Veja 5 cidades brasileiras que possuem reservas naturais
Menu & Busca
Veja 5 cidades brasileiras que possuem reservas naturais

Veja 5 cidades brasileiras que possuem reservas naturais

Home > Lifestyle > Viagens > Veja 5 cidades brasileiras que possuem reservas naturais

O Brasil é um país rico em patrimônios culturais e naturais, segundo a Unesco, somam-se 20 no total, sendo eles 13 culturais e 7 naturais. É como já cantava Jorge Ben Jor, “Moro num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza”. Conheça as 5 das mais belas e visitadas reservas naturais do Brasil.

Reservas naturais no Brasil

Fernando de Noronha (PE)

Além de possuir a reserva biológica de Atol das Rocas, Fernando de Noronha é um destino muito cobiçado pelos brasileiros por apresentar uma riqueza imensa de águas, que são de grande importância para a criação de tubarões, tartarugas marinhas e diversos mamíferos marinhos. As ilhas, tombadas em 2001, são a maior concentração de aves marinhas tropicais do atlântico ocidental, e paisagens paradisíacas de tirar o fôlego, por esse motivo, o governo pernambucano executa um controle restritivo e controlado de visitas. 

Fernando de Noronha
Fernando de Noronha, um dos locais que mais possui reservas naturais no país. | Foto: Reprodução.

Cataratas do Iguaçu (PR)

O parque nacional do Iguaçu, tombado como patrimônio em 1986, é uma das atrações mais importantes do Brasil. Também é lar de uma imensa fauna e flora, entre elas a lontra e o tamanduá vermelho, que atualmente correm risco de extinção. Em 2015, o lugar bateu 1,5 milhão de visitantes de diversas partes do mundo, ultrapassando o número de 2014. Possuem diversas passarelas que revelam paisagens mais deslumbrantes do planeta, as Cataratas do Iguaçu, cartão postal do parque que tem 275 quedas d’água, estendendo-se para 2.700 metros, podendo chegar a 82 metros de altura.

reservas naturais no Brasil
Cataratas do Iguaçu. | Foto: Reprodução.

Pantanal (MT)

Complexo de quatro áreas protegidas no Brasil, localizado no centro-oeste do país, é sede do maior ecossistema de água doce do mundo. Nos anos 2000, foi tombada, entretanto, a região ficou muito conhecida por possuir aproximadamente 15.692.200 hectares, tendo um aspecto valioso que chama a atenção de visitantes de várias parte do mundo.

pantanal reservas naturais
Pantanal. | Foto: Reprodução.

Chapada dos Guimarães (MT)

Localizado no estado do Mato Grosso, o parque nacional da chapada dos Guimarães é uma imensa unidade de conservação brasileira, cuidando da preservação do Cerrado. É um bioma muito frequentado por turistas amantes de montanhas, cachoeiras, cavernas e grutas.

reservas naturais
Chapada dos Guimarães também se destaca por suas reservas naturais. | Foto: Shutterstock.

Mata Atlântica (SP/PR) 

A região contempla reservas do estado de São Paulo e Paraná, sendo um dos lugares mais densos de florestas, montanhas, ilhas e até dunas. São 25 áreas protegidas, o que totaliza 20.020.532 mil hectares. A região faz parte da Serra do Mar e destaca-se por possuir mais de 300 tipos de cavernas, entre elas a Casa de Pedra, sendo o maior portal de entrada do planeta, possuindo 216 metros de altura.

Mata Atlântica
Mata Atlântica. | Foto: Reprodução.

______________________________
Por Ana Paula Vitória – Fala! Mack

Tags mais acessadas