Home / Colunas / Conheça o Espaço Higienópolis, que conta com sarau, gincanas e república para jovens universitários

Por Patrícia Carvalho – Fala! M.A.C.K

É por meio de Flash Mobs, encontros na garagem do Espaço Higienópolis, gincanas, séries, Talk Show’s e até mesmo sarau que os jovens da Igreja Presbiteriana buscam transmitir mensagens bíblicas e fortalecer não apenas jovens cristãos, mas todos os jovens universitários que vêm do interior ou demais regiões e se sentem perdidos em São Paulo.

O desenhista industrial, Rodrigo Maia, de 29 anos, é um dos que estão por trás da criatividade dos eventos. “A maioria das ideias vêm de referências que, não só eu, mas todos do grupo vimos por aí pelo mundo. Acredito que hoje em dia temos que buscar sermos um pouco nexolistas, ou seja, vermos links em tudo que absorvemos por aí, seja Netflix, Facebook, Standup, Programas de TV, League Of Legends, Pokemon GO, Youtubers… enfim. São muitas áreas diferentes umas das outras, cabe a gente encontrar um nexo entre elas e assim modificar como ferramenta para nossa mensagem.”

Os temas dos debates também não são escolhidos por acaso. De acordo com a estudante de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie e também responsável pelas programações, Malu Jammal, de 19 anos, são feitas reuniões entre os organizadores. “A gente conversa sobre o que estamos vivendo, qual é a realidade do pessoal que frequenta, no que podemos ajudar os jovens. Basicamente tentamos ser bem realistas com os problemas e anseios do pessoal hoje em dia.”

Ao ser questionada sobre de que forma o Espaço Higienópolis pode ajudar os que estão iniciando a jornada universitária, Malu afirma que “de cara mesmo a gente ajuda nos doando como família pra quem estiver interessado. A maioria das pessoas que frequentam o EH estão ‘perdidas na cidade grande’, sem família, sem amigos, sem ter pra onde correr.”

Uma forma que o Espaço encontrou de ajudar os recém-chegados na cidade de São Paulo foi por meio do projeto República entre irmãos, que ocorre no início e no final de todos os semestres (nos meses de julho, agosto e novembro). O projeto é voltado para pessoas que estão à procura de moradia na região central da cidade ou que possuam vagas disponíveis para aluguel. Para participar é necessário preencher um formulário disponível no blog do Espaço Higienópolis e aguardar o contato dos responsáveis pela página. Apesar de não oferecer moradia aos jovens, eles indicam repúblicas confiáveis ou pessoas que possuam vagas, além de dicas sobre lugares com preços acessíveis, como funcionam as repúblicas e como morar sozinho.

Localizado na Rua Jaguaribe, próximo à Santa Casa, o Espaço conta com programações às sextas-feiras e aos sábados, por volta das 19h30. Os eventos são divulgados pelo blog e pela página oficial do Facebook. “Estamos sempre tentando nos manter abertos para qualquer tipo de visita.” acrescenta Rodrigo.

Clique para ver o formulário de inscrição do República entre irmãos

Clique para acessar a página do facebook do Espaço Higienópolis

Confira também:

– Conheça as Guerrilla Girls, grupo feminista que denuncia através da arte

– 5 digital influencers com conteúdo relevante que podem te fazer ver a internet de uma forma diferente

Confira também

Quadros de um país – exposição no Itaú Cultural retrata a história do Brasil

Por Renan Dantas – Fala! M.A.C.K   Vislumbrar a história do Brasil por meio de ...