Verão 2022: veja 10 dicas para unir saúde e diversão
Menu & Busca
Verão 2022: veja 10 dicas para unir saúde e diversão

Verão 2022: veja 10 dicas para unir saúde e diversão

Home > Lifestyle > Verão 2022: veja 10 dicas para unir saúde e diversão

O verão já começou neste 21 de dezembro e é época de se divertir. No entanto, é importante não deixar de lado os cuidados com a saúde. Agora, além de precisarmos cuidar do corpo por conta das altas temperaturas, é necessário nos protegermos também contra o coronavírus.

As medidas de proteção contra a Covid-19 foram reduzidas e, neste verão, já é possível sair de casa e aproveitar melhor a época do ano. Mas é importante não negligenciar a saúde. Por isso, hoje, vamos dar 10 dicas para unir diversão e saúde e aproveitar o verão da melhor forma possível.

Verão 2022
Saiba como se divertir e cuidar da saúde neste verão. | Foto: Reprodução.

10 dicas para o verão 2022

Hidrate-se

Beber água é essencial sempre, mas no verão é mais importante do que nunca, já que o corpo perde a hidratação com muito mais facilidade. Consuma a quantidade ideal de água para o seu o corpo. O mínimo são 35 ml por quilo. Assim multiplique 35 ml pelo seu peso e calcule o valor indicado. Para quem quiser dar uma diferenciada de vez em quando, dá para apostar em sucos para se hidratar e se refrescar no verão. Mas tome cuidado com o açúcar e invista em sucos naturais preparados na hora.

Alimente-se bem no verão 2022

Para curtir o verão com a saúde em dia, mantenha uma alimentação equilibrada. Invista em alimentos naturais e que ajudam no bom funcionamento do metabolismo. Não esqueça de incluir os macronutrientes básicos nas refeições: carboidratos, proteínas e gorduras boas.

Cuidado com o excesso de comida nas festas de fim de ano

Com a chegada do Natal e Ano Novo, é comum passar do limite e acabar comendo mais comida do que deve. Por isso, tome cuidado com o excesso. Pode aproveitar e comer de tudo um pouco, mas tenha moderação nas quantidades. Respeite o limite do próprio corpo.

Cuidado com as bebidas alcoólicas

Nas festas de fim de ano, é comum também que as pessoas aproveitam para consumir bebidas alcóolicas. Nesses casos, é importante tomar cuidado com os excessos, principalmente, porque as bebidas provocam desidratação do corpo. Por isso, consuma com moderação e lembre-se de ingerir água para manter a hidratação em dia.

Siga os protocolos de proteção contra a Covid-19

Embora a maioria das pessoas já estejam vacinadas e a pandemia tenha melhorado, o vírus ainda é uma ameaça. Por isso, não deixe de tomar certos cuidados. Evite lugares fechados com muita gente, não abandone o uso das máscaras e não esqueça de continuar usando álcool em gel.

Use protetor solar no verão

O cuidado com a pele é essencial para se proteger contra os danos dos raios solares. Por isso, use, diariamente, filtro solar, especialmente, no verão. A aplicação não deve ser feita apenas quando for à praia, use sempre, independente se vai ao shopping, praia, praça ou ficar em casa. Além disso, lembre-se de reaplicar algumas vezes durante o dia para reforçar a proteção.

Evite longa exposição ao sol no verão

Além de usar o protetor solar, é importante tomar cuidado com o período de exposição ao sol. Não é adequado ficar o dia inteiro em contato com o sol, mesmo usando proteção. É preciso também evitar sair nos horários em que os raios solares são mais intensos, que é das 12:00 às 16:00.

Cuidado com os fungos

Durante o verão, é comum que as pessoas fiquem muito tempo com o corpo molhado, especialmente por ir à praia e à piscina. As altas temperaturas junto à umidade do corpo favorecem o aparecimento de fungos, contribuindo para o surgimento de doenças como micose e candidíase.

Evite alimentos pesados

Como já falamos, alimentar-se bem é extremamente importante. Nessa época do ano, é indicado evitar alimentos que sejam mais pesados, como comidas gordurosas e carnes mais difíceis de dirigir. O consumo desses alimentos provoca o aumento da temperatura do corpo, podendo causar má digestão.

Proteja os olhos

O cuidado com os olhos costuma ser muito negligenciado. Os raios solares não causam danos apenas à pele, mas também aos olhos, sendo responsável por causar diversas doenças oculares graves. Por isso, use óculos de sol ou óculos de grau com proteção contra os raios.

Agora que você já sabe como cuidar da saúde no verão, já pode aproveitar a época do ano com muita diversão e com a consciência leve.

____________________
Por Giovana Rodrigues – Redação Fala!

Tags mais acessadas