World Series 2021: Houston Astros e Atlanta Braves decidem o título
Menu & Busca
World Series 2021: Houston Astros e Atlanta Braves decidem o título

World Series 2021: Houston Astros e Atlanta Braves decidem o título

Home > Notícias > Esporte > World Series 2021: Houston Astros e Atlanta Braves decidem o título

Após vencerem as finais da Liga Americana e Nacional, Astros e Braves disputam a World Series

world series
Astros e Braves decidem a World Series 2021. | Foto: Reprodução/FiveThirtyEight.

Nesta terça-feira (26), se inicia a batalha pelo Commissioner’s Trophy, na grande decisão da principal liga de beisebol do planeta. De um lado, os vencedores da Liga Americana, Houston Astros, do outro, os campeões da Liga Nacional, Atlanta Braves. O primeiro capítulo da World Series 2021 acontecerá nesta noite, no Minute Maid Park, em Houston.

A trajetória do Houston Astros até a World Series

O representante da Liga Americana (AL) na Série Mundial deste ano, viveu uma verdadeira montanha russa na pós-temporada. Porém, durante a temporada regular, os Astros foram com alguma sobra a melhor equipe de sua divisão e conseguiram garantir uma vaga direta para o American League Divisional Series.

Em uma temporada que voltou a ter os tradicionais 162 jogos, o Houston Astros terminou a fase regular com um total de 95 vitórias e 67 derrotas. Este recorde lhe colocou com cinco vitórias de vantagem para o segundo colocado da AL Oeste, o Seattle Mariners, com 90 vitórias. Em terceiro ficou o Oakland A’s com 86; em quarto o Los Angeles Angels com 77; e em último o Texas Rangers com apenas 60 vitórias.

Os 95 de Houston o colocaram como o Seed 2 da Liga Americana nos playoffs, o que colocava em seu caminho a equipe de terceira melhor campanha da AL: o Chicago White Sox. Com um ataque dominante nos dois primeiros jogos, os Astros de José Altuve, Carlos Correa, Alex Bregman e companhia, levaram a melhor vencendo por 6 a 1 e 9 a 4, nos dois primeiros duelos. No Jogo 3 Chicago respondeu com um sonoro 12 a 6. Porém, o Jogo 4 foi um verdadeiro passeio e os Astros venceram por 10 a 1 em pleno Guaranteed Rate Field.

Na final da Liga Americana, Houston tinha em seu caminho a “história de Cinderela” nesta pós temporada, ou uma delas. O Boston Red Sox não era apontado como um dos favoritos, mas chegou a decisão da AL com muitos méritos e confiança ao eliminar New York Yankees e Tampa Bay Rays. No Jogo 1, os Astros fizeram valer o mando de campo e venceram por 5 a 4, abrindo 1 a 0 na série.

Mas nos Jogos 2 e 3, o duelo mudou completamente de figura. Com um festival de Grand Slams de um ataque inspiradíssimo, os Red Sox venceram por 9 a 5 e 12 a 3, abrindo 2 a 1 na série. Porém, foi no Jogo 4 que a balança voltou a pender para o lado laranja e não se equilibrou mais. 

Na nona entrada daquele jogo, os Astros anotaram 6 corridas, jogando fora de casa, e se fortaleceram muito mentalmente, ao contrário de Boston. Os Jogos 5 e 6 foram verdadeiros passeios do Houston Astros, que os venceram por 9 a 1 e 5 a 0, garantindo sua passagem para a grande decisão da MLB, a World Series.

Houston Astros celebrando o título da Liga Americana.
Houston Astros celebrando o título da Liga Americana. | Foto: Reprodução/The Playoffs.

A trajetória do Atlanta Braves até a World Series

O representante da Liga Nacional (NL) na Série Mundial deste ano, pode até ter vencido sua divisão, a NL Leste, mas nem de longe chegava aos playoffs como um dos principais candidatos ao título. Ao longo do ano, os Braves sofreram muito com lesões e perderam nomes como Ronald Acuña Junior e Ozzie Albies por tempo considerável (o primeiro, para o restante da temporada).

Apesar disso, Atlanta venceu a sua divisão com 88 vitórias, seis a mais que o segundo colocado Philadelphia Phillies. A efeito de comparação e curiosidade, o Atlanta Braves era a equipe na pós temporada com o menor número de vitórias na temporada regular, considerando tanto a Liga Nacional, quanto a Liga Americana. Com a Seed 3 enfrentaram o Milwaukee Brewers, considerados favoritos. 

Os Braves perderam o primeiro jogo por 2 a 1, porém foram três vitórias em sequência (3 a 0; 3 a 0 e 5 a 4) para garantir a presença na final da Liga Americana. Em seu caminho, nada mais nada menos do que os atuais campeões da MLB e o melhor elenco da liga: o Los Angeles Dodgers.

Sem seu melhor jogador em Ronald Acuña, enfrentando uma equipe superior, os Braves chegaram para a decisão da Liga Nacional como franco-atiradores. Nos dois primeiros jogos, um resultado que poucos esperavam, e Atlanta abriu 2 a 0 na série diante do poderoso Los Angeles Dodgers. No Jogo 3, LA respondeu e venceu por 6 a 5. No Jogo 4, uma verdadeira surra e os Braves venceram por 9 a 2 em pleno Dodger Stadium.

O Jogo 5 também foi um massacre, mas para o lado azul, os Dodgers venceram por 11 a 2. No Jogo 6, bastava os Braves aproveitarem o mando de campo e venceram mais um jogo para voltarem à World Series pela primeira vez desde 1999, e foi o que aconteceu. Uma vitória por 4 a 2 no Tourist Park, e o Davi derrubava o Golias para seguir sonhando com o título. A série terminou 4 a 2 para o Atlanta Braves, que com muita superação e um beisebol de muita qualidade, cresceu nos playoffs e se garantiu na World Series 2021.

world series
Atlanta Braves comemorando o título da Liga Nacional. | Foto: Reprodução/CNN)

A grande decisão entre Houston Astros e Atlanta Braves

A World Series deste ano coloca frente a frente duas equipes com trajetórias e campanhas diferentes, mas que possuem um desejo em comum: levantar o Comissioner’s Trophy e colocar seus nomes mais uma vez na história do beisebol. Os Astros irão vencer a segunda World Series de sua história, ou os Braves levarão o quarto da franquia, sendo este o primeiro do século?

A partir da noite de hoje, às 21h, a grande decisão da Major League Baseball se inicia para Houston Astros e Atlanta Braves. Como ambos já provaram, no beisebol o favoritismo é apenas uma narrativa, e quando a bola branca de costuras vermelhas for arremessada pela primeira vez no Minute Maid Park, absolutamente tudo pode acontecer. Apenas quatro vitórias separam a glória eterna de um desses times. Quem será o grande campeão?

*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala! Universidade. Se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).

_____________________________________________________

Por Filipe Saochuk – Fala! PUC-SP

Tags mais acessadas