Home / Universidades / Cásper / Casper Líbero realiza campanha de doação de sangue

Casper Líbero realiza campanha de doação de sangue

Por Julia Dal’Ava – Fala! Cásper

Na última terça-feira, dia 8, a Fundação Cásper Líbero realizou uma campanha de doação de sangue interna, a “Pequenos gestos podem salvar muitas histórias’’. Tendo como público alvo alunos, professores e funcionários, a retirada aconteceu entre 9 e 16 horas, colhendo mais de 45 bolsas de sangue.

A ação vem em bom momento, já que no inverno o número de doadores diminui significantemente.  O hospital Sírio Libanês coordenou o recolhimento, onde em um primeiro momento ocorria uma triagem que encaminhava o doador a um médico que avaliaria a situação do paciente e, o mesmo estando apto, fazia a retirada. Processo esse que não demora mais de 15 minutos se não houver filas.

A doação pode ser feita por homens a cada 60 dias, 4 vezes ao ano. Já as mulheres podem doar a cada 90 dias, 3 vezes ao ano. Quem não conseguiu doar na campanha pode procurar maiores informações de locais que façam o recolhimento de sangue no site da Secretaria do Estado de Saúde de São Paulo.

Mas fica a dica, para ser  um doador os requisitos são:

• Ter entre 18 e 69 anos, desde que a primeira retirada tenha acontecido antes dos 60 anos. (Menores de idade devem portar autorização dos responsáveis);
  • Estar em bom estado de saúde;
  • Pesar no mínimo 50kg;
  • Não estar em estado anêmico;
  • Apresentar documento original com foto;
  • Grávidas, mulheres no período de amamentação com bebês menores de 1 ano, pessoas que foram tatuadas ou colocaram piercing no período de 12 meses não podem  doar.

Rápido e sem dor você salva uma vida.

Confira também:

– Terapia holística: porque devemos tratar a doença, e não o doente

– Por que as dietas vegetarianas estão ficando mais populares?

Confira também

Cantando na Chuva – confira nossa resenha sobre o musical

Por: Isabella von Haydin – Fala! Cásper   Com orquestra ao vivo, como em todo ...