.

Baseado no romance homônimo de Stephen King, O Iluminado segue Jack Torrance, um aspirante a escritor e alcoólatra em recuperação, que aceita um emprego como zelador temporário do Hotel Overlook. Jack leva sua esposa, Wendy, e o filho deles, Danny, para o hotel, mas no local vivem algumas forças malignas.

DOCTOR SLEEP: A SEQUÊNCIA DE O ILUMINADO GANHA ÚLTIMO TRAILER

Existem duas versões diferentes para O Iluminado

À moda de Kubrick, O Iluminado está repleto de simbolismo e metáforas, e deliberadamente deixou muitas coisas inexplicáveis. O diretor tinha uma reputação de perfeccionista extremo e um cineasta muito protetor de seu trabalho. Por exemplo, há um final alternativo para o longa que nunca será visto porque ele ordenou que as filmagens fossem destruídas.

Mas algo que muitos espectadores não sabem é que existem duas versões diferentes de O Iluminado, e uma funciona melhor que a outra simplesmente porque se livrou de quase meia hora de cenas desnecessárias.

10 FILMES NA NETFLIX PARA ASSISTIR PELO MENOS UMA VEZ NA VIDA

A versão europeia de O Iluminado é 25 minutos mais curta

o iluminado doutor sono
A versão europeia de O Iluminado é 25 minutos mais curta.

A versão europeia de O Iluminado é 25 minutos mais curta e se mostrou muito melhor. Os motivos para o corte variam. Um deles é o fato da Warner Bros ter reclamado de sua duração e ambiguidade, atribuindo a isso a má recepção do filme.

Outros dizem que Kubrick achava que os europeus eram mais espertos que os americanos e não precisavam de cenas que fornecessem antecedentes a alguns personagens e situações. Seja qual for o motivo, a versão mais curta funciona porque é mais eficaz na construção de suspense.

Cenas cortadas do ‘Iluminado’

Entre as cenas cortadas da versão americana, tem a que Danny está sendo atendido pelo médico após seu “episódio” no banheiro (depois que Jack consegue o emprego, é a primeira vez que Danny e o público veem o sangue saindo do elevador); uma parte da reunião de Jack e Watson no hotel; foram retiradas algumas imagens das tentativas de Dick Hallorann de chegar ao hotel; e o encontro de Wendy com um grupo de esqueletos no saguão. 

o iluminado fime
O Iluminado (1980). | Foto: Reprodução.

Editar a cena com o médico é uma das maiores melhorias que Kubrick poderia ter feito, pois ele faz referência ao amigo imaginário de Danny Tony, o alcoolismo de Jack, e como ele machucou Danny com raiva. 

Sem conhecimento prévio dos problemas de raiva de Jack e histórico de abuso contra Danny, sua queda na loucura é mais assustadora e menos algo que já estava nele.

Ao comparar as duas versões de O Iluminado, fica claro que a versão americana teve muitas cenas em excesso que, apesar de funcionarem, seria melhor se fossem cortadas.

5 NOVOS FILMES NA NETFLIX QUE VÃO DAR UM NÓ NA SUA CABEÇA

Quer se tornar um colaborar e escrever para o fala?
Saiba como

0 Comentários

Tags mais acessadas