Veja 5 religiões politeístas que ainda fazem muito sucesso
Menu & Busca
Veja 5 religiões politeístas que ainda fazem muito sucesso

Veja 5 religiões politeístas que ainda fazem muito sucesso

Home > Entretenimento > Cultura > Veja 5 religiões politeístas que ainda fazem muito sucesso

Desde as primeiras civilizações, os seres humanos buscam materializar ou expressar suas inquietações por meio da religião. De início, a maior parte, ou até mesmo quase todas as religiões, eram de cunho politeísta, isto é, acreditavam em muitos deuses. Portanto, a seguir, vamos listar 5 religiões politeístas que ainda fazem muito sucesso em filmes, animes e séries.

religiões politeístas
Veja 5 religiões politeístas que ainda fazem muito sucesso em produções cinematográficas. | Foto: Reprodução.

Religiões politeístas ao redor do mundo

Religião no Egito Antigo

O Egito Antigo é uma das principais civilizações que apresentou uma religião politeísta. Além de seus deuses, eles acreditavam na vida após a morte e praticavam a mumificação dos corpos de seus entes queridos. Além dos deuses e da mumificação, viam em seu governante, o Faraó, como se fosse um deus vivo, e em alguns momentos de sua história, ele realmente se auto-intitulava deus. Mas, tirando isso, os principais deuses do panteão egípcio incluíam: Rá (deus do Sol), Osíris, Anúbis, Tot (deus da sabedoria), Iris, Geb e Nut. Vale lembrar que os egípcios adoravam alguns animais como gatos e crocodilos, já que acreditavam que eles representassem os deuses na forma viva.

Religião na Grécia Antiga

A Grécia Antiga também apresentava uma religião politeísta, com vários deuses ocupando seu panteão. O diferencial é que nela há os semideuses, que são filhos de deuses com seres humanos ou outras criaturas. Os deuses não possuíam representações animais, com a exceção de Zeus, que em algumas histórias era visto como um grande Gavião ou Falcão. Seus principais deuses eram Zeus (pai de todos, deus do trovão), Atena (deusa da sabedoria), Ares (deus da Guerra), Hades (deus da morte), Poseidon (deus da água e dos mares), Dionísio (deus do vinho e das festas), Afrodite (deusa do amor), Hera, Ártemis (deusa da caça) entre outros. Os semideuses mais conhecidos são Hércules, Teseu e Perseu.

Religião na Roma Antiga

A Roma Antiga é um tanto quanto complexa em sua religião politeísta, pois seu panteão se modificava conforme a sua expansão territorial englobava outros povos. Mas o que se pode obter disso são os principais deuses já que suas formas e representações são abstrações da forma grega. Logo, temos Júpiter (Zeus), Marte (Ares), Netuno (Poseidon), Plutão (Hades), entre outros. Esse processo se chama aculturação e aconteceu com outros povos que foram conquistados pelos romanos.

Religião Viking

Os Vikings, povo que viveu nos países nórdicos como Finlândia, Noruega, Islândia, entre outros, também possuíam seu panteão de deuses. Apesar de ser pouco conhecido, esse povo ganhou destaque mais recentemente com a série Vikings e The Last Kingdom, mostrando a luta desses povos para manterem seus vilarejos e habitantes livres do domínio católico. Seus principais deuses são: Thor, Odin, Loki, Freya, Sif, Balder, Frey, entre outros.

Xintoísmo

O Xintoísmo é uma das religiões presentes e cultuadas no Japão. Existente desde os tempos pré-históricos do Japão, é uma religião que cultua a natureza e os elementos naturais, estes sendo chamados de Kami. Esse culto possui como finalidade pedir por ajuda, já que, diferente dos deuses gregos, egípcios e romanos, eles possuem poderes limitados, mas que podem ajudar no dia a dia. O xintoísmo convive lado a lado com o budismo no Japão.

_______________________________
Por Leonardo Silva Aguirre – Fala! UFMS

Tags mais acessadas