Home / Colunas / Mistério é coisa de mulher sim!

Mistério é coisa de mulher sim!

O mundo literário tem crescido cada vez mais nos últimos anos, assim como as suas adaptações para o meio cinematográfico. A cena de suspense/ação na área da literatura tem sido bastante explorada, e novos autores e autoras têm tornado as experiências totalmente diferentes. Esse é exatamente o caminho que a americana Gillian Flynn tem traçado nestes últimos anos. A autora é formada em jornalismo, escreveu 3 livros que foram lançados no Brasil (e em mais de 20 países), sendo que 2 deles já foram adaptados para o cinema,  e antes de se entregar ao mundo literário, ela trabalhava como crítica de cinema e TV. A diferença mais marcante em seus textos é o uso de mistérios e crimes policiais, além de ter em seus protagonistas algo pouco explorado nesse segmento: mulheres.

Seu primeiro livro, “Lugares Escuros”, tem como personagem principal Libby Day, uma mulher que quando tinha 7 anos viu sua família ser assassinada brutalmente. A única pessoa que ela via como provável assassino era seu irmão mais velho, Ben Day. O livro conta como Libby percebe que cometeu um erro, e como ela correrá atrás de paz para a sua alma. A história é totalmente chocante ao final do livro e, ao mesmo tempo, deixa o leitor pensando se realmente isso aconteceu. A Paris Filmes comprou os direitos do livro e em março deste ano “Lugares Escuros” se tornou filme, tendo como protagonista a atriz Charlize Theron.

lugares escuros

Outro de seus livros adaptados para o cinema foi o indicado ao Oscar de melhor atriz, “Garota Exemplar”. O livro conta sobre o sumiço de Amy, uma mulher que parece ser totalmente normal e comum, mas que é “agredida” e “traída” por seu marido Nick. No dia de seu 5º aniversário de casamento, Amy some e todas as pistas deixam a crer que ela está morta e que Nick é o culpado de tudo. O filme que revelou Rosamund Pike, como Amy, tem uma trama que prende o leitor e o espectador com a sensação de que a história pode mudar a qualquer momento. E você tem que escolher um lado, assim como em “Lugares Escuros”.

GAROTA_EXEMPLAR_1360264778B

Seu livro menos conhecido, que ainda não se tornou filme (mas tem tudo para ser um filme que fará muitos terem pesadelos) é o “Objetos Cortantes”. O livro trás Camille Preaker, uma jornalista que tem o trabalho de investigar mortes em sua cidade natal, de onde não trás boas lembranças. Porém, Camille tem um sério problema com objetos cortantes. O livro mostra como o trauma de uma criança pode torná-la introvertida e sozinha.

objetos cortantes

Gillian tem um excelente trabalho ao montar suas personagens. São mulheres fortes que sabem o que as faz ser como são, mas que não querem ser passadas para trás. O que Camille, Amy e Libby têm em comum é a vontade de ser independente do seu passado, e tentar ter um futuro bom. Porém, cada uma delas encontra um caminho diferente para fazê-lo. O que se espera é que Gillian Flynn continue com suas “garotas exemplares” em seus “lugares escuros” cheios de “objetos cortantes”. O importante é provar que suspense também é coisa de mulher, e que todas essas personagens são pessoas que não têm medo da morte (e olha que a enfrentaram de frente!).

Qual desses vocês já leram ou assistiram? O que acharam deles?

Por: Gabrielle Batista – Fala!M.A.C.K

Confira também

Elenco e produção da Globo relembram sucessos de 2017 e anunciam novela de tema medieval para 2018

Por Tatiane Vieira de Melo – Fala! Universidades   A sexta-feira da CCXP17 lotou as ...