Unhas fracas: quais produtos usar no seu tratamento?
Menu & Busca
O que fazer com as unhas fracas? Veja os produtos para auxiliar no fortalecimento

O que fazer com as unhas fracas? Veja os produtos para auxiliar no fortalecimento

Home > Lifestyle > O que fazer com as unhas fracas? Veja os produtos para auxiliar no fortalecimento

Viver com unhas fracas e quebradiças pode ser um grande problema na vida de uma pessoa. Por isso, no artigo de hoje, vamos te mostrar como tratar unhas fracas e as principais causas desse problema que aflige muita gente. Além disso, ao final do texto, vamos indicar produtos maravilhosos que vão te ajudar a combater o enfraquecimento das unhas. Confira!

unhas fracas
Saiba o que fazer com as unhas fracas. | Foto: Unsplash.

O que são unhas fracas

As unhas são compostas por queratina. Você já deve ter escutado bastante que qualquer mudança reflete no seu corpo. Pois é, qualquer mudança no metabolismo do corpo reflete, sobretudo, na pele, nas unhas e no cabelo. 

A unha é como se fosse uma película rígida que protege nossos dedos. Qualquer ação pode acarretar no enfraquecimento de nossas unhas, tornando-as mais frágeis e delicadas.

Os principais sintomas de fragilidade é uma unha mais fina, com descamação ou lascas que você percebe quando enrosca na roupa.

Quais as causas de unhas fracas

Existem várias coisas que causam unhas fracas. Os fatores externos, por exemplo, podem ser um grande problema. Muito contato com a água ou uso de substâncias químicas, como produtos de limpeza, são algumas das situações. 

Outro fator são os múltiplos traumas na unha. Um violinista, por exemplo, ao manejar o violão de corda de aço, tem grandes riscos de ter a unha quebrada, devido ao atrito da corda com a unha. 

Também é preciso tomar cuidado com produtos usados diretamente na unha como o esmalte, por exemplo. Existem pessoas que não ficam um dia sequer sem esmalte e isso pode ser prejudicial. Pois, o esmalte resseca a queratina da unha e a deixa mais fraca.

4 dicas para tratar unha fraca

Tratar uma unha pode ser algo que exige paciência e controle para evitar que algum fator externo agrave o problema de enfraquecimento.

Por essa razão, vamos listar algumas dicas para tratar unha enfraquecida. Lembrando que existem vários fatores para se analisar o real motivo da unha fraca, portanto os tratamentos são diversos.

Sendo assim, veja as dicas a seguir!

1. Evite acetona

Removedores a base de acetona são terríveis, vai por mim! Procure sempre um removedor sem acetona.

O produto químico tem a função de descolar as lâminas da queratina, quebrando as ligações entre as placas da unha, formando um embranquecimento nela e tornando-a mais quebradiça. 

Portanto, corte a acetona de sua manicure. A acetona é prejudicial à saúde da unha e não é boa em hipótese alguma, visto que causa ressecamento. 

Se você usa acetona em excesso, faça o seguinte: utilize removedor de esmalte sem acetona e pause por uma semana sem usar removedor. Nesse período em recesso, hidrate as suas unhas com óleos essenciais, como óleo de coco, amêndoas, argan, bepantol e ceras hidratantes.

2. Evite tirar a cutícula

Tirar a cutícula pode ocasionar a quebra repentina da unha. Para evitar que a cutícula cresça desordenada, faça hidratações noturnas com cremes hidratantes e óleos essenciais. Além disso, empurre-a levemente no momento em que estiver arrumando-a. Garanto que a qualidade de suas unhas melhorará muito. 

3. Fique com a unha sem esmalte

Evite o uso de esmaltes de forma contínua. Procure passar intervalos de tempo sem, para que a unha consiga manter-se hidratada. 

4. Preste atenção na manicure

Não esqueça de se alertar na hora de ir à manicure! Pois, o ato de lixar a superfície deixa a estrutura mais fina e a enfraquece.

Vitaminas que auxiliam no fortalecimento

Além das 4 dicas listadas aqui, é preciso verificar a carga de vitaminas do seu corpo. Esse é um dos pontos fundamentais para uma unha saudável.

Você anda se alimentando bem? Ingere a quantidade necessária de água? Tudo isso influencia. Lembre que manter a carga nutricional para o crescimento de unhas e cabelos é fundamental, inclusive, para nosso corpo. Sendo assim, veja a seguir quais vitaminas auxiliam no fortalecimento das unhas!

Alimentação

No caso da alimentação, faça refeições bem completas, as vitaminas A, B, E, ferro e cálcio são muito importantes para a boa saúde das unhas, assim como o colágeno. 

Além disso, se você tem uma alimentação saudável com uma boa quantidade de vitamina C, as suas células vão fabricar o colágeno. Então, não significa que é para você se alimentar com gelatina ou coisas que tenham colágeno, até porque quando chega no estômago, ele é degradado. O certo é manter os exames médicos sempre em dia. 

Base

Uma boa base com vitaminas faz toda diferença no tratamento para unhas. Um esmalte como esse não só ajuda a fortalecer a unha como nutre toda base da queratina que se perdeu com o tempo devido a mudanças externas. 

Uma das maneiras de tratar as unhas de fora para dentro é utilizar bases fortalecedoras como as da Nati Cosmética, para auxiliar no fortalecimento. Você pode escolher as bases de acordo com as vitaminas que você precisa. Cálcio, Vitamina E e colágeno são substâncias que vão penetrar pela porosidade natural das unhas e adicionar nutrientes no local de crescimento. 

5 produtos da Nati Cosmética para auxiliar no fortalecimento

Opções para as unhas da Nati Cosmética para fortalecer as unhas não faltam, conheça algumas a seguir:

Esmalte tratamento profissional

O Esmalte tratamento profissional foi desenvolvido com uma coloração inconfundível e diferenciada, atingindo todos os tipos de estilos. 

O esmalte proporciona uma pigmentação que acompanha todas as tendências da moda e te deixa pronta para arrasar. O resultado são unhas muito coloridas e com um efeito prolongado.

Esmalte Nati Tratamento – Incolor

Já o Esmalte Nati tratamento (Incolor) é um produto fortificante, com acabamento fosco e alta secagem rápida. 

Esmalte Nati Tratamento – Casco De Tartaruga

O Esmalte Nati Tratamento (casco de Tartaruga) hidrata, fortalece as unhas e possui uma excelente cobertura, com intensidade de brilho e secagem rápida. 

Esmalte Nati Tratamento – Unha Dura

O Esmalte Nati tratamento (unha dura) possui 8 ml de muito cuidado que mantém as unhas fortes e saudáveis, prontas para encarar uma guerra, se for o caso. Unhas duras de roer. 

Esmalte Tratamento Pro 5free – Cobertura Brilhante

Por fim, a linha Esmalte Tratamento Pro 5free (Cobertura brilhante) que mantém a queratina da unha rígida, dando um brilho impactante.

Agora que você já sabe o que deixa suas unhas fracas e como tratá-las, é só colocar a mão na massa. Portanto, comece a cuidar do seu corpo e conte com os produtos da Nati Cosmética para tratar suas unhas de fora para dentro! 

__________________________
Por Vitória Fagundes – Fala! UFRGS

Tags mais acessadas