Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
Menu & Busca
Born Sexy Yesterday – uma má representação feminina no cinema

Born Sexy Yesterday – uma má representação feminina no cinema

Por Marina Fontenelle – Fala!PUC

O gênero de Ficção vem crescendo muito nos últimos tempos, ganhando cada vez mais espaço com a evolução da tecnologia. As possibilidades cada vez menos limitadas permitem que criadores de conteúdo explorem mundos, histórias e personagens cada vez mais inacreditáveis e cheios de imaginação.

Porém, ao mesmo tempo que isso proporcionou personagens incríveis e icônicos como Darth Vader, Spock, Trinity, Morpheus e Dr. Emmett Brown, também surgiram personagens que denunciam facetas da sociedade, como o reflexo desagradável da mente masculina a respeito do corpo feminino e idealização de relacionamentos que não seriam saudáveis ou sequer possíveis na vida real.

O que é Born Sexy Yesterday?

Born Sexy Yesterday foi um termo criado para descrever um tipo de personagem feminino que tem como característica não entender ou não conhecer o mundo, o sexo oposto e meios de convívio social. Born Yesterday é um termo da língua inglesa usado para descrever alguém ingênuo, alguém que não possui experiências suficientes para que possa se defender ou entender o mundo como ele é. Se essa descrição te fez pensar em uma criança, não é por acaso, uma mente infantil vê o mundo de uma forma inocente e pura, e não compreendem muitas vezes a consequência de suas ações. Então, quando tratamos de personagens Born Sexy Yesterday, é como se a mente de uma criança estivesse no corpo de uma mulher adulta e atraente.

[read more=”Leia Mais” less=””]

Dentro da ficção, estas personagens são trazidas ao mundo totalmente formadas fisicamente, mas com nenhum conhecimento prévio de convívio ou sociedade. Ela pode ser um android, uma sereia, um alienígena ou uma mulher crescida na selva, mas nenhuma delas saberia viver em uma cidade normal ou entender sua rotina, e portanto precisam ser auxiliadas por outra personagem – normalmente um homem. Essa figura feminina nunca é o centro da trama, e serve apenas de interesse romântico ao protagonista.

Se você acha que essa construção irreal de uma personagem feminina é rara, está muito enganado. Você pode encontrá-las em desde episódios das series originais de STAR TREK:VOYAGER (1995-2001) a CLOUD ATLAS (2012). Filmes clássicos como PLANETA DOS MACACOS (1968) e O QUINTO ELEMENTO (1997) usam essas personagens em seus roteiros e muitas vezes a ingenuidade da personagem é usada como desculpa para que ela faça algo extremamente sexual na frente de homens, pois uma Born Sexy Yesterday nunca sabe que tem algum efeito no sexo oposto. Uma cena muito comum e recorrente é a personagem ficar completamente nua sem entender o constrangimento e euforia dos outros ao seu redor.

O filme SPLASH: UMA SEREIA EM MINHA VIDA (1984) tem como uma de suas primeiras cenas Madison (a sereia) saindo nua em Nova York, sendo fotografada e cercada por todos e não entendendo o que estava acontecendo.

QUORRA de TRON: O LEGADO (2010) é um algoritmo no formato de uma mulher descrita como perfeita. Ela possui um conhecimento vasto sobre tudo, desde de arte a lutas marciais, mas quando se trata de relação humana e social, ela é uma criança inocente. Serve de interesse romântico para o protagonista de Sam Flynn.

GISELLE de ENCANTADA (2007) era um desenho animado que ganha vida e vem parar no mundo real, onde a rotina e vida social são totalmente diferentes do que esta acostumada. Então ela conhece Robert, de quem serve como parceira romântica, e é ele que a ensina e mostra o mundo a sua volta.

Outros exemplos podem ser: MINHA NOIVA É UMA EXTRATERRESTRE (1988), PLANETA PROIBIDO (1956), SHEENA (1984), CHOBITS (2002), OUTLAW STAR (1998), A MÁQUINA DO TEMPO (1960), THE NEW WORLD (2005) e STARGATE (1994).

Qual a fantasia atrás desta personagem?

O protagonista de um roteiro que se utiliza de uma Born Sexy Yesterday também segue um padrão: sempre são homens comuns que ou por escolha ou por falta de vontade ou habilidade se encontra fora de um relacionamento. Ou não querem ou não conseguem o amor. São personagens que não possuem nenhuma habilidade extraordinária, alguém que nunca se destaca na multidão ou, em outras palavras, alguém que não despertaria facilmente a atenção.

Então, por alguma vontade do destino, eles encontram essa mulher maravilhosa, mas que nunca conseguiriam conquistar. Mas esta mulher incrível nunca conheceu outro homem, e portanto não importa o que ele faça, ele será o homem mais incrível da Terra.

Cria-se uma relação em que o homem não corre risco de rejeição e não precisa se esforçar como parceiro, afinal a mulher envolvida nunca teve relações passadas e pouco provavelmente terá uma relação futura. Sendo o único homem em sua vida,  ela não teria com o que compará-lo nem saber o que exigir dentro do relacionamento. Born Sexy Yesterday narra uma relação de desigualdade e se liga diretamente com uma insegurança masculina. Nesses casos, o homem tem total controle da parceira, que depende dele para tudo.

Raramente, quando os papeis se invertem, como em QUERO SER GRANDE (1988) e PLEASANTVILLE (1998), onde as mulheres tem o papel de ensinar ao homem questões de convivo social e sexual, a mulher se apaixona apesar disso, já o homem se apaixona justamente por ter esse papel de mentor.

É importante falar que: inocência e infantilidade não são sexy, inteligência por outro lado sim. Dependência e relacionamentos desiguais não são saudáveis, já relacionamento onde ambas as partes são iguais é.

[/read]

0 Comentários

Tags mais acessadas