sexta-feira, 26 abril, 24
HomeUniversidadesUniversitário: 3 dicas para não enlouquecer no fim do semestre

Universitário: 3 dicas para não enlouquecer no fim do semestre

O universitário até pode ter uma vida boa, mas algo pode acabar com a sua felicidade em instantes: o fim do semestre. Apesar de parecer clichê, o final de um período na faculdade pode ser bastante estressante, principalmente se ele for marcado por provas e trabalhos.

No entanto, há maneiras de contornar a situação e passar ileso pelo desespero coletivo. Sendo assim, alguns hábitos tendem a ser benéficos e até desejáveis nesta reta final. Pensando nisso, a seguir, confira 3 dicas para não enlouquecer com o fim do semestre e descansar em breve.

universitário
Saiba como sobreviver ao fim do semestre a seguir. | Foto: Montagem/Reprodução.

3 dicas para o universitário não enlouquecer no fim do semestre

Organização pode ser a chave do sucesso, universitário

Há quem diga que sabe conviver muito bem sem a famosa organização. Por mais que existam maneiras de sobreviver sem ela, a organização pode trazer grandes benefícios para o seu dia a dia. De acordo com estudos, o hábito pode aumentar a produtividade, aliviar cargas de tensão e, ainda, garantir uma sobra de tempo.

Isso acontece porque, com ela, o universitário terá mais controle sobre suas tarefas e saberá lidar com cronômetro. Como cada atividade tem um horário e um tempo a ser executada, ao final do dia, podem restar alguns minutos para realizar aquilo que tiver vontade.

Algumas formas de organizar seu dia são montando um planejamento – diário, semanal ou mensal – e separando todas as atividades e compromissos do dia. Para isso, você pode recorrer a alguma plataforma on-line de organização, montar sua própria planilha em algum programa ou, até mesmo, desenhar seu cronograma com a lista de afazeres. Com o fim do semestre, uma dica é anotar todos os trabalhos e provas e fazer uma marca de concluído a cada entrega. Assim, você conseguirá visualizar melhor o que falta entregar.

Exercícios físicos

Para muitos estudantes, os exercícios físicos são apenas distrações. De certa forma, é verdade, mas nem por isso eles são menos importantes em uma rotina. Além de diminuir o estresse e proporcionar uma sensação de bem-estar, as atividades podem combater a ansiedade, que tende a surgir ao final de um semestre na universidade.

Justamente por ser uma distração, o exercício físico pode ser um auxiliador na execução de tarefas e, além do mais, tende a garantir mais energia ao universitário. Aliás, o fato de tirar o foco dos estudos e trabalhos por um momento é importante para evitar tensões desnecessárias e liberar a endorfina – o hormônio do bem-estar.

Vale ressaltar que a pandemia não é um empecilho para realizar atividades físicas. Afinal, existem várias modalidades que podem ser feitas em casa. Boas opções são exercícios funcionais , que extravasam emoções, e meditação, que auxilia a manter o foco e relaxar.

Tempo livre

Arranjar um tempo livre em uma rotina cheia de atividades também é fundamental para não enlouquecer no fim do semestre. Praticar um hobbie, assistir a séries e filmes, ler um bom livro, brincar com seu animal de estimação ou apenas aproveitar o momento livre são algumas das opções para incrementar no seu dia a dia.

É importante ter um tempo próprio para respirar e curtir a própria companhia. Com esses minutos de descanso, não será exaustivo viver uma rotina ou executar tarefas. Inclusive, o tempo livre serve como uma espécie de “prêmio” por ter feito todas as atividades.

Dessa forma, universitário, o fim do semestre não será um bicho de sete cabeças, nem seu pior inimigo. Administrando o tempo e organizando o dia, o período poderá ser apenas mais um momento na lista de tantos outros.

_____________________________
Por Isabela Cagliari – Redação Fala!