Home / Universidades / Cásper / Oportunidades profissionais e política internacional foram temas abordados na visita do Embaixador Francês na Cásper Líbero

A Faculdade Cásper Líbero recebeu, na tarde de 17 de fevereiro, a ilustre visita do embaixador da França, Laurent Bili. O evento, que foi sediado no auditório Aloysio Biondi, contou com a presença de alunos de todos os cursos da faculdade, professores e do vice-diretor da faculdade, Prof. Dr. Antonio Roberto Chiachiri Filho.

Foto salva xoxo 4OPA
Foto: Mauricio Abbade.

A conversa foi iniciada com uma pequena apresentação do embaixador, que antes havia exercido a mesma função na Turquia e na Tailândia. Em seguida, Laurent falou brevemente sobre a próxima (e antiga) relação entre o Brasil e a França, mencionando desde a Missão Artística Francesa no Brasil, que aconteceu em 1816, até o grande apoio e participação brasileira na recente COP21 de Paris, em 2015.

Assuntos como intercâmbios culturais, mercado de trabalho francês na área de comunicação, a atual situação dos refugiados, crise econômica brasileira, governo Trump, BREXIT, o recente impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e uma possível Olimpíada sediada na França, em 2024, foram temas das perguntas elaboradas pelos alunos e professores presentes.

Foto salva xoxo 3OPA
Foto: Mauricio Abbade.

Sobre a instabilidade no cenário econômico brasileiro, Laurent garantiu que não ocorreram grandes impactos nas relações diplomáticas e econômicas já existentes e pré-estabelecidas com a França. Entretanto, afirma que a imagem do país, devido à falta de confiança que surgiu a partir da crise, decaiu para futuros investidores, e que hoje, o Brasil não é mais encarado como um “paraíso de investimentos”.

Quando perguntado sobre a posição da França em relação a posse de Trump e a saída do Reino Unido da União Europeia, o embaixador se limitou a dizer que ambos os eventos são muito recentes, portanto, ele não teria como opinar a respeito. Laurent também foi conciso ao falar sobre o papel do embaixador frente à crise de refugiados, dizendo apenas que as maiores providências foram tomadas na Turquia, ainda quando ele era embaixador no país, onde, através de programas nas embaixadas, eram aceitos pedidos de asilo político.

Foto salva xoxo 2OPA
Foto: Mauricio Abbade.

Ao final da visita, o Fala!Cásper conversou com algumas alunas que participaram do evento, a fim de ouvir suas opiniões.

Elisa Campanario, estudante de jornalismo, admite que a palestra não a surpreendeu, pois já esperava um comportamento mais cauteloso e um certo pudor para alguns assuntos por parte de Laurent. Bruna Anielle, também aluna do curso de jornalismo, aponta que em nenhum momento ele emitiu uma opinião própria e sempre fala em nome do país. Contudo, ambas concordaram que foi uma experiência enriquecedora, proporcionando um maior contato tanto com o mundo político, como sobre as oportunidades profissionais criadas pela relação entre Brasil e França.

Por: Alicia Gouveia e Guilherme Strabelli – Fala! Cásper

Confira também

39° Semana de Jornalismo PUC-SP abordará o tema “Jornalismo na América Latina”

Por Leticia Assis – Fala! PUC   A 39° Semana de Jornalismo, organizada pela Pontifícia ...