Home / Colunas / Afinal, o que é Terrorismo?

Afinal, o que é Terrorismo?

Por Beatriz Mazzei – Fala! Anhembi

Catalunha, Las Vegas, Nova York, Somália, Realengo. No nome dessas regiões fica o rastro de ataques que resultaram em milhares de mortos e feridos. O ano de 2017 foi marcado por diversas intervenções violentas de terror, e nesse cenário de alta incidência de massacres e atentados, existe a dificuldade em classificar o que é terrorismo, quais são suas características fundamentais e, afinal, quais são os critérios que distinguem o “atirador em massa” do “terrorista”.

Em termos de definição, “terrorismo” é usado para designar um atentado contra civis que cause pavor em uma comunidade e tenha motivações de cunho político e econômico. Contudo, principalmente após o atentado de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, assumido pela Al Qaeda, grupo extremista islâmico, as agências de notícia ocidentais, que são as influentes no mundo, passaram a relacionar o terrorismo com o mundo árabe e ao fundamentalismo religioso.

De acordo com o professor e jornalista José Augusto Lobato, a mídia passa por diversos impasses no momento de diferenciar o que é uma ação terrorista. “Muitas vezes recebemos notícias sobre crime organizado, assassinatos em massa, violência policial e atentados promovidos por chefes de tráfico, porém, a mídia não chama essas ações de terrorismo, por mais que elas sejam em si práticas terroristas. Essas implantações de terror foram bastante utilizadas pelos grupos do narcotráfico na Colômbia nos anos 80 e 90, por exemplo”, afirma o professor da Universidade Anhembi Morumbi.

Leia Mais

Confira também:

Precisamos Falar Sobre Estado Islâmico

Confira também

Humor: Os Melhores Memes do Debate da RedeTV

O segundo debate entre presidenciáveis foi organizado pela RedeTV, e nós aqui seguimos dando prosseguimento ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *