terça-feira, 19 março, 24
HomeUrbanoUniversidade cria 1º curso de inteligência artificial no Brasil

Universidade cria 1º curso de inteligência artificial no Brasil

A Universidade Federal de Goiás (UFG) terá a primeira turma de graduação em Inteligência Artificial do Brasil, iniciando as aulas no primeiro semestre de 2020.

inteligencia artificial
Inteligência Artificial (IA).

A turma terá 40 vagas e os alunos ingressarão pelo SISU. Segundo professor, o curso formará os futuros líderes da área.

Falta de mão de obra na área

Segundo o Anderson Soares, o futuro professor de Inteligência Artificial na UFG e doutor em Engenharia Eletrônica e Computação, a falta de mão de obra na área é um problema global e o Brasil já está atrasado.

O professor fala que mais de 30 países já possuem iniciativas do governo para promover estratégias de uso e desenvolvimento de inteligência artificial (IA).

E as mudanças na sociedade virão rapidamente: segundo pesquisa da IBM, mais de 7 milhões de brasileiros vão precisar de recapacitação nos próximos 3 anos.

“O profissional especializado em inteligência artificial tem formação em nível de doutorado, por que antes era uma pesquisa feita a longo prazo. Tivemos um avanço muito forte desde 2012, com novas e diferentes aplicações para a tecnologia, o que tornou necessária a formação para níveis mais generalistas”.

diz o professor.

Mesmo já existindo cursos de pós-graduação ou online e de curta duração, ele defende que a área é complexa e o mercado precisará de grandes líderes na transformação causada pela tecnologia.

“O curso profissionalizante tem grande valor, mas a IA envolve muitas competências. Uma formação mais sólida será necessária, abordando computação e matemática junto com visão de negócios e soluções para o mercado. São muitas frentes para atacar em curto período de tempo”,

explica Anderson.

PERIFERIA NAS UNIVERSIDADES – UMA VIDEORREPORTAGEM JORNALISMO JR.

Conteúdo sempre atualizado

O professor conta que para manter o conteúdo do curso sempre atualizado, foi feito uma estruturação em questões amplas da área, pensando sempre em soluções para o uso de dados. Isso é importante visto que as linguagens de programação mudam e avançam constantemente.

A parte técnica pode mudar, mas o ensino da lógica por trás das competências é constante.

Eles também tiveram grande preocupação com as demandas do mercado e as necessidades das empresas. No curso, os alunos vão aprender programação, mas sempre com um viés de empreendedorismo.

programação
No curso, os alunos aprenderão programação com viés de empreendedorismo.

Assim, os alunos vão aprender sobre veículos autônomos, ciência de dados, assistentes pessoais, modelos preditivos e machine learning, entre outras vertentes do IA.

O objetivo é que eles saiam da universidade não apenas desenvolvendo algoritmos e interfaces inteligentes, mas entendendo as diferentes aplicações da tecnologia nos negócios.

Como o papel da universidade também é gerar conhecimento científico, o professor conta que existem planos para criar um centro de excelência nacional em inteligência artificial, que será lançado ainda este ano.

A universidade deve ter um orçamento inicial de 23 milhões de reais para pesquisas na área. A expectativa é que o investimento alcance R$ 100 milhões em 7 anos.

Para ele, o novo curso acompanha um movimento global, com grandes universidades americanas, como o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e Universidade Carnegie Mellon, também abrindo graduação de bacharelado na área para 2020.

CURSOS EAD PODEM COMPLEMENTAR SEUS ESTUDOS NA UNIVERSIDADE

No Brasil, a forma de ingressar no curso pioneiro será através do SISU.

Os candidatos podem se inscrever gratuitamente no sistema do Ministério da Educação usando sua nota do Enem. As inscrições para 2020 ainda não estão abertas.

O projeto pedagógico para o curso está na sua fase final de apreciação e mais informações devem ser divulgadas até novembro pelo site do Instituto de Informática da UFG: inf.ufg.br.