Vacina da Novavax aponta 90% de eficácia contra a Covid-19
Menu & Busca
Vacina da Novavax aponta 90% de eficácia contra a Covid-19

Vacina da Novavax aponta 90% de eficácia contra a Covid-19

Home > Notícias > Vacina da Novavax aponta 90% de eficácia contra a Covid-19

A empresa norte-americana Novavax divulgou no domingo (14) os resultados dos testes clínicos da fase 3 da vacina contra a Covid-19 que está em desenvolvimento.

Segundo o comunicado oficial, o imunizante apresentou “100% de eficácia contra doenças moderadas e severas e 90,4% em geral”. Além disso, a divulgação aponta que a vacina possui 93% de eficácia contra as variantes que já foram descobertas.

Semelhante às outras vacinas disponíveis, a chamada NVX-CoV 2373, também será aplicada em duas doses. O estudo contou com a participação de 29.960 participantes de 119 locais nos EUA e no México dando ênfase aos grupos mais afetados pelo novo coronavírus pela Covid-19.

“Hoje, a Novavax está um passo mais perto de atender a necessidade crítica e persistente de saúde pública global por vacinas COVID-19 adicionais. Esses resultados clínicos reforçam que a NVX-CoV 2373 é extremamente eficaz e oferece proteção completa contra infecção moderada e grave”, afirmou o presidente e diretor executivo Stanley C. Erck.

A Novavax solicitará as autorizações regulatórias a partir do terceiro trimestre deste ano, “após a conclusão das fases finais de qualificação do processo e validação do ensaio”.

Depois dessa etapa, ao conseguir todas as aprovações dos regulamentos, a companhia buscará atingir a meta de fabricar 100 milhões de doses por mês até o final do terceiro trimestre e 150 milhões de doses por mês até o final do quarto trimestre.

vacina novavax
Vacina da Novavax conclui fase 3 e aguarda aprovação para começar a ser distribuída para população | Foto:Montagem/Reprodução

Saiba mais sobre a vacina da Novavax

O estudo da Novavax sobre a nova vacina aponta que reações adversas não ocorreram, apenas sintomas mais comuns em imunizações como dores musculares, fadiga e sensibilidade no local da injeção. Uma pequena parcela de pessoas apresentou efeitos colaterais considerados graves.

Os ensaios clínicos também confirmaram a eficácia da NVX-CoV 2373 contra as variantes do novo coronavírus. Contra a cepa original do vírus, 96,4% foi alcançado. A vacina demonstrou 89,7% contra a variante B.1.1.7, encontrada pela primeira vez no Reino Unido e que se propagou intensamente nos EUA e no México. No entanto, a vacina apresentou uma redução na eficácia, atingindo 48,6%, contra a variante B. 1.35, detectada na África do Sul.

O presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da Novavax, Gregory Glenn, apontou que o novo imunizante será fundamental diante das variantes do vírus que ainda surgem. “Esses dados mostram níveis elevados e consistentes de eficácia e reafirmam a capacidade da vacina de prevenir contra Covid-19 em meio à evolução genética contínua do vírus”.

Segundo aponta o The New York Times, devido a aceleração da vacinação nos EUA, o imunizante da Novavax deverá ser mais utilizado para ajudar outros países.

_____________________________

Por Lucas Kelly – Redação Fala!

Tags mais acessadas