Seja você professor, advogado, jornalista, profissional de qualquer área ou estudante nunca é cedo ou tarde demais para aprender a arte da comunicação e aperfeiçoá-la
A comunicação é inerente aos seres humanos, isto é fato, desde as barrigas das nossas mães. Ela é fundamental para o processo de autoconhecimento e para o desenvolvimento de bons relacionamentos interpessoais.
Com a pandemia e as medidas restritivas de isolamento e distanciamento social, a maioria de nós se viu confinado com os pais, irmãos, avós, tios, namorado, namorada, sozinhos. Encontros, reuniões, rolês com os amigos, os colegas de trabalho e os crushes? Só virtualmente.
Se você, leitor, já sentiu certa dificuldade para se comunicar com outras pessoas, deve então saber ou imaginar como está sendo difícil lidar com as inseguranças, receios e paranoias neste período. A comunicação no virtual, que já era intensa através das redes sociais, tomou conta de nossas vidas. Mas se adaptar assim do dia para a noite não é fácil, ainda mais em meio a uma pandemia.
Pensando nisso, trouxe cinco indicações de livros de autoajuda que, com certeza, vão melhorar sua comunicação no dia a dia (on-line). Se você está cansado(a) – como eu – daquela reunião on-line do trabalho, morrendo de saudade de fofocar pessoalmente com os amigos, mas se sente desestimulado ou não está muito afim de interagir: essa lista é para você.
Livros de autoajuda para melhorar a comunicação
1. O ano em que disse sim: Como dançar, ficar ao sol e ser a sua própria pessoa, de Shonda Rhimes
Criadora e produtora de programas e séries famosas dos Estados Unidos, como Grey’s Anatomy e How to Get Away with Murder, neste livro, Shonda fala sobre a importância do amor-próprio e do empoderamento ao revelar toda a fragilidade de sua timidez e introspecção. Até o momento, claro, em que ela criou seu “ano do sim” e topou todas as oportunidades profissionais e pessoais que surgiram pela frente, a fim de superar os obstáculos que os medos impunham à sua vida, motivando os leitores a fazerem o mesmo.
2. A coragem de ser imperfeito: Como aceitar a própria vulnerabilidade, vencer a vergonha e ousar ser quem você é, de Brené Brown
Sabe aquela velha e famosa frase “Ninguém é perfeito”? O livro é inspirado em uma palestra do TED, no qual a autora fala sobre a vulnerabilidade, o medo, a vergonha e a imperfeição, sentimentos que requerem coragem. Neste livro, Brené aborda a necessidade de enfrentá-los, algo que nem sempre é fácil, afinal, encará-los significa dar vida aos nossos medos. Através de suas descobertas e estratégias bem-sucedidas, a autora nos desafia aos ganhos da exposição, que podem transformar a forma como vivemos e nos relacionamos.
3. Como fazer amigos e influenciar pessoas, de Dale Carnegie
Um antigo clássico da comunicação escrito por Dale Carnegie, conta com mais de 50 milhões de exemplares vendidos. Neste livro, o autor apresenta métodos, técnicas e traz conselhos para o universo das relações, instruindo os leitores a alcançarem suas metas e objetivos, sejam eles pessoais ou profissionais.
4. Roube como um artista: 10 dicas sobre criatividade, de Austin Kleon
Nada se cria e tudo se copia? Quais e quem são suas inspirações? São algumas perguntas que Austin Kleon, designer e escritor, faz ao leitor. Com a presença de inúmeras mensagens e ilustrações positivas, motivacionais e bem-humoradas, Austin sugere que, para ser criativo, basta ser autêntico, incentivando, por meio de exercícios, o uso da criatividade do leitor.
5. O caminho do artista, de Julia Cameron
O que é ser artista? Quem é artista? No imaginário social, são os músicos, atores, escritores, mas será mesmo? Não importa de qual área você seja, você é um artista, talvez só não tenha descoberto ainda. Neste livro, a autora apresenta um programa de doze semanas, trazendo uma série de exercícios, reflexões e ferramentas para ajudar o leitor a trilhar o caminho do artista, despertar sua criatividade e recuperar a autoconfiança, estimulando ainda o autoconhecimento.
________________________________
Por Isabel Bartolomeu – Fala! PUC-SP