A Netflix é uma das plataformas de streaming mais famosas do mundo, com atualizações mensais no catálogo com filmes, séries, animes, documentários e reality shows, além de produções originais e algumas delas são inspiradas em livros e muitas pessoas podem não saber. Conheça cinco livros que viraram filme na Netflix:
Livros que viraram filme na Netflix
Trilogia Para Todos os Garotos que Já Amei

Talvez a mais famosa dentre as adaptações da Netflix, a trilogia de Jenny Han ganhou três filmes, um para cada livro. O primeiro filme, chamado Para Todos os Garotos que Já Amei, assim como o primeiro livro, foi lançado na plataforma em 2018, dirigido por Susan Johnson e o roteiro escrito por Jenny Han e Sofia Alvarez. A história conta sobre Lara Jean (Lana Condor), uma adolescente comum, que tem cinco cartas de amor enviadas para os garotos que ela já foi apaixonada durante sua vida e se encontra em uma confusão sentimental em decorrência do envio das cartas.
O segundo filme, intitulado Para Todos os Garotos: P.S. Ainda Amo Você, foi lançado em 2020 e corresponde ao segundo livro, P.S. Ainda Amo Você. A produção foi dirigida por Michael Fimognari e o roteiro por Sofia Alvarez e J. Mills Goodloe. A continuação retrata a vida de Lara Jean agora com dois dos cinco garotos das cartas: Peter Kavinsky (Noah Centineo) e John Ambrose (Jordan Fisher).
Para fechar, a última produção, Para Todos os Garotos: Agora e Para Sempre (2021), é adaptação do livro Agora e Para Sempre, Lara Jean. Dirigido por Michael Fimognari e roteirizado por Katie Lovejoy, a história mostra a protagonista com grandes decisões a serem tomadas sobre o futuro.
Bird Box

Outra adaptação que ficou bem famosa no seu lançamento em 2018 foi Bird Box, escrita por Josh Malerman, na produção da Netflix foi dirigida por Susanne Bier e roteirizada por Eric Heisserer. Toda adaptação é voltada para o mundo pós-apocalíptico em que Malorie (Sandra Bullock) tenta sobreviver com seus filhos, onde uma força do mal gera suicídio em quem a vê.
Pai em Dobro

Uma adaptação sobre o livro brasileiro de Thalita Rebouças, Pai em Dobro foi lançado em 2020, sob direção de Cris D’Amato e roteiro de Renato Fagundes, Marcelo Andrade, João Paulo Horta e Thalita Rebouças, que também faz participação no filme. A produção explora a história de Vicenza (Maísa Silva) em busca do seu pai, mas acaba encontrando dois pais.
Enola Holmes

O filme lançado em 2020 narra as aventuras da irmã mais nova do famoso detetive britânico Sherlock Holmes (Henry Cavill). Enola (Millie Bobby Brown) tenta escapar dos padrões femininos da época e acaba envolvida no Caso do Marquês Desaparecido, nome do romance em que a produção foi baseada, escrita por Nancy Spinger, lançado em 2006. O filme também mostra o irmão mais velho de Sherlock, Mycroft (Sam Claflin) e a mãe, Eudoria (Helena Bonham Carter). O filme é dirigido por Harry Bradbeer e roteirizado por Jack Thorne.
Dumplin’

De 2018, a adaptação do livro que leva o mesmo nome, Dumplin’ é escrito por Julie Murphy e o filme é dirigido por Anne Fletcher e o roteiro é assinado por Kristin Hahn. Em Dumplin’, a história de Willowdean Dickson (Danielle Macdonald) enfatiza a luta contra os padrões de beleza com um protesto em um concurso de Miss, em que a mãe de Will e ex miss, Rosie (Jennifer Aniston), é uma das encarregadas do evento.
______________________________
Por Maria Fernanda Farias Arival – Fala! Universidade Federal do Acre