Disciplina nos estudos: como organizar a leitura e os trabalhos?

Home > Lifestyle > Disciplina nos estudos: como organizar a leitura e os trabalhos?

Organizar a leitura e os trabalhos é fundamental para ter disciplina nos estudos. A falta de prioridades e um ambiente cheio de distrações pode fazer com que você coloque todo o seu semestre a perder. De acordo com uma pesquisa da Profa Dra Maria Paula Panúncio, primeiramente é importante enxergar a vida de universitário como adulto.

Disciplina nos estudos: como organizar a leitura e os trabalhos?
Disciplina nos estudos: como organizar a leitura e os trabalhos?| Foto: Unsplash.

A profissional enfatiza que é necessário esquecer a experiência escolar anterior em que os conteúdos nem sempre interessavam, pois eles estavam direcionados à formação geral. Agora, é tudo muito segmentado e com maior sentido.

O professor é um mediador na aquisição do conhecimento, pois apresenta a informação. Cabe ao aluno se organizar para aprender o que foi dito. Para que isso aconteça, algumas dicas podem funcionar, lembrando que é interessante levar em consideração a individualidade de cada estudante.

1 – Defina prioridades

É importante que você estude todas as matérias, mesmo que se dedique às mais difíceis e somente reveja algo das mais fáceis. Para isso, faça um planejamento do que precisa ser visto, com datas e horários: programe-se de acordo com as próximas provas e trabalhos.

Insira as matérias e leituras mais difíceis nos horários em que você estiver mais descansado e intercale-as com outros assuntos mais simples. Tente terminar os trabalhos sempre com antecedência, e divida-os em mais de um dia para fazer, caso necessário.

2 – Faça pequenas pausas

Divida todo o seu tempo de estudo diário em etapas. Um exemplo é focar por 50 minutos, parar 10 minutos para ir ao banheiro, dar uma olhada no celular, tomar uma água e voltar. Assim, você evita a sobrecarga. Só cuidado para não aumentar os minutos de pausa e estender as distrações.

3 – Não deixe para a última hora

Deixar para ler os conteúdos que vão cair na prova de última hora pode trazer muita frustração. É muito difícil que você assimile tudo de uma vez só, e pode ser que o resultado disso, ou seja, sua nota, não seja tão bom. Opte sempre por ter o hábito de estudar, nem que seja pouco, todos os dias.

4 – Saia da sua zona de conforto

Fazer exercícios, escrever sobre o que aprendeu com as próprias palavras e explicar para você mesmo são técnicas de memorização. Não reserve o seu tempo somente para ler ou grifar.