sábado, 27 julho, 24
HomeFilmesFilme de terror, horror ou suspense? Entenda as diferenças

Filme de terror, horror ou suspense? Entenda as diferenças

O Halloween ainda está longe, mas os filmes assustadores estão sempre entre os mais assistidos e comentados. Mas você sabe quando está assistindo um filme de terror, horror ou suspense? Esses estilos possuem efeitos bem semelhantes, mas não são iguais! Entenda a diferença entre os gêneros e escolha o seu preferido.

Os filmes assustadores estão entre os mais assistidos.

O que é um filme de suspense?

Os filmes de suspense possuem situações em que há algum acontecimento, cuja explicação, continuação ou desfecho são aguardados com grande impaciência e inquietude. Nesse estilo, a sensação de agonia e expectativa estão presentes durante toda a trama. Sempre estamos esperando para saber quem é o assassino, ou quem é o ladrão, ou como o grande mistério será solucionado. Um clássico filme de suspense é O Sexto Sentido (The Sixth Sense) .

Cena de O Sexto Sentido.

Sinopse de O Sexto Sentido: Ao começar a ver gente morta, um menino de 9 anos fica aos cuidados de um psicólogo infantil que está decidido a descobrir a verdade.

BORN SEXY YESTERDAY – UMA MÁ REPRESENTAÇÃO FEMININA NO CINEMA

O que é um filme de terror?

Os filmes de terror são feitos a partir de coisas e/ou pessoas que aterrorizam. Aliás, o termo terrorista é um derivado da palavra terror. O estilo de terror provoca em seus expectadores um estado de pavor. A pessoa que assiste um filme de terror, fica amedrontada, sente a necessidade de ter alguém por perto, ou de se esconder embaixo das cobertas.

Em outras palavras, ela sabe que vai ficar com medo, até mesmo antes de ver o motivo de seu terror. Uma famosa trilogia de terror é Invocação do Mal (The Conjuring).

Cena de Invocação do Mal I.

Sinopse de Invocação do Mal : Logo após se mudarem para uma nova casa, Katie e Micah ficam intrigados com o que parece ser uma presença sobrenatural que está agindo sobre o lugar. O casal decide capturar o possível fenômeno em vídeo, mas nenhum deles estava preparado para os acontecimentos que se seguem.

O que é um filme de horror?

Nos filmes de horror, o sentimento predominante é a repulsa, ou seja, a pessoa não quer ver aquilo, fecha os olhos, inclusive. Essa sensação acontece em filmes que o vilão mata a criança, ou que um animal é cruelmente maltratado, cenas de estupros e matanças em geral.

Em inglês é comum a expressão Horror Movies, que quando traduzido para o português, fica filmes de terror. Na verdade, o gênero horror deixou de existir em 1999, com o filme “Alavanca”. Antigamente, quase todos eram chamados de filmes de Horror, inclusive os que tinham monstros. No entanto, hoje em dia se o filme tem monstro, o gênero é terror. Um exemplo de filme de horror é A Centopeia Humana. Só para corajosos!

Cena de A Centopeia Humana.

Sinopse de A Centopeia Humana. : Duas jovens estão em viagem quando seu carro quebra numa floresta deserta. Elas buscam ajuda e encontram a casa de um cirurgião aposentado, mas logo elas descobrem que ele pretende juntá-las num só corpo para criar uma centopeia humana.

Se você ainda estiver confuso quanto a se um filme é de terror ou de horror, entenda o seguinte: Terror é geralmente descrito como o sentimento de medo e expectativa que PRECEDE a experiência horrível. Por outro lado, horror é o sentimento de repulsa que geralmente ocorre DEPOIS que algo assustador é visto, ouvido ou experimentado.

O horror está mais relacionado a ficar chocado ou assustado, enquanto o terror está mais relacionado à ansiedade ou medo. Ou seja, terror é mais ligado ao medo psicológico, à expectativa, ao temor de um acontecimento assustador, enquanto o horror é mais ligado ao pavor, à repulsa física, àquilo que choca a vista do leitor.

O PODER DO CINEMA

Em grande parte dos filmes assustadores, encontramos uma mescla de terror e horror. Por exemplo, em Jogos Mortais (Saw), quando é anunciado que as vítimas terão que participar de um jogo misterioso para sobreviver, isso é o terror anunciado. Já quando vemos os personagens sangrando, sendo obrigados a se mutilarem ou coisas piores, tudo isso é horror.

Jogos Mortais 7 – O Final.

Agora que você já entendeu as diferenças e até mesmo as semelhanças entre os gêneros de suspense, terror e horror, já pode escolher o seu favorito. Mas é importante lembrar que as sensações provocadas por esses gêneros são relativas, uma vez que as pessoas reagem de formas diferentes. Logo, o que pode ser horror para um, pode não ser para outro e vice-versa.