Valentine's Day: confira cinco filmes para assistir na data
Menu & Busca
Valentine’s Day: confira cinco filmes para assistir na data

Valentine’s Day: confira cinco filmes para assistir na data

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Valentine’s Day: confira cinco filmes para assistir na data

Vanentine’s Day (ou Dia de São Valentim) acontece todos os anos no dia 14 de fevereiro, e é comemorado em diversos países como Estados Unidos, França e Portugal. Aqui, no Brasil, comemora-se o Dia dos Namorados em 12 de junho, um dia antes do Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro. Porém, nada impede que os brasileiros também celebrem a coragem do padre Valentim, que casava soldados e suas amantes de forma clandestina, já que era contra a política dos tempos de guerra, no Império Romano.

Para comemorar esta data em meio à pandemia, vamos elencar 5 filmes para assistir no Valentine’s Day, para entrar no clima de romance, estando solteiro ou acompanhado. A lista, com certeza, conta com dicas para agradar a todos os amantes apaixonados pelo amor, um sentimento que merece ser celebrado.

Filmes para assistir no Valentine’s Day

1. Idas e Vindas do Amor (2010), de Garry Marshall

idas e vindas do amor
Idas e Vindas do Amor, ótima opção para assistir no Valentine’s Day. | Foto: Reprodução.

É impossível pensar no dia 14 de fevereiro e não pensar no filme Idas e Vindas do Amor. No mesmo estilo de outros filmes como Simplesmente Amor (2003) e Noite de Ano Novo (2011), o longa é um compilado de histórias que se cruzam no dia se São Valentim, em Los Angeles, e conta com um elenco de peso, com Ashton Kutcher, Jamie Foxx, Anne Hathaway e Julia Roberts.

O diretor do filme é o responsável pelo clássico Uma Linda Mulher (1990), então bom humor e charme é o que não falta também. Além do exército de astros de Hollywood, o roteiro – escrito por Katherine Furgate – conta com os melhores clichês de filmes de romance. A famosa “cena de aeroporto”? Temos! Casamento indiano com danças típicas? Temos! A solteirona que odeia o Dia dos Namorados, mas acaba se apaixonando e recuperando sua esperança no amor? Temos, é claro!

Levando em consideração que estes clichês são os que fazem as comédias românticas tão adoradas, Idas e Vindas do Amor é uma ótima opção para assistir e se divertir.

2. Um Lugar Chamado Notting Hill (1999), de Roger Mitchel

romances no valentines day
Um Lugar Chamado Notting Hill. | Foto: Reprodução.

Feche os olhos, coloque o fone de ouvido e dê play na música She, de Charles Aznavour. Acredite, isto é essencial para introduzir esta clássica comédia romântica, que obviamente é estrelada pela incrível Julia Roberts, no papel da atriz Anna Scott. Este filme é um verdadeiro diferencial do gênero, principalmente pelo enredo e pelo humor britânico que ganha vida por meio de personagens icônicos como Spike (Rhys Ifans) ou Bella (Gina McKee).

William Thacker (Hugh Grant) é dono de uma livraria em Notting Hill, um bairro de Londres, e recebe a visita famosa atriz Anna Scott. Papo vai, papo vem, e os dois acabam se aproximando: ela, encantada pela vida normal e fora dos holofotes que William tem, com amigos carinhosos e uma família unida; e ele, apaixonado pela celebridade que sempre viu nas telonas, mas que mostra ser muito mais que isso. Os seus mundos são muito diferentes e ver como a relação se desenvolve é de uma delicadeza soberba, e os diálogos leves e bem humorados nos fazem sentir parte daquele mundo. 

3. Me Chame Pelo Seu Nome (2017), de Luca Guadagnino

Me Chame Pelo Seu Nome
Me Chame Pelo Seu Nome. | Foto: Reprodução.

Poucas histórias são mais universais do que as de um primeiro amor, e esta é a história de Me Chame Pelo Seu Nome. Baseado no livro de André Aciman, o filme narra a relação do jovem Elio Perlman (interpretado por Timothée Chalamet) com o estudante Oliver (Armie Hammer), quando ambos se encontram na casa de verão da família Perlman, na Itália.

Além das indicações às várias categorias do Oscar e a atuação arrematadora de Chalamet, o maior motivo para o longa estar na lista é pela identificação com os sentimentos dos personagens e com essa admiração que existe em um primeiro relacionamento. Não é apenas um filme importante por tratar-se de uma relação entre dois homens, o que é muito necessário, mas, sim, a vida de dois seres humanos que se percebem apaixonados, e por mais simples que a trama possa parecer, percebe-se que o amor realmente rende histórias possivelmente muito mais profundas e complicadas.

Um ótimo filme para assistir no Dia dos Namorados, para se emocionar e, também, para se apaixonar pelo casal principal.

4. Carol (2015), de Todd Haynes

valentine's day
Carol. | Foto: Reprodução.

Já que é para chorar, aqui vai mais um desses filmes que é bom ter um lencinho do lado quando for assistir. Carol (Cate Blanchett) e Therese (Rooney Mara) vivem um romance proibido na década de 1950, quando pensar em amar livremente era muito difícil. Para duas mulheres, então? Impensável! Mas apesar de tudo que acontece para impedir que esse amor aconteça, este filme não deixa de ser um dos retratos mais naturais e belos de um casal em filmes de romance.

O filme todo vale pela intimidade que as duas compartilham, principalmente através olhar fotográfico de Therese, que parece querer guardar cada segundo com a parceira. Além disso, a personagem de Mara se desenvolve completamente após conhecer Carol, ela se descobre como mulher e profissional, e ambas dividem esse olhar único sobre a vida.

Não é esta uma das coisas mais incríveis que um relacionamento pode trazer? Por isso é uma obra que vale a pena ver para comemorar o Valentine’s Day, e o melhor que ele representa para qualquer um.

5. Se a Rua Beale Falasse (2018), de Barry Jenkins 

filmes para assistir no valentines day
Se a Rua Beale Falasse. | Foto: Reprodução.

Este longa não é sobre duas pessoas se conhecendo, mas sobre como um relacionamento pode sobreviver em tempos difíceis. Os jovens Tish (KiKi Layne) e Fonny (Stephan James) são amigos de infância que começam a namorar no início da adolescência. Ou seja, é um amor da vida inteira. Mas quando ele é preso injustamente – sob acusações de subtextos racistas – e ela está esperando um filho dele, tudo é colocado à prova.

Apesar do drama, por escolha de Jenkins, focar mais nas questões de injustiça social e o drama pessoal advindo dela, é interessante colocar luz nos dois personagens principais. Ambos querem uma vida juntos, querem ter uma família e construir uma história a dois, o que é muito emocionante quando pensamos na situação difícil que se encontram.

O final é muito lindo e forte, realmente nos faz acreditar no poder que o amor pode ter em nossas vidas, e não só o romântico. Se estamos falando de um dia que celebra um padre casamenteiro, que esperava firmar casais para a vida toda, Se a Rua Beale Falasse faz jus a ele.

Espero que tenham gostado da lista e que ela sirva de inspiração para o Valentine’s Day, para que possamos comemorar o que ele representa: o amor. 

_________________________
Por Victória Clemente – Fala! Mack

Tags mais acessadas