Os desafios da escola além dos muros, a cidade no processo de aprendizagem, a potência comunitária e cidade acolhedora e aprendente são temas do seminário gratuito que acontece dia 30 de novembro, em São Paulo; quem abre o encontro, no Insper, é o Psicanalista Christian Dunker.
USP, INSPER E ARQ. FUTURO
“A cidade é uma estranha senhora, que hoje sorri e amanhã te devora“, diz a canção infantil, sintetizando os prazeres e riscos proporcionados pela experiência urbana.
Composta no fim dos anos 1970, em meio ao êxodo rural que resultou nos atuais 85% da população vivendo em núcleos urbanos, a cidade dos sonhos e possibilidades é a mesma que nos ensina a erguer muros entre moradores.
Cidades Brasileiras
As cidades brasileiras cresceram mal, mantendo índices precários de saneamento, segurança, habitação. A chamada cidade informal, autoconstruída e carente de toda infraestrutura, ocupa a maior parte do tecido urbano, mas continua invisível e inacessível aos habitantes das zonas centrais, quando não aos gestores e planejadores.
O seminário parte da ideia de que a cidade pode ser considerada como uma escola. Uma escola de convivência e trocas simbólicas, o locus fundamental de aprendizagem da experiência pública, lugar formador do sentimento da urbanidade.
É preciso discutir os sentidos primários da cidade como lugar de passagem e ocupação, como território e espaço, introduzindo a hipótese da cidade como lugar de aprendizado e intervenção transformativa.
USP: FUVEST 2020 DIVULGA LOCAIS DA PRIMEIRA FASE DO VESTIBULAR
Cidades Inteligentes
Cidades inteligentes não são necessariamente as mais bem-dotadas de equipamentos culturais ou universitários, mas aquelas que contam com dispositivos de autorregulação e lógicas decisionais mais inclusivas e participativas. Elas permitem que a cisão entre centro e periferia, entre público e privado, entre formalidade e informalidade seja reconhecida e tratada.
Se, nas palavras do economista Edward Glaeser a cidade é “a maior invenção da humanidade” é preciso admitir que ela foi uma invenção coletiva. Se ela permite o florescimento da cultura, o debate de ideias, o exercício pleno da política e da cidadania é porque representa a realização material de bem comum e, portanto, a permanência do saber acumulado sobre seus problemas e soluções.
Assim como enfrentamos o desafio de fazer uma escola inclusiva, chegou a hora de pensar uma cidade que não se organize pelo princípio da exclusão e pela prática da segregação.
Educação nas escolas
A educação, neste caso, não é prerrogativa da escola, nem de seus professores ou planejadores, se bem que constatamos uma subtematização da cidade nos processos de aprendizagem escolar.
Ainda assim é possível pensar em fazer das escolas lugar potencial a partir do qual a transformação urbana possa ganhar impulso. Para tanto elas precisariam sair de seus próprios muros, rumo ao aumento de sua potência comunitária, o que já é particularmente notável nas áreas de baixa institucionalidade, onde há rarefação da presença do Estado.
Propomos então uma reflexão cruzada entre urbanistas e educadores em torno de uma cidade aprendente, o que envolve tanto a consideração curricular e a integração disciplinar de temas urbanísticos quanto o mapeamento e localização dos recursos aprendentes da malha urbana, particularmente.
Isso requer um esforço metódico de oferecer ao jovem conhecimento formal e sistematizado sobre o ambiente em que ele vive, ajudando-o a compreender desde os aspectos físicos da cidade até suas regras de governança; requer, sobretudo, a participação cidadã, ativa e transformadora no contexto de produção e disponibilização de saberes sobre a experiência da cidade.
Contra a cidade em estrutura reversível e cambiante que vai do condomínio ao presídio e do shopping center aos bolsões de miséria, propomos o retorno da cidade como lugar do comum. Contra a cidade como lugar de deriva dos refugiados em seu próprio país, propomos a cidade acolhedora e aprendente.
A educação para a cidade requer um novo esforço civilizatório, para construir um novo espaço urbano que supere as atitudes ambivalentes de generosidade ou hostilidade, redefinindo a produção do interesse comum mais além do público e do privado.
Uma cidade que se torne lugar de encontro, inclusão, diversidade e oportunidade – para todos.
CONFIRA O TOP 10 MELHORES UNIVERSIDADES DO BRASIL
Programação
Seminário Cidades Educadoras
30 de novembro de 2019 | 9h às 16h | Insper – São Paulo, SP
ABERTURA | 9h – 9h15
9h – 9h10 – Marcelo Orticelli [Insper]
9h10 – 9h15 – Tomas Alvim [BEI Educação e Arq.Futuro]
PAINEL 1 | 9h15 – 11h
A cidade como lugar de aprendizado e intervenção transformativa – o desafio de fazer uma escola além dos muros
9h15 – 9h45 – PALESTRA: Christian Dunker [USP]
9h45 – 11h – DEBATE
• Christian Dunker [USP]
• Carolina da Costa [Insper]
• Sônia Pieri [EE Infanto Dom Henrique]
• Paulo Blikstein [Columbia University]
• Mediação: Tomas Alvim [BEI Educação e Arq.Futuro]
PAINEL 2 | 11h – 12h45
A cidade nos processos de aprendizagem escolar – um lugar de grande potencial para transformação urbana
11h – 11h30 – PALESTRA: Cláudia Vidigal [Fundação Van Leer]
11h30 – 12h45 – DEBATE
• Cláudia Vidigal [Fundação Van Leer]
• Wilton Ormundo [Escola Móbile]
• Eloisa Ponzio [Devir]
• Jaison Luppi – E.E. Prof. Adrião Bernardes e ECOATIVA, Grajaú
• Mediação: Edson Diniz [Diretor Redes da Maré]
ALMOÇO | 12h45 – 14h
PAINEL 3 | 14h – 15h
A potência comunitária – uma reflexão cruzada entre urbanistas e educadores em torno de uma cidade aprendente.
14h – 15h – DEBATE
• Vinicius Andrade [Escola da Cidade]
• Professor Bráz [UNAS] OU TEREZA CRISTINA (ACAIA)
• Roberto Montezuma [INCITI] OU REGINA MEYER (FAU USP)
• Ana Cristina Dunker [Escola Carandá Vivavida]
• Mediação: Christian Dunker [USP]
PAINEL 4 | 15h – 16h
A cidade acolhedora e aprendente – uma cidade que se torne um lugar de encontro, inclusão, diversidade e oportunidade para todos
15h – 16h – DEBATE
• Marisa Moreira Salles [BEI Educação e Arq.Futuro]
• Christian Dunker [USP]
• Danilo Costa [Vereda]
• Rafael Gomes [Rapper MMoneis – Grajaú]
• Mediadora: Ana Luíza Colagrossi [Espaço Ara Educação]