O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP) está oferecendo 245 vagas para o curso gratuito e on-line de introdução à programação. As inscrições foram abertas na terça-feira (15) e vão até as 23h59 desta quinta-feira (17). Na sexta-feira (18), acontecerá o sorteio dos nomes que participarão do curso.
As aulas serão ministradas ao vivo nos dias 19, 20, 26 e 27 de junho, das 14h às 17h. Para fazer a inscrição, o estudante deve acessar o site da universidade. Os alunos que alcançarem 75% de participação poderão obter o certificado de conclusão. O curso EAD de introdução à programação da USP tem como público-alvo “alunos que não estejam familiarizados com os conceitos fundamentais de programação”.
Qual o objetivo do novo curso de introdução à programação da USP?
Segundo o Instituto da USP, o objetivo da aulas consiste em “apresentar os conceitos elementares da computação e as noções básicas necessárias para a programação de computadores, como a terminologia associada aos computadores, os algoritmos e a lógica de programação, assim como prevê a realização de uma prática simples com alguma linguagem de programação de alto nível”.
Dessa forma, o aluno poderá alcançar um conhecimento necessário para poder prosseguir com seus estudos nesta área de modo independente, caso seja o interesse.
Quais são os tópicos do curso?
Segundo informações disponíveis no site da instituição, os temas abordados serão:
- A importância da Computação no mundo atual e suas aplicações.
- Conceitos básicos sobre computadores: hardware, software, sistema operacional, compiladores e linguagens de programação.
- Resolução computacional de problemas: projeto de algoritmos; estruturas de decisão e repetição; tipos de dados simples; tipos de dados compostos (vetores, matrizes, strings e registros); funções e procedimentos.
- Prática simples com linguagem de programação de alto nível.
Assim, caso queira fazer sua inscrição no novo curso da USP, acesse o site da universidade.
_____________________________
Por Lucas Kelly – Redação Fala!